Ci&T Software Renata Mazzini

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Transcrição da apresentação:

Ci&T Software Renata Mazzini Beyond CMMI 5 Ci&T Software Renata Mazzini

Ci&T Software Área: Tamanho Localização Application Development and Application Management Services Tamanho 670 colaboradores R$ 54 milhões Localização Matriz: Campinas Centros de Desenvolvimento: Belo Horizonte, China Escritórios: Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Filadélfia, Londres, Tokio Desenvolvimento distribuído ou local Início de distribuição nos centros de desenvolvimento citados

Alguns clientes

Presente CMMI 5 estagiado Avaliação feita em 2007 Metodologia  RUP Nos últimos 4 anos, houve mudança na Metodologia de Desenvolvimento Agile  SCRUM Princípios Lean Gestão de projetos Maximização da geração de valor na organização Requisitos específicos dos clientes Em alguns casos, utilização de processos de desenvolvimento proprietários

Lean IT: Toolbox

Estrutura de Gestão da Qualidade 6

Documentação de Processo Wiki Histórico de atualizações e versionamento Mecanismo de geração de baselines de processo Acesso a todos os colaboradores Moderação via RSS (pós-edição) Cultura de contribuição construtiva

Tendências para o Futuro 2010 – SCAMPI A (reappraisal nível 5) Lean Agile O Lean na Qualidade Gestão Lean da Organização

Discussão Qualidade de Produto X Qualidade de Processo Para onde caminha o mercado de software? Iniciativas Lean  Foco no valor entregue ao cliente e também para o fornecedor Processo deve ter o papel específico em prover instrumentos de geração de valor, de forma consistente Processo pelo processo deve acabar rapidamente, embora alguns investimentos (altos) ainda não tenham tido retorno Fazemos software e não processo!! É possível a integração entre os dois mundos? Enquanto acharmos que são dois mundos, não!! O produto de valor e a satisfação do cliente devem ser o foco principal Processo é meio e não fim

Proposta SPIN Banco de dados de métricas Organismo independente para coleta e consolidação (NDAs, etc.) Tratamento adequado da confidencialidade Criação de benchmarks mais próximos da nossa realidade Uniformização do discurso de qualidade e produtividade através de análises comparativas