2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Universidade Federal de São Carlos
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Instrumentos de Avaliação - MEC
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Universidade Federal do Amapá
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
ESTÁGIO PROFISSIONAL Legislação pertinente:
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Bacharelado em Saúde Coletiva
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Universidade Federal de Uberlândia
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Curso de Graduação em Gestão Pública
Reconhecimento do curso de Psicologia
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Atividades Complementares Curso de Letras
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Atividades Complementares Curso de Letras 2012/2º
O Programa de Formação de Professores e a Gestão dos Cursos de Licenciatura na Universidade de São Paulo Profa. Dra. Edna Maura Zuffi
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
AVENIDA LITORÂNEA, S/N - CAMPUS PRAIA VERMELHA BOA VIAGEM - NITERÓI - RJ TEL. (0XX21) FAX (0XX21) WEBSITE:
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

2009

Aspectos que devem compor o Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação Coordenação Geral dos Cursos de Graduação PROACAD - DDE

Histórico: A história do Curso contextualizada com a história da Instituição; A história da área ou do objeto de estudo do curso de graduação estabelecendo relação com os currículos anteriores, quando for o caso. Justificativa para a proposta ou reformulação: Deve basear-se em dados de diagnostico do curso, fundamentado em possíveis resultados de avaliações institucionais e/ou inovações propostas.

Marco teórico: Concepções teóricas e epistemológicas que fundamentam o PP do curso, tais como: Concepção de ser humano e de mundo, de sociedade, de educação, de universidade, de cidadão, de profissional, de conhecimento, de currículo e de sua sistemática de operacionalização. 4. Objetivos do Curso: De acordo com as diretrizes do MEC e da UFPE.

5. Perfil profissional: O que se espera do egresso do curso frente às exigências do mercado de trabalho. 6. Campo de atuação do profissional como meio de viabilizar a articulação entre o mundo do trabalho e o mundo acadêmico. Apresentar espaços possíveis de atuação do profissional egresso do curso.

7. Competências, atitudes e habilidades: Devem estar coerentes com os objetivos do Curso e com o perfil profissional. Sistemáticas de avaliação ( da aprendizagem dos estudantes e outras formas de avaliação): Apresentação de estratégias de avaliação efetivadas ao longo do curso. 9. Organização Curricular do curso: Indicação e caracterização de áreas de concentração (ênfase) ou habilitações, quando houver.

10. Quadro ou estrutura curricular com identificação completa dos componentes curriculares (disciplinas, atividades complementares, estagio supervisionado, trabalho de conclusão de curso): Departamento responsável; Carga horária teórica e prática de cada componente; Pré-requisitos de componente ou de carga horária e co-requisitos; Caráter do componente curricular: obrigatório, eletivo ou optativo; Tempo de integralização curricular (mínimo e máximo); Detalhamento da carga horária total do curso: número de horas dos componentes obrigatórios (inclusive Estágios e TCC); eletivos da UFPE (na estrutura do próprio curso); eletivos livres (que podem ser cursados em outros cursos de graduação e pós-graduação da UFPE; bem como em outras IES nacionais e internacionais ) e de atividades complementares; turno(s) de funcionamento.

11. Ementas, resumos dos conteúdos relativos aos componentes curriculares e suas respectivas bibliografias básicas e complementares. 12. Programas dos componentes curriculares: Elaborados sob a forma de plano de ensino, preenchidos em formulário disponível na Pró- Reitoria para Assuntos Acadêmicos;

Corpo Docente: Detalhamento do perfil profissional, titulação e competências.

Suporte para funcionamento do curso (estrutura física, biblioteca, acervo, laboratórios etc). Sistemática de concretização do Projeto Pedagógico: Indicação de critérios e de condições indispensáveis à sua operacionalização e avaliação. Trechos de atas relativos à aprovação do Projeto Pedagógico pelo respectivo Colegiado do Curso, Pleno de Departamento e Conselho Departamental do Centro. OBS: Os componentes curriculares que pertencerem a outros Departamentos deverão estar devidamente autorizados pelos respectivos Departamentos.

Formulário do Componente Curricular F

TIPO DE COMPONENTE (Marcar um x na opção) Disciplina; Estágio; Atividade complementar; Prática de ensino; Monografia; Módulo. STATUS DO COMPONENTE (Marcar um X na opção) Obrigatório Eletivo Optativo.

Carga horária semanal: (teórica e prática); N°. de créditos Período; Dados do Componente Código; Nome; Carga horária semanal: (teórica e prática); N°. de créditos Período; Pré-requisitos Co-requisitos; Requisitos Carga Horária .

Conteúdo programático; Bibliografia Básica; Dados do Componente cont. Ementa; Conteúdo programático; Bibliografia Básica; Departamento a que pertence a disciplina; Homologado pelo Colegiado de Curso; Assinaturas do chefe do Departamento e do Coordenador do curso ou área

Informações pra o Discente Vinculação a um perfil curricular no ato da 1° matrícula acadêmica; Procurar verificar em que perfil esta vinculado; Verificar os códigos dos componentes curriculares (disciplinas), carga horária e equivalência, pré e co-requisitos Verificar o tempo de integralização – mínimo/máximo Carga horária total do Curso Carga horária dos componentes obrigatórios Carga horária dos componentes eletivos ( se esta carga horária pode ser cursada no perfil do curso; em outras instituições ou em atividade complementares:extensão; iniciação científica e monitoria.).

• Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação Lúcia Helena Magalhães Franca • Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação

“Não posso continuar sendo humano, se faço desaparecer em mim a esperança“ Paulo Freire