AULA TÉCNICA 11 2007 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ SENSORES 03 SCOPINO TREINAMENTOS
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Já tivemos aula com os sensores 01 e 02 no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+. Agora veremos: SENSORES 03 CSFI / OBD 1+
E C U DIAGRAMAÇÃO CSFI VÁLVULA EGR DETONAÇÃO LÂMPADA DE DIAGNOSE OBD 1+ LÂMPADA DE DIAGNOSE TEMP. ÁGUA * 06 INJETORES TEMP. AR * BOBINA MAP ROTAÇÃO * CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA * ATUADOR DE M. LENTA VSS - VELOCIDADE RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD SENSOR DE FASE *
OS SENSORES SÃO VÁRIOS COMPONENTES QUE TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR, E QUE PERMITEM UM MAPEAMENTO PRECISO E RÁPIDO DA INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL SEQUÊNCIAL E DA IGNIÇÃO DINÂMICA. VAMOS CONHECER UM A UM ESTES SINAIS DE ENTRADA.
SENSOR MAP A INFORMAÇÃO DE PRESSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO É USADA PELA ECU JUNTAMENTE COM A TEMPERATURA DO AR, DA MASSA DE AR E DE ROTAÇÃO, PARA SE DETERMINAR A MASSA DE AR ADMITIDA POR CICLO DO MOTOR. É UM TRANSDUTOR DE PRESSÃO QUE ENVIA SINAIS ELÉTRICOS À ECU.
MAP
MAP TEMOS OS TERMINAIS A, B e C EM SEU CHICOTE ELÉTRICO. SENDO QUE NOS TERMINAIS A (NEGATIVO) E C (5 VOLTS) TEMOS A ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DO SENSOR. NO TERMINAL B TEMOS O SINAL DE RESPOSTA QUE VARIA DE ACORDO COM A PRESSÃO DENTRO DO COLETOR DE ADMISSÃO DE PLÁSTICO DESTE MOTOR.
TABELA DE VALORES - MAP CHAVE LIGADA E TESTE COM O MULTÍMETRO EM VOLTS: VÁCUO MMHG VOLTS 4,95 150 3,80 300 2,70 400 2,10
SENSOR DE DETONAÇÃO TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR À ECU O MOMENTO EXATO DO FENÔMENO CHAMADO DETONAÇÃO, PERMITINDO A ALTERAÇÃO DOS AVANÇOS DA IGNIÇÃO PARA CONTROLAR E AUMENTAR O FUNCIONAMENTO DO MOTOR. O SENSOR KS TRABALHA COM RESSONÂNCIAS PRÓXIMAS A 15 kHz.
SENSOR DE DETONAÇÃO A ECU, RECONHECE ESTE SINAL CAUSADO PELAS VIBRAÇÕES CARACTERÍSTICAS DESTE SENSOR E HABILITA A ROTINA DE ATRASAR O PONTO DE IGNIÇÃO, EVITANDO OS EFEITOS PREJUDICIAIS DA DETONAÇÃO AO MOTOR. OS TESTES DESTE SENSOR SÃO DE CONTINUIDADE DO CHICOTE.
SENSOR DE DETONAÇÃO TORQUE DE APERTO: 2 NM TERMINAL B E MASSA TERMINAL A V19 TORQUE DE APERTO: 2 NM
SENSOR VSS ESTE É O SENSOR DE VELOCIDADE DO VEÍCULO, E TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR À ECU A EXATA VELOCIDADE DO VEÍCULO, PARA ADEQUAÇÃO DO TI (TEMPO DE INJEÇÃO) E DE SISTEMAS QUE AUXILIAM O CORRETO FUNCIONAMENTO COMO O CUT-OFF.
SENSOR VSS ESTÁ LOCALIZADO JUNTO À CAIXA DE MUDANÇAS E É DO TIPO RELUTÂNCIA MAGNÉTICA. ENVIA UMA TENSÃO ALTERNADA À ECU DE ACORDO COM O MOVIMENTO INTERNO DE GIRO DA CAIXA DE MUDANÇAS. ENTRE SEUS DOIS TERMINAIS É POSSÍVEL MEDIR A RESISTÊNCIA ELÉTRICA OU AINDA SUA TENSÃO.
TENSÃO DE RESPOSTA ENTRE A e B SENSOR VSS RESISTÊNCIA ENTRE BORNES A e B 1,2 A 1,6 OHMS TENSÃO DE RESPOSTA ENTRE A e B 0,8 A 1,2 VOLTS
SENSOR DE OXIGÊNIO ESTE SISTEMA É EQUIPADO NO BRASIL COM DOIS SENSORES LAMBDA, UM PARA CADA BANCO DE CILINDROS. É SINAL VITAL PARA O CONTROLE DE POLUENTES E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL DO SISTEMA, FAZENDO A ADEQUAÇÃO DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL.
SENSOR DE OXIGÊNIO
SENSOR DE OXIGÊNIO NESTE SISTEMA A SONDA É DE 4 FIOS, E AMBAS AS PEÇAS SÃO IDÊNTICAS, EMBORA CADA UMA CONTROLE UM BANCO DE 3 CILINDROS. O SINAL DE RESPOSTA (TERMINAL A) VARIA ENTRE 0,1 A 0,9 VOLTS E A RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO É DE 4 A 12 OHMS (C e D). O NEGATIVO É NO TERMINAL B DAS SONDAS.
A QUE SE RELACIONAM ALGUMAS PERGUNTA A QUE SE RELACIONAM ALGUMAS SIGLAS USADAS NOS NOMES DOS SENSORES ?
RESPOSTA CKP: SENSOR ÁRVORE DE MANIVELAS VSS: SENSOR DE VELOCIDADE TPS: SENSOR DE POSIÇÃO BORBOLETA IAC: ATUADOR DE MARCHA LENTA ACT: SENSOR DE TEMP. DO AR MAF: MEDIDOR PRESSÃO ABSOLUTA CMP: SENSOR DE COMANDO DE VÁLV.
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 13 CSFI / OBD 1+ Instrutor Scopino
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO