Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba

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Transcrição da apresentação:

Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba Coordenação de Informática Recontextualização da atividade humana da linguagem oral à comunicação textual no computador e na Internet Lafayette B. Melo

CONTEÚDO Algumas considerações iniciais Recontextualização, computador e Internet Configuração contextual na Internet Algumas observações finais

1 Algumas considerações iniciais Muito se fala sobre as capacidades de raciocínio lógico, abstração e descontextualização proporcionadas pela escrita e pelos instrumentos culturais. Considera-se, contudo, que é a interação humana mediada por instrumentos e pela linguagem o que faz com que as sociedades evoluam cognitivamente (Vygotsky, Leontiev). Objetivos deste trabalho discutir como a interação mediada evolui para a construção de novos domínios de conhecimento, acumulando domínios anteriores modificados e recontextualizando a atividade. aplicar esta idéia ao uso do computador e da Internet.

2 Recontextualização, computador e Internet Denny afirma que há uma descontextualização “O manuseio da informação de forma a desmembrá-la ou colocá-la em segundo plano”. Exemplos: figuras geométricas e Marcuschi alega que posições que defendem a a descontextualização como característica da escrita nos levariam à hipótese: “estratégias orais ligar-se-iam a um ‘uso máximo do contexto’, com um ‘máximo de significação’ mais implicitada do que asseverada ao passo que estratégias da escrita ligar-se-iam a um ‘máximo de informação’ de base explicitada”.

2 Recontextualização, computador e Internet A reflexão de Marcuschi pode ser retomada sob a ótica do uso do computador, considerando 2 pontos: 1) A escrita alfabética antropomorfizada em artefatos culturais e recontextualizada nos artefatos computacionais é acentuada pelo fato destes serem programados 2) A escrita ou a oralidade na Internet adquirem um espaço de encontro recontextualizado em um formato próprio da interface computacional A reflexão de Marcuschi sobre o conhecimento “externo” e o conhecimento das condições afetadas na interação deve considerar o instrumento de mediação, especialmente os tecnológicos Exemplo em um mesmo ambiente físico: uso do mouse Exemplo em um espaço recontextualizado na Internet: chats do Virtus

3 Configuração contextual na Internet Configuração contextual de Goodwin Conjunto localmente relevante de campos semióticos aos quais os participantes são demonstravelmente orientados “quando a ação é investigada em termos de configurações contextuais, domínios do fenômeno são usualmente tratados como tão distintos que são problemas sujeitos a disciplinas acadêmicas separadas” A configuração contextual pode ser retomada em relação ao uso de artefatos tecnológicos (interface textual do chat)

3 Configuração contextual na Internet 1) a contextualização é compartilhada através da interface computacional e é unicamente através dela que este compartilhamento pode ser analisado 2) as formas linguísticas recontextualizadas precisam estar na interface computacional 3) a integração linguagem, gestos e material recontextualizada na Internet adquire algumas características: Há um contínuo fala, escrita e gestos e a linguagem textual é proveniente do compartilhamento dos indivíduos e do sistema Os gestos são recontextualizados em novas funções dêiticas e em recursos como os emoticons ;-) O material não é só a interface, mas os elementos dela

4 Algumas observações finais A escrita e os novos objetos tecnológicos da cultura podem estabelecer naturezas diferenciadas em termos de estratégias cognitivas para o psiquismo humano dentro de um processo constante de recontextualização As discussões sobre real e virtual devem ser retomadas Virilio e Dreyfus falam de uma perda da noção de realidade, mas não consideram uma realidade e até mesmo um corpo recontextualizados É crucial que a análise textual capte formas contextualmente diferenciadas, adquiridas e modificadas na história ao mesmo tempo que observe como o conhecimento é compartilhado