AULA TÉCNICA 09 2006 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AB SENSORES AULA 2/3 SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
Injeção Eletrônica Multiponto Já tivemos aula sobre a introdução no sistema de injeção eletrônica MARELLI IAW 1AB. Agora veremos: Injeção Eletrônica Multiponto SENSORES
SENSOR DE ROTAÇÃO
SENSOR DE ROTAÇÃO LOCALIZADO JUNTO A EXTREMIDADE DO EIXO VIRABREQUIM DO MOTOR, ESTÁ MONTADO DE FORMA PERPENDICULAR À RODA DENTADA DE 60 – 2 DENTES - 03 TERMINAIS DISTÂNCIA: 0,5 À 1,5 MM RESISTÊNCIA: 570 À 750 OHMS
SENSOR DE FASE PARA O CONTROLE INDIVIDUAL DOS INJETORES, O SINAL DO SENSOR DE FASE É FUNDAMENTAL. ESTÁ MONTADO JUNTO À ENGRENAGEM DO COMANDO DE ADMISSÃO DO MOTOR. ENVIA PULSO NEGATIVO DURANTE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
COM O SINAL DO SENSOR DE FASE, A ECU FAZ A CONTAGEM EXATA E CONTROLA, DE FORMA SEQUÊNCIAL, A INJEÇÃO ELETRÔNICA E O CONTROLE DE DETONAÇÃO DE CILINDRO POR CILINDRO. É DO TIPO HALL. EM CASO DE FALHA NESTE COMPONENTE, O MOTOR FUNCIONA EM INJEÇÃO BANCO A BANCO.
TEMPERATURA DE ÁGUA LOCALIZADO JUNTO Á VALVULA TERMOSTÁTICA
SENSOR DE TEMP. ÁGUA COMO JÁ VISTO NAS AULAS AQUI NA UMEC, TEMOS UM SENSOR DO TIPO NTC. NÃO INTERFERE NO ELETROVENTILADOR. TEMPERATURA 100 80 60 30 TENSÃO VOLTS 0,25 0,55 1,65 2,60 RESISTÊNCIA 210 320 590 2550
TEMPERATURA DO AR
TEMPERATURA DO AR TAMBÉM É UM RESISTOR DO TIPO NTC. ATENÇÃO QUANTO A IMPREGNIÇÃO DE ÓLEO NO SENSOR. HÁ MUITA QUEBRA DE SEU CONECTOR ELÉTRICO. TEMPERATURA 80 50 30 20 TENSÃO VOLTS 0,85 1,65 2,45 3,10 RESISTÊNCIA 410 1260 2550 4100
SENSOR MAP
SENSOR MAP LOCALIZADO NO COLETOR DE ADMISSÃO, INFORMA A ECU A QUANTIDADE DE AR ADMITIDA PELA MEDIÇÃO VIA DEPRESSÃO. TAMBÉM INFORMA A PRESSÃO ATMOSFÉRICA. VÁCUO - MMHG 100 300 500 TENSÃO – VOLTS 4,15 3,35 2,10 0,55
SENSOR DE VELOCIDADE LOCALIZADO A CAIXA DE MUDANÇAS, INFORMA A ECU ATRAVÉS DO PINO 28 UM PULSO. RECEBE 12 VOLTS DO RELÉ E NEGATIVO DIRETO DA CARCAÇA. O TESTE PODE SER ATRAVÉS DE CANETA DE POLARIDADE GIRANDO-SE UMA DAS RODAS MOTRIZES.
SENSOR POSIÇÃO DE BORBOLETA
POSIÇÃO DE BORBOLETA INDICA APOSIÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A BORBOLETA ACELERADORA. OBS. PODE ESTAR EM FORMA ACOPLADA AO CORPO DE BORBOLETAS (CORPO CONJUGADO). TENSÃO DE 0,4 À 0,9 FECHADA. DE 4,0 À 5,0 ABERTA.
CORPO CONJUGADO
SENSOR DE OXIGÊNIO APÓS ESTAR AQUECIDA ACIMA DE 300 GRAUS, ENVIA À ECU UMA TENSÃO DE RESPOSTA DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NA TUBULAÇÃO DE ESCAPAMENTO. É DE 04 FIOS, SENDO: 02 BRANCOS – AQUECIMENTO 01 CINZA – ATERRAMENTO 01 PRETO – RESPOSTA
SENSOR DE OXIGÊNIO RESISTÊNCIA DE 4,1 À 4,9 OHMS
O SISTEMA POSSUI SENSOR DE DETONAÇÃO ? PERGUNTA O SISTEMA POSSUI SENSOR DE DETONAÇÃO ?
ATRAVÉS DOS PINOS 15 E 17 A ECU RECEBE SINAL RESPOSTA SIM. ATRAVÉS DOS PINOS 15 E 17 A ECU RECEBE SINAL DE DETONAÇÃO DO MOTOR. O TORQUE DE APERTO É DE 2 KGMF OU 20 NM
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 10 IAW 1AB - ATUADORES 3/3 Instrutor Scopino
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO