SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Advertisements

Sistemas de Controle da OIT
Responsabilidade Internacional dos Estados
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC-GO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS 7ª SEMANA DE CULTURA E CIDADANIA MINICURSO.
Direito Processual Penal I
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
AÇÃO POPULAR.
Recurso Ordinário Constitucional
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
DIREITOS HUMANOS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Jurisdição Internacional Protetiva
Direitos das Minorias © 2013
Curso Direito à Memória e à Verdade
II Orientação Técnica PCAGP.
Seminário Nacional D efesa da Ação Sindical, a Negociação Coletiva e o Diálogo Social São Paulo, Brasil, 18, 19 e 20 Agosto de 2005 Alcances e limitações.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Sistemas de Controle da OIT
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
MANDADO DE SEGURANÇA Sabrina Ferreira Novis de Moraes
DA BUSCA E APREENSÃO CONCEITO: Arts. 839 a 843
INSTRUMENTOS DE REVISÃO DA COISA JULGADA
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS. NOÇÕES GERAIS.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Sistema Regional Americano de Direitos Humanos -
Professora Lucélia de Sena Alves
PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 3ª REGIÃO PANORAMAS DA EXECUÇÃO PROVISÓRIA NOS ORDENAMENTOS NACIONAL E ESTRANGEIRO.
Profº Carmênio Barroso
Módulo 17 – Recursos em processo civil
Viviane A. Gurgel
Petição Inicial.
Denúncia Direito Processual Penal Militar Major PM Marcello Martinez Hipólito 2010.
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
RECURSO ESPECIAL Resp.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
COISA JULGADA Considerações iniciais
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
Procedimento dos crimes eleitoraIs
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho Monitor: Angelo Masullo
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
Direito Internacional dos Direitos Humanos Alichelly Carina Macedo Ventura Especialista em Direitos Humanos – Washington College of Law Mestranda em Direito.
Procedimento dos crimes de drogas
Organização das Nações Unidas ONU
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann.
Diligências.
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
Saneamento do Processo
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
EFICÁCIA DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO
As normas em matéria de liberdade sindical, direito de greve e negociação colectiva.
III Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade.
HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA
Transcrição da apresentação:

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos foi desenvolvido no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA). Tal sistema baseia-se, fundamentalmente, no trabalho de dois órgãos: A Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH A Corte Interamericana de Direitos Humanos - Corte Cada um deles está composto por sete membros, nomeados e eleitos pelos Estados na Assembléia-Geral da OEA. Os membros atuam individualmente, isto é, sem nenhuma vinculação com os seus governos, e também não representam o país de sua nacionalidade.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Os órgãos do sistema têm competência para atuar quando um Estado Parte for acusado da violação de alguma cláusula contida em um tratado ou convenção. É claro que deverão ser cumpridos previamente alguns requisitos formais e substantivos que tanto a Corte quanto a Comissão estabelecem para que tal intervenção seja viável. O instrumento mais importante do Sistema Interamericano é a Convenção Americana de Direitos Humanos, também chamada de Pacto de San José da Costa Rica, assinada em San José, Costa Rica, em 22/11/1969, tendo entrado em vigor em 1978. A Convenção Americana, além dos direitos previstos e disciplinados nos seus 82 artigos, possui um aparato de monitoramento e implementação, integrado pela CIDH e a Corte.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS A Comissão é o primeiro órgão a tomar conhecimento de uma denúncia individual, e só em uma segunda etapa a própria Comissão poderá levar a denúncia perante a Corte. Como o Brasil só reconheceu a jurisdição contenciosa da Corte em 10 de dezembro de 1998, através do Decreto 678/98, só podem ser apresentadas a ela denúncias de violações ocorridas após essa data. Porém, a Comissão pode receber denúncias de violações anteriores, isso porque sua competência se estende à análise de violações da Declaração Americana 62.(1948) e da Convenção Americana desde a ratificação pelo Brasil em 1992.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Procedimento de denúncia de casos individuais perante o sistema interamericano Quem pode apresentar uma denúncia? Qualquer pessoa, grupo de pessoas ou organização não- governamental (ONG) pode apresentar uma petição à Comissão, em representação pessoal ou de terceiros, com a finalidade de denunciar uma violação aos direitos e liberdades protegidos pelos instrumentos interamericanos de direitos humanos.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Quando se pode apresentar uma denúncia? Antes de apresentar uma denúncia, devem ser cumpridas algumas condições: • o Estado acusado deverá ter violado pelo menos um dos direitos estabelecidos na Declaração Americana, na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, ou qualquer outro tratado interamericano; • deverão ter sido esgotados todos os recursos legais disponíveis no Estado onde ocorreu a violação;

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS • a denúncia não poderá estar pendente em outro procedimento internacional; • a petição deverá ser apresentada seis meses após a data em que tenham sido esgotados os recursos legais internos ou a qualquer tempo quando os recursos internos estiverem paralisados. Esgotar os recursos significa que, antes de recorrer à Comissão, o caso deverá ter sido apresentado às autoridades e/ou Tribunais de Justiça, sem que se tenha alcançado um resultado satisfatório, seja pela cumplicidade ou incapacidade das autoridades, seja pela demora injustificada na condução do recurso.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Não será necessário cumprir o requisito do esgotamento dos recursos internos se a vítima teve negado o seu acesso aos mesmos, ou se não existirem recursos locais adequados para a proteção do direito. Por exemplo: se as leis permitem que uma pessoa seja presa sem que haja indícios de que cometeu um delito, seria inútil iniciar uma ação legal no sistema jurídico interno porque tal detenção estaria autorizada por lei, ou se a ação interna está paralisada sem motivo, indicando a conivência da autoridade policial ou judicial com o autor da violação, ou o descaso com o direito da vítima, pode-se apresentar a denúncia internacional.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Que elementos a denúncia deve reunir? Devem ser incluídos os seguintes dados: • nome, nacionalidade e assinatura da pessoa ou pessoas denunciantes ou, caso o peticionário seja uma organização não- governamental, o nome e a assinatura do seu representante legal; • endereço para receber correspondência da Comissão e, se for possível, telefone, fax e endereço de correio eletrônico; • descrição detalhada da violação, indicando a data e o lugar em que ocorreu; • individualização da vítima, assim como o nome das autoridades que tiveram conhecimento do fato;

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS • identificação do Estado denunciado; • a petição deve conter informação que indique se foram esgotados todos os recursos da jurisdição interna (o peticionário deve juntar, quando pertinente, cópia das ações judiciais interpostas, acompanhadas da informação sobre a data, o local onde foram apresentadas e o resultado das mesmas); • indicação sobre a existência de denúncia sobre os fatos a algum outro organismo internacional.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Além desses elementos, devem ser especificados quais direitos foram violados e juntadas todas as provas possíveis, tais como declarações de testemunhas e documentos relevantes, capazes de acelerar a investigação e aumentar as possibilidades de êxito do caso. Também é importante demonstrar a relação entre o governo e o fato, isto é, descrever de que maneira a atitude do governo violou o direito de que se trata.

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Para onde deve ser enviada a denúncia? As petições devem ser enviadas à : Comissão Interamericana de Direitos Humanos Organização dos Estados Americanos 1889 F Street, N. W. Washington, D.C. 20006 - Estados Unidos da América   A petição também pode ser enviada por fax ao número (1-202) 458- 3992

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS O que fazer com a sentença da Corte? Sentença Estrangeira  Sentença Internacional Art. 105, I, i Art. 475-N CF/88 CPC

SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS O sistema interamericano não é instância de apelação de decisões internas, que poderia examinar supostos erros de direito ou de fato que possam ter sido cometidos pelos tribunais nacionais atuando dentro dos limites de sua competência. O sistema interamericano de proteção dos direitos humanos é um instrumento subsidiário e complementar do sistema jurídico interno que irá atuar quando houver má-fé ou descaso demonstrável do sistema jurídico interno, em violação dos direitos humanos