Projeto de Educação à Distância para Universidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Maio / 2006.
Pontifícia Universidade Católica
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Informações sobre o Teleduc
Planejamento de Um Curso On-Line
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Como Implantar um Sistema de Cursos Superiores a Distância?
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Videoservidor e programador
Projeto de Educação a Distância da Metrocamp
Curso de Capacitação em Educação a Distância
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Ensino e Treinamento Telepresencial Interativo via Satélite
Projeto Educação Virtual para o Município Instituto Edumed Campinas EduVirt.
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Projeto Rede Brasileira de Educação à Distância Dezembro/2004.
Um Projeto de Educação a Distância
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Implantando as Aplicações Sociais no Município Integrado Digital.
Edumed.net Consórcio Nacional para a Educação a Distância em Medicina e Aplicações em Telemedicina.
Projeto Impacta EAD Instituto Edumed Campinas, SP Instituto Edumed Campinas, SP.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Educação a Distância em Oncologia
Aplicações da TV Digital Interativa no Setor Saúde
Educação a Distância no Ensino Superior
Tecnologias em Educação a Distância
Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Projeto Rede de Educação e Tele- Saúde Via Satélite.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Ensino e Treinamento Via Satélite. O Instituto Edumed Associação de pesquisa, desenvolvimento e educação, sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas,
Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Projeto de Educação a Distância da Anhangüera Educacional
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat.
Videoconferência Via Satélite
MICROLINS SAT nsino presencial conectado via satélite MICROLINS SAT e nsino presencial conectado via satélite.
Projeto Instituto Virtual de Oncologia Novartis Oncologia e Instituto Edumed.
Planejamento de Um Curso On-Line Silvia Helena Cardoso e Renato M. E. Sabbatini Parte I.
EduCorp Tecnologia e Educação Plataforma Integrada de Ensino a Distância para Instituições de Ensino Superior.
Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1 O Monitoria Somos um grupo de profissionais cujo objetivo é promover o ensino a distância em nossa nação. Estamos inseridos no contexto da economia do.
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Educação à Distância para Universidades

Quem Somos Empresa do grupo Edumed, especializada em projetos de uso tecnologias de informação e comunicação em educação Fundada e coordenada por um grupo de pesquisadores da UNICAMP em 2000 Experiência de 13 anos em EaD usando Web, plataformas LMS, videoconferência, satélites, etc. Grandes clientes (Universidade Bandeirante, Universidade Anhangüera, Microlins)

Oportunidades da EAD para IES Substituição de 20% da carga horária a distância em todos os cursos presenciais Regime de dependência a distância Oferta de cursos a distância Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais entre os campus Cursos fechados para empresas Universidade corporativa (treinamento interno)

Vantagens da EAD para a IES Grandes ganhos de escala: Alta escalabilidade das soluções baseadas na Web e em satélite Um professor de altissima qualidade dá aulas para várias salas simultâneas Transmissão de cursos que ainda não existem em outros campus Reutilização de conteúdos em vários formatos (satélite, Internet, impressos, DVD e CD-ROMs) Expansão do número de campus e de alunos com investimentos menores Compartilhamento e redução de custos

Vantagens da EAD para a IES Criação de campus fora de sede com maior rapidez e sem burocracia do MEC Permite campus menores, que não teriam viabilidade econômica no modelo presencial Expansão em nível nacional e internacional Solução do problema de saturação de mercados onde atua Criação de novos cursos no modelo a distância

Soluções EduLogica Ensino via WWW e Internet (Ambiente Virtual de Aprendizado – AVA) Plataformas LMS (Learning Management System): TelEduc e Moodle Classe Virtual (áudio e vídeo via Internet) Ensino Telepresencial por Videoconferência Transmissão via Satélite (EPCIS) Transmissão via rede terrestre dedicada Rede Wireless para todo o campus

AVA Ambiente Virtual de Aprendizado via Web Solução AVA Ambiente Virtual de Aprendizado via Web

Ambiente Virtual de Aprendizagem O que é: servidor com software especializado com todas as ferramentas e recursos necessários para ministrar um curso totalmente pela Web Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, email) Aprendizado independente e colaborativo

Ferramentas e Recursos Livros eletrônicos Wikis Lições interativas Páginas em HTML Arquivos PDF, PPT, etc. Páginas de links Áudios e vídeos Tarefas, trabalhos com correção Calendário Fóruns de discussão Enquetes Chats Email Mural de avisos Diário e Portfólio Perfil do aluno Questionários de avaliação, provas

Leitura (PDF) Glossário Fórum Prova

Classe Virtual em Tempo Real Video stream Chat audio texto

Ambiente Virtual de Aprendizagem Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via email Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line

Estratégia gradativa rumo à EAD Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância

Campus Virtual Todos os docentes e discentes serão cadastrados e terão uma senha de acesso Carregamento semestral automático da árvore de cursos e disciplinas no ambiente virtual, juntamente com ementas, docentes e alunos matriculados em cada uma Docentes serão treinados presencialmente para usar o ambiente virtual, inclusive carregamento de materiais, interatividade e gestão Discentes serão treinados semi-presencialmente para usar o ambiente virtual adequadamente Docentes carregarão slides, apostilas, artigos, questionários, exercícios e provas, links na Internet, etc. para servir de apoio a distância e poderão interagir com os alunos fora de classe Tutores especialmente contratados e treinados, com menor custo, auxiliarão o grosso das atividades no site

Estratégia de implantação Análise, desenvolvimento, planejamento e implantação completa e integrada Implantação da plataforma AVA e da rede satelital Implantação dos polos remotos próprios e conveniados Consultoria especializada e transferência de know-how do Instituto Edumed de Campinas por 12 meses.

EPCIS Ensino Presencial Conectado Interativo Via Satélite Solução EPCIS Ensino Presencial Conectado Interativo Via Satélite

Cursos por Videoconferência Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

Plataforma Integrada EPCIS Plataforma Web/Internet para suporte on-line ao ensino e aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Integração total entre as duas plataformas Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares: Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância

Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro competências: Capacitação do discentes Capacitação dos docentes e tutores Trabalho de equipe multidisciplinar Avaliação múltipla e permanente

Satélite Bidirecional Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite

Grupo Fechado de Usuários Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a 2.000 alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários

Centro de Geração de Conteúdo O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

Área atingida pelo satélite

Estúdio de geração de aulas por TV Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

Recursos audiovisuais Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

Unidade de Recepção TV Internet Sala multiuso Sala de computadores Videoconferência Sala multiuso Sala de computadores

Computador de videoconferência Microfone TV Webcam Monitor de vídeo PC Mouse

Metas da implantação Implantação de um Núcleo de Educação a Distância, com profissionais especializados Implantação de um ambiente virtual de aprendizado (IES Virtual) para ensino via Internet Implantação de um sistema de TV digital interativa via satélite (IES Sat) para ensino telepresencial

Organograma do Projeto Coordenação Geral Assessoria Coordenação Educacional Coordenação Técnica Administração Design Instrucional Operações de Informática Secretaria Criação Gráfica Operações de TV Gestão do Projeto Treinamento e Suporte Operações de Satélite Divulgação Operações LMS Centro de Contato Análise e Relatório Operações Docentes

Exemplo: Graduação Carga didática total: 3.200 h em 4 anos Atividades telepresenciais: 1.000 h em classe Atividades à distância: 600 horas em classe e 1.000 h pela rede Atividades presenciais: 600 horas

Atividades iniciais Capacitação do NEAD Desenvolvimento dos cursos de capacitação de docentes e de tutores Implantação piloto do regime de dependência a distância Desenvolvimento de um curso semipresencial de treinamento dos docentes dos cursos tecnológicos de gestão em técnicas e recursos didáticos Implantação da rede satelital

Atividades futuras Substituição de 20% da carga didática atual pela modalidade a distância em todos os cursos Adoção universal da DP a distância Implantação das atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais curriculares e extracurriculares intercampi Cursos fechados para empresas Universidade corporativa

Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância Defesas de teses

Outras aplicações Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos projetos e serviços Grupos de foco

Novas Disciplinas Iniciais Informática para usuários (presencial) Técnicas de estudo e aprendizado Internet e Web para apoio ao ensino Pesquisa e organização bibliográfica

Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD EduLogica Educação e Tecnologia http://www.edulogica.com.br rsabbatini@edulogica.com.br Instituto Edumed Tel. (019) 3295-8191 Cel. (081) 9601-7854