SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Santiago Alves de Siqueira
Tutor Professor Jose Cicero
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Profa. Reane Franco Goulart
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Política Educacional Brasileira
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Professor(es) Apresentador(es):
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

um click para o conhecimento. Intercâmbio Virtual: um click para o conhecimento.

Florianópolis/Tijucas – SC Cursistas: Elza Nunes Ribeiro Janaina Vanunci Maria do Carmo Batista Abdala Ricardo Santiago Joaquim Tutores: André Luiz Portanova Laborde Caroline Terra de Oliveira Flávia Althof Florianópolis/Tijucas – SC 2009

Introdução Tendo em vista os objetivos do Curso de Mídias na Educação de refletir e identificar as novas formas de aprender e ensinar com o uso das mídias, destacando uma postura de leitor crítico e de autoria, buscamos construir este projeto de pesquisa. Este Projeto foi construído a partir do Intercâmbio Virtual realizado entre os alunos da 4ª Série da EMEIEF Adélia Krempel de Prince, Queiroz – SP e alunos da 4ª Série 01 da Escola de Ensino Fundamental “João Caetano”, Tijucas – SC.

Justificativa É notório o avanço da tecnologia na atualidade e, como tal, a escola insere-se neste contexto a fim de continuar a cumprir sua função em contribuir para a formação de indivíduos que venham a exercer a sua verdadeira cidadania. Os recursos midiáticos são maravilhosas ferramentas, proporcionando a aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, potencializando a criatividade e a inventividade do educando.

É nesta perspectiva que o presente projeto tem como proposta oportunizar a interação e a comunicação dos alunos e professores com outras culturas, através dos meios virtuais, buscando ampliar os horizontes dos mesmos e potencializar o uso da internet na educação, possibilitando o desenvolvimento de cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente às novas tecnologias.

Objetivo Geral Oportunizar a interação e a comunicação com outras culturas através das mídias.

Objetivos específicos Estimular a capacidade de comunicação através da internet. Criar e manter atualizado o blog da escola. Possibilitar a interdisciplinaridade;

Mídias utilizadas Informática; Vídeo.

Metodologia Etapas do projeto: Apresentação das turmas; Apresentação das escolas; Apresentação das cidades. Todas as atividades desenvolvidas (vídeos, textos, fotos, etc) serão divulgadas no blog de ambas as escolas.

EMEIEF Adélia Krempel de Prince, Queiroz – SP Escola de Ensino Fundamental “João Caetano”, Tijucas – SC. EMEIEF Adélia Krempel de Prince, Queiroz – SP

http://www.eefjoaocaetano2009.blogspot.com/

http://www.quarta--serie.blogspot.com/

Vídeo produzido pelos alunos de Queiroz - SP Finalização do Projeto - 2008.

Tijucas apresenta... Vídeo produzido pelos alunos de Tijucas - SC Finalização do Projeto – 2008.

Resultados Momentos de reflexão e experimentação; Interação e comunicação com outra cultura; Utilização de diferentes mídias; Estimulo a aprendizagem; Construções de textos e vídeos;

Considerações Finais O Projeto de Intercâmbio Virtual oportunizou aos alunos da 4ª série de ambas as escolas a interação e a comunicação, através das mídias,  uma vez que os recursos midiáticos estão presentes, nos proporcionando novas formas de ensinar e aprender.

Ampliou-se as relações de amizades, transpondo barreiras geográficas, formando assim, uma rede de comunicação e produção, compartilhando assuntos, problemas, objetivos e interesses comuns. Nesse contexto, a discussão acerca da utilização do Intercâmbio Virtual e sua importância dentro da proposta da Educação a fim de possibilitar a interação e a comunicação com outras culturas, através das mídias, não pode ser negligenciada, mas ao contrário, deve ser incentivada, promovida e motivada.

Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas! Mário Quintana