Narrativa Transmídia Comunicação na Web - UFRGS

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Transcrição da apresentação:

Narrativa Transmídia Comunicação na Web - UFRGS 3º Semestre - Graduação Comunicação Social 2012 / 1 Narrativa Transmídia Alana Meirelles Andressa Ogando Braunstein Denise Henderson Severo Filipe Höehr Jaiana Nascimento dos Santos ‘

Henry Jenkins Graduado em Ciência Política e Jornalismo, mestre em Estudos da Comunicação, e doutor em Artes da Comunicação; Professor de Comunicação, Jornalismo e Artes Cinematográficas da universidade de Carolina do Sul; Ex-diretor do programa de Mídia Comparada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Mantem um blog, faz consultorias para grandes empresas, tem colunas mensais em revistas do seguimento de Tecnologia; Autor de 11 livros; O primeiro a apresentar o termo Narrativa Transmídia.

Introdução Apresenta a narrativa transmídia através da franquia de filmes Matrix, como case principal; Flexibilidade na interação com diversas mídias e seus públicos, o que contribuiu para que a história fosse considerada como um marco na cultura de convergência; Outros exemplos: Dawnson’s Desktop da série Dawnson’s Creek A bruxa de Blair a versão do diretor do filme Blade Runner com a cena que dá nome ao texto, “Em busca do unicórnio de origami”.

O que é narrativa transmídia? É uma narrativa que pode ser desvendada, continuada ou ainda ter outras narrativas contatas em paralelo, em diferentes mídias. Sempre com ligação com a narrativa principal; Cada meio contribui para a história de maneira distinta e valiosa para o entendimento e fixação do contexto; Para Pierre Levy os expectadores aproveitam melhor a experiência sobre a história quando existe a possibilidade de compartilhamento. Desafio: formular o seu enredo de forma que se possa justifica-la como uma narrativa transmídia; pode apresentar algumas falhas ao público que não está acostumado com a convergência das mídias.

Matrix é cult? Bruce Sterling, “elementos de cultura pop”: ataque suicida por forças de elite; artes marciais; história de amor; monstros, submarinos e tecnologia; roupas de fetiche; cativeiro, tortura e resgate; utilização de nomes mitológicos, misticismo, profecias, telecinesia, mágica e metafísica. Umberto Eco: um filme cult tem riqueza de informações, várias ideias centrais e que ainda pode ser desarticulado. O público pode lembrar apenas de parte do filme e ainda utilizar como recurso na construção de suas próprias fantasias,

Narrativa sinérgica São as interconexões entre os diversos textos que vão conferir sentido ao todo e deixar o consumidor/espectador menos confuso do aquele que vê apenas os filmes; Hollywood sempre produziu filmes os quais o espectador conseguia acompanhar sem grandes dificuldades; Criou-se um novo sistema que exigiu um espectador, além de mais atento ao enredo (que deixou de ser redundante), que também fosse atrás de outros subsídios para o entendimento dos filmes.

Autoria cooperativa Franquias do cinema geralmente contratam colaboradores para desenvolver games, quadrinhos e desenhos animados. Irmãos Wachowski trabalharam com artistas já cultuados e conhecidos por seu estilo visual característico. Yoshiaki Kawajiri, animador de Program: “o projeto me atraiu porque a única limitação era a de que eu deveria atuar dentro do universo de Matrix, fora isso, poderia trabalhar com inteira liberdade”.

Autoria cooperativa Co-criação como um veículo para expandir o potencial mercado global, trazendo colaboradores que evocavam formas distintas de cultura popular de outras partes do mundo: Geof Darrow – Desenhos conceituais das naves e de outros aparatos tecnológicos; Woo-Ping Yuen – Coreógrafo de lutas; Kym Barret – figurinista do cineasta Baz Luhrmann; Elenco multirracial de figurantes Animadores Japoneses como colaboradores em Animatrix. Para os fãs, o envolvimento pessoal dos irmãos Wachowski não permitiu que houvesse nada de periférico nas outras mídias.

Paul Chadwick Autor de três histórias em quadrinho sobre o universo Matrix, convidado a desenvolver diálogos para o game on-line de Matrix; Engajado a política ambientalista, ele utiliza as contribuições a Matrix para estender a crítica do filme à paisagem urbana e para trazer a primeiro plano a devastação ecológica resultante da guerra entre máquinas e humanos; Chadwick e os outros animadores e artistas de quadrinhos fazem mais ou menos o mesmo, expandindo potenciais significados e conexões intertextuais da franquia.

A Arte da Construção de Universos Os irmãos Wachowski construíram um playground; Tudo em uma obra deve funcionar para que a possamos reconhecer; As narrativas são a arte da construção de universos; A direção de Arte tem um papel fundamental na criação de universos;

A Arte da Construção de Universos Mahiro maeda A narrativa transmidia não é inteiramente nova (Jesus) Game x Filme A Odisséia x Matrix

Dawson’s Desktop

Compreensão adicional Os criadores das histórias transmídia não controlam o que fazemos, mas podem moldar nossas interpretações. Ex.: Blade Runner Exemplo mais espetacular de compreensão adicional ocorreu ao final da trilogia Matrix.

Compreensão adicional Um dos desafios da mídia transmídia é fazer com que as pessoas invistam tempo para acompanhar as histórias que estão tentando se contar. E tentar contá-las em sequência.

Compreensão adicional A narrativa transmídia mais elaborada até o momento são as infantis. Ex.: Pokémon “Os textos de Pokémon não são planejados apenas para serem consumidos, no sentido passivo da palavra.”

Compreensão adicional Estamos vivendo cada vez mais no interior de culturas baseadas na inteligência coletiva. “Em breve, talvez vejamos os mesmos princípios hipertextuais e transmídia aplicados a dramas de qualidade que atraem consumidores mais maduros.”

Vocabulário Narrativa Transmidiática: Integração de múltiplos textos para criar uma narrativa tão ampla que não possa ser contida em uma única mídia. MMOG (Massively Multiplayer Online Game): Jogo Online para múltiplos jogadores em massa. Produto Cult (Umberto Eco): Material criador de um tipo de emoção intensa, acompanhada de uma vaga sensação de déja-vu. Stick Figures: Figuras/conceitos já impregnados no espectador, como um personagem, um cenário, uma peculiaridade de um filme.

Resumo - narrativa que pode ser desvendada, continuada ou ainda ter outras narrativas contatas em paralelo, em diferentes mídias; - Cada mídia contribui para a história de maneira valiosa para o entendimento; - os expectadores aproveitam melhor a experiência sobre a história quando existe a possibilidade de compartilhamento. - Tudo em uma obra deve funcionar para que a possamos reconhecer. - As narrativas são a arte da construção de universos. - A narrativa transmídia é dificilmente compreendida por aqueles que não acompanham todos os seus aspectos.

O ponto fundamental é que o envolvimento continua sendo opcional. - Franquias do cinema geralmente contratam colaboradores para desenvolver games, quadrinhos e desenhos animados. - Irmãos Wachowski trabalharam com artistas já cultuados e conhecidos por seu estilo visual característico. - Co-criação como um veículo para expandir o potencial mercado global, trazendo colaboradores que evocavam formas distintas de cultura popular de outras partes do mundo. Os criadores não controlam o que fazemos, mas podem moldar nossas interpretações. Um dos desafios da transmídia é fazer com que as pessoas invistam tempo para acompanhar as histórias. O ponto fundamental é que o envolvimento continua sendo opcional.

Questão para discussão Até que ponto a narrativa transmídia consegue prender/fidelizar o consumidor sem fazer com ele perca o interesse? Quais são os pontos fortes e fracos da narrativa transmídia?

Narrativa transmídia por Henry Jenkins

Referências GOOGLE IMAGES. Disponível em: http://www.google.com.br/imghp. Acesso em: 25 de março de 2012. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. – São Paulo: Aleph, 2009. JENKINS, Henry. Confession of an Aca-Fan. The official weblog of Henry Jenkins. Disponivel em: http://henryjenkins.org/. Acesso em 24 de março de 2012. NEO (MATRIX) - WIKIPEDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neo_(Matrix). Acesso em: 29 de março de 2012.

Cast Alana Andressa Denise Filipe Jaiana Narrativa sinérgica, Questões Sobre o autor, A Arte da Construção de Universos, Dawson’s Desktop Andressa Denise Introdução, O que é narrativa transmídia, Matrix é cult? (Matrix e a narrativa transmídia), criação Blog, texto e upload seminário Filipe Imagens, vídeos, Autoria cooperativa, Paul Chadwick, Vocabulário, links Jaiana Compreensão adicional, Resumo,Trabalho escrito,