CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO Profª Elizabete Nunes www.elizabetenunes80.wordpress.com
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO São técnicas e formas de linguagem e que através delas se desenvolvem várias formas de gestão e comunicação entre grupos, empresas e comunidades.
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO Marketing Publicidade e Propaganda Pesquisas Merchandising Promoção Eventos Assessoria de Imprensa
CANAIS DE COMUNICAÇÃO Meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO Visuais: imprensa (revistas e jornais), outdoor (letreiros, paineis, luminosos), publicidade direta (folhetos, catálogos), exibições (vitrines, displays, exposições) Auditivos: rádio, canais internos, esperas telefônicas, carros de som Audiovisuais: televisão, cinema Funcionais (experimentados e sentidos): mostras, feiras, brindes, concursos
COMUNICAÇÃO EXTERNA Comunicação externa é a troca de informações entre uma organização e outras organizações, grupos ou indivíduos fora de sua estrutura formal. O objetivo da comunicação externa é facilitar a cooperação e colaboração com as outras partes interessadas e apresentar uma imagem favorável da organização para a sociedade como um todo.
COMUNICAÇÃO EXTERNA As organizações devem ter clareza de propósito e eficiência na mensagem. A responsabilidade do bom relacionamento com o público externo cabe a todos os colaboradores da empresa. Cada segmento de público externo deve ter o tratamento adequado. Assim, a comunidade não poderá ter o mesmo tratamento que tem o consumidor, por exemplo.
COMUNICAÇÃO EXTERNA - Princípios e valores Verdade - credibilidade Qualidade dos produtos/serviços Equilíbrio na exposição Rapidez no atendimento Oportunidade Prevenção Cordialidade e respeito Coerência Responsabilidade social
COMUNICAÇÃO EXTERNA - PROBLEMAS Indefinição de objetivos Indefinição de responsabilidades Dimensão da empresa Linguagem Seleção dos meios Publicidade
COMUNICAÇÃO EXTERNA - FERRAMENTAS Jornalismo Empresarial Notícia Institucional Relações Públicas Propaganda Propaganda Institucional Marketing Social, Cultural e Esportivo Editoração e Identidade Visual
COMUNICAÇÃO INTERNA É a comunicação existente entre a empresa e o público interno, ou seja, entre funcionários, departamentos, unidades, chefias, presidentes. Sendo a base do processo administrativo, é imprescindível trabalhá-la de forma integrada e planejada. (Tavares, 2010)
COMUNICAÇÃO INTERNA - Por que? Motivar o público interno; Desenvolver um clima favorável entre os funcionários; Agilizar tomada de decisões; Incentivar a proatividade nos recursos humanos; Criar uma boa imagem empresarial e manter a reputação.
COMUNICAÇÃO INTERNA “Melhorar a qualidade da comunicação interna e consequentemente, gerar motivação nos funcionários de uma empresa torna-se essencial para o resultado final dos processos”. (Tavares, 2010)
COMUNICAÇÃO INTERNA - Linguagem Linguagem dos funcionários Deve estar alinhada ao discurso da cultura organizacional Considerar “as vozes” de todos os públicos Dar voz ao colaborador, estimular participação
COMUNICAÇÃO INTERNA - Diagnóstico: Primeiro passo é a avaliação interna: avaliação do ambiente da empresa, realizando um diagnóstico: questionário com nível de integração dos funcionários, departamentos, perfil dos funcionários, qualidade dos canais de comunicação. Pesquisa informal para avaliar o nível de comunicação interna já existente.
COMUNICAÇÃO INTERNA Como ter sucesso com os funcionários Trocas de informações abertas e sinceras Materiais claros e de fácil compreensão Distribuições oportunas Fontes confiáveis Sistemas de feedback de mão dupla Demonstrações claras de interesse do líder pelos funcionários Melhoria contínua de comunicação Mensagens consistentes em todas as fontes
COMUNICAÇÃO INTERNA Comunicação Interna Eficaz Comunique-se em todos os níveis Crie tempo para reuniões presenciais Comunique-se on-line Crie publicações orientadas aos funcionários Comunique-se visualmente Concentre-se no desenvolvimento interno da marca Pense nos canais informais de comunicação
ENDOMARKETING Um conjunto de ações e processos voltados para o público interno da organização. A ação mais importante no processo de endomarketing é: Buscar junto aos funcionários o fortalecimento do grau de comprometimento. Os funcionários devem acreditar na organização, que deve proporcionar-lhes: condições ambientais, psicológicas e motivacionais, ao lado da oportunidade de crescimento em relação ao trabalho.
ENDOMARKETING O endomarketing fornece: A visão de mercado, a missão organizacional; As crenças e valores da organização, que são as bases que definem a postura do líder em relação ao comprometimento da organização com seus colaboradores.
COMUNICAÇÃO INTERNA X ENDOMARKETING Comunicação Interna busca estabelecer relacionamentos, fortalecendo o compromisso do público interno com a organização, a qual busca maior lucratividade. Endomarketing busca uma troca com o cliente interno, motivando-o a melhorar seu desempenho da organização, que busca maior lucratividade. Ambas as visões buscam a lucratividade da organização, talvez, a primeira a longo prazo e a segunda de forma imediata, assim, ambas poderão co-existir.