Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
Características de um bom professor de biologia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Mapa Conceitual Arquitetura e Urbanismo Noturno
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
FORMAÇÃO CONTINUADA II
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
07/10/2009. ENTRAVES PARA UMA AVALIAÇÃO AUTÊNTICA  (1) FALTA DE PREPARO PEDAGÓGICO  (2) FALTA DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA  (3) DIFICULDADE DE.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro Oficina de Planejamento das Atividades da Coordenação do Curso de Medicina Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro

Educação Médica antes e após as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina Antes da DCN: Modelo flexneriano, biomédico e curativo Dimensão individual Curriculos rígidos compostos por disciplinas Priorização das atividades teóricas Após a DCN: Integralidade da assitência Dimensão coletiva Curriculos flexíveis, modulares modernas metodologias de aprendizagem, habilidades, atitudes e múltiplos cenários de prática

DCN e o novo caminho na formação do médico Integração de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades Uso de metodologias ativas de ensino o aluno a aprender a aprender e a compreender a necessidade da Educação Permanente Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade o médico da realidade social Articulação entre ensino, pesquisa, extensão / assistência Formação de docentes que assegurem a integralidade da atenção Qualidade e humanização do atendimento prestado

Desenvolvimento docente Processo de transformação das Escolas Médicas centrado no professor

Dificuldades encontradas O docente não foi preparado para ensinar A sua experiência está restrita ao conhecimento de seu campo de atuação A sua formação ocorreu pelo modelo hegemônico centrado no hospital “Como formar educadores nessa nova perspectiva se não reformarmos a educação? Como reformar a educação se não formarmos novos educadores?” E. Morin

Avaliação das Escolas Médicas pela CAEM Mundo do trabalho Projeto pedagógico Abordagem pedagógica Cenários da prática Desenvolvimento Docente

Principais evidências apontadas nos vetores do eixo Desenvolvimento Docente Formação pedagógica inadequada Falta de atualização técnico científica Pouca participação nos Serviços de Assistência Falta de Capacidade Gerencial

Fatores que contribuem para que a formação pedagógica do docente fique em segundo plano O ato de ensinar é considerado uma atividade menor Modelo das Universidades voltado à produção do conhecimento (pesquisa) Avaliação da produtividade e qualidade docente concentrada na produção acadêmica docente Pouco incentivo à formação didático – pedagógica dos docentes (inexistência de amparo legal)

A LDB em dois momentos Proposta inicial da LDB (Darcy Ribeiro): Art. 74 – A preparação para o exercício do magistério superior se faz, em nível de pós-graduação, em programas de mestrado e doutorado, acompanhados da respectiva formação didático –pedagógica, inclusive de modo a capacitar o uso das modernas tecnologias do ensino. Proposta final da LDB Art. 66 – A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado