RH: Melhores Práticas de Inovação Agenda Os Correios de ontem Os Correios de hoje O papel da educação no processo de inovação Os Correios de amanhã
Até 1968 Os Correios de ontem
Breve Histórico 1931 - Criação do Departamento de Correios e Telégrafos – DCT 1934 - Criação da Escola de Aperfeiçoamento Correios e Telégrafos - EACT
Os Correios de ontem Até 1968 Parte do prédio das Agências servia como residência do Chefe da Unidade.
Os Correios de ontem Até 1968 O serviço de telégrafo (telegrama) e de telex respondiam por uma grande fatia da receita dos Correios.
Os Correios de ontem Até 1968 O sistema de transporte era totalmente terrestre, com grande emprego do Transporte Rodoviário.
Os Correios de ontem Até 1968 O Serviço Postal pertencia à Administração Direta e era conhecido como Departamento de Correios e Telégrafos.
Os Correios de ontem Até 1968 Bicicleta usada pelos carteiros para o transporte de objetos postais e correspondências.
Os Correios de ontem Até 1968 Nas cidades cidades a distribuição postal era feita por meio de transporte público, bicicletas e triciclos de carga.
1969 até os dias de hoje
Breve Histórico 1969 - Criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT 1971 - Convênio ECT / PUC-RJ – primeiras turmas do curso de Administração Postal. 1972/75 - Criação dos Centros de Treinamento
Breve Histórico 1978 - Escola Superior de Administração Postal - formação de pessoal de nível superior. 1978 - Departamento de Treinamento e Desenvolvimento- treinamento do pessoal de nível básico, médio e técnico. 2002 - A Universidade Correios consolida as políticas de Educação Corporativa frente ao novo modelo de negócio. - A ESAP formava alunos brasileiros e estrangeiros de países de língua portuguesa, principalmente do continente africano. - A criação da Universidade veio unificar as políticas de educação num único órgão.
Os Correios de Hoje
Universidade Corporativa dos Correios
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, a oportunidade. (Victor Hugo)
Causas Promover o Conhecimento Organizacional. Desenvolver Pesquisas, metodologias e tecnologias educacionais. Desenvolver Ações de Educação Empresarial.
Função Construir o conhecimento organizacional com base nas competências requeridas para a sustentabilidade dos negócios dos Correios.
Visão Ser referencial de excelência em educação corporativa no Brasil.
Portafólio UNICO
Estratégias Recebimento das necessidades de capacitação. Análise da demanda. Vinculação aos objetivos estratégicos da Empresa. Programação no Plano Anual de Educação – PAE. Formação de equipe multidisciplinar.
Resultados
Resultados
Resultados Média de evasão de UC : 23% (Censo EAD.BR 2010.) “Evasão refere-se à desistência definitiva do aluno em qualquer etapa do curso” (Abbad,Carvalho e Zerbini, 2005 apud Almeida, 2008) Nesta amostra a taxa de evasão foi de 18,40% sendo considerado um excelente resultado, por tratar-se de experiências iniciais na modalidade e em comparação com a taxa de evasão na educação corporativa, que chega a 23% (CensoEAD.BR – Relatório Analítico da Aprendizagem a Distãncia no Brasil, 2010). Média de evasão de UC : 23% (Censo EAD.BR 2010.)
Operacionais Culturais Organizacionais no planejamento Desafios Operacionais no planejamento na execução (mídias x tecnologias) no controle na avaliação Culturais Organizacionais Desafios Operacionais: No Planejamento: Metodologia para avaliação da capacidade de atendimento das demandas; Capacitação da equipe; Normatização dos procedimentos para EAD. Na Execução: Ampliação de recursos tecnológicos; Incremento de ações de inclusão digital; Redimensionamento da equipe dedicada à EAD; Infra-estrutura tecnológica para EAD nas Unidades Operacionais; Mapeamento e padronização do processo de EAD com definição de responsabilidades; Preparação dos usuários “Aprendendo a Aprender a Distância”. No controle: Interface do sistema ERP com o ambiente UNICO Virtu@l; Na avaliação: Definição de indicadores e referenciais de qualidade para EAD; Desafios Culturais: Preparação dos empregados “Aprendendo a Aprender a Distância”; Plano de capacitação das equipes multidisciplinares; Normatização dos procedimentos para EAD; Plano corporativo de comunicação. Desafios Organizacionais: Padronização e normatização de procedimentos para contratação de produtos e serviços de EAD; Visitas técnicas programadas.
Inverter a Pirâmide: ênfase em EAD Metas Inverter a Pirâmide: ênfase em EAD (Situação atual) 7,66% A distância 92,34% Presencial
Correios de amanhã
Inverter a Pirâmide: ênfase em EAD (Situação desejada) Presencial A distância
Disponibilizar até março/2010 Metas Disponibilizar até março/2010 Curso Aprendendo a Aprender a Distância Público-alvo total estimado: 110.000 Disponibilizar até dezembro/2010 Curso Sistema Corporativo de Viagens – SICOV 9 módulos a distância Público-alvo total estimado: 45.000 Curso Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO 11 módulos a distância Público-alvo total estimado: 100.000
OUSAR COM ESPONSABILIDADE INOVAR COMO PRINCÍPIO OUSAR COM ESPONSABILIDADE A nova identidade Corporativa, ajustada a um ambiente tecnológico, capaz de responder aos anseios da sociedade. A ECT trabalha para dar um salto em direção ao futuro, adquirindo uma nova identidade corporativa na crença de que: O negócio é oferecer solução que aproximem as pessoas. A missão é fornecer solução acessível para conectar pessoas. A visão é ser uma empresa de classe mundial.
Muito obrigado!
Mozart Gomes Ferraz Coordenador Nacional da Universidade dos Correios Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – SCEN Trecho 2 Lote 4 – Via L4 Norte 70800-900 – Brasília/DF – Fone: (61) 3535-8975 – Fax: 3535-8978 E-mail: mozartferraz@correios.com.br