AULA TÉCNICA 62 2008 INSTRUTOR: SCOPINO
AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 12 – LEGISLAÇÃO PARTE 1 SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 11 – CANISTER E BLOW BY Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 12 – LEGISLAÇÃO PARTE 1
PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER E BLOW BY LEGISLAÇÃO
O MEIO AMBIENTE
PROCONVE Instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, em 1986, em âmbito nacional, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve estabeleceu um cronograma de redução gradual da emissão de poluentes para veículos leves (automóveis) e para veículos pesados (ônibus e caminhões).
LINHA DE INSPEÇÃO
IMPOSIÇÃO Baseado na experiência dos países desenvolvidos, o Programa adota procedimentos diversos para a implementação das tecnologias industriais já existentes, adaptadas às condições e necessidades brasileiras. O Proconve impõe ainda a certificação de protótipos e linhas de produção, a autorização especial do órgão ambiental federal para uso de combustíveis alternativos, o recolhimento e preparo dos veículos ou motores encontrados em desacordo com o projeto.
PRAZOS O Proconve deu prioridade ao segmento de veículos leves devido ao grande número e utilização intensiva, o que o caracteriza como o maior problema em termos de poluição veicular. Para tanto, foram estabelecidos limites de emissão de poluentes no escapamento dos veículos. Para o cumprimento destes limites, foi necessário dar prazos para o desenvolvimento dos veículos, adaptação da indústria de autopeças, melhoria de especificações dos combustíveis .
AS FASES Sua primeira fase entrou em vigor em 1989, a segunda em 1992 (quando a maioria dos carros adotou catalisador, outros a injeção e alguns ambos os sistemas) e a terceira em 1997 (desde então catalisador e injeção multiponto equipam todos os modelos). A tabela mostra os limites máximos de emissões de cada uma das fases.
A TABELA Monóxido de carbono (CO) 24 12 0,2 Hidrocarbonetos (HC) 2,1 Limites em g/km Fase 1 1989 Fase 2 1992 Fase 3 2007 Monóxido de carbono (CO) 24 12 0,2 Hidrocarbonetos (HC) 2,1 1,2 0,3 Óxidos de nitrogênio (NOX) 2 1,4 0,6
DICA A TABELA DE CONTROLE DE POLUENTES É DE VERIFICAÇÃO E NÃO DETERMINA O QUE E COMO DEVEM SER FEITAS AS ADEQUAÇÕES NOS VEÍCULOS. NÃO DETERMINA O USO DO CATALISADOR OU MESMO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, MAS APRESENTA VALORES BAIXOS DE POLUENTES QUE SOMENTE COM ESTES DISPOSITIVOS É POSSÍVEL ATINGÍ-LOS.
TABELA BÁSICA POR ANO LIMITES CO % HC PPM Até 1979 6,0 700 1100 ANO/MODELO MARCHA LENTA GASOLINA ÁLCOOL Até 1979 6,0 700 1100 1980-1988 5,0 1989 4,0 1990-1991 3,5 1992-1996 3,0 > 1997 1,0
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO O QUE HÁ NOS CARROS LIMITES SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO ANO/MODELO Até 1979 CARBURADOR 1980-1988 1989 + CANISTER 1990-1991 + ALGUNS COM INJEÇÃO MULTIPONTO 1992-1996 + CATALISADOR OU MONOPONTO OU CARBURADOR ELETRÔNICO > 1997 CATALISADOR + INJEÇÃO MULTIPONTO
SELO DE APROVAÇÃO
AS MOTOS Visando complementar o controle do Proconve e assim contribuir para a redução da poluição do ar oriunda de fontes móveis no Brasil, foi criado, em 2002, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - Promot. E agora, a tendência é que as motos e afins, para se adequar a Lei, deverão ter catalisador ou injeção eletrônica, ou até os dois.
ANÁLISE DE GASES NA OFICINA
O QUE A LEI DO PROCONVE MELHOROU NO MEIO AMBIENTE ? PERGUNTA O QUE A LEI DO PROCONVE MELHOROU NO MEIO AMBIENTE ?
RESPOSTA ALÉM DE ALTERAÇÕES NOS VEÍCULOS, MUDOU MUITO A QUESTÃO AMBIENTAL, VISTO QUE 10% DE VEÍCULOS DESREGULADOS GERAM 45% DO TOTAL DE POLUNETES.
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 64 ELÉTRICA E ELETRÔNICA ANÁLISE DE GASES PARTE 13 Instrutor Scopino