Aula 5 Modelagem Conceitual

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Transcrição da apresentação:

Aula 5 Modelagem Conceitual ´Metodologia de Produção e Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Exercício 10 minutos para cada grupo (conceituação e concepção implementação de uma casa) Imagine que você fosse construir uma casa Abstraia quais seriam as ações a serem realizadas nas etapas de: Conceituação Concepção Implementação Teste Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Exercício Conceituação (objetivos, necessidades, restrições) Que tipo de moradia desejo (prédio, casa) Qual a distância que estou disposto a morar do centro de São Paulo Quantas pessoas irão morar na casa Existem restrições (crianças, idosos, deficientes) Qual o meu orçamento Vou construir (quanto tempo tenho) ou comprar pronta Quais as referências que tenho (revistas, moradias de amigos, etc) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Exercício Concepção (mapeamento dos conceitos em modelos palpáveis) Que espaços gostaria de ter Amplitude de cada um deles Proximidade de espaços Privacidade Qual o estilo que desejo Acabamentos / decoração / iluminação / pintura Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Exercício Implementação (tornar o modelo concebido realidade) Obra propriamente dita Implementação não é possível sem concepção Concepção sem conceituação pode levar a espaçõs inabitáveis Percebam: profissionais envolvidos não podem construir a casa sem obter informações dos donos a cada etapa (abordagem participativa) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Relembrando.... Design de um produto editorial precisa de método O produto resultante do design precisa ser útil Abordagem participativa Testes com usuários Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia para Construção de Sites Conceituação Modelo Conceitual Concepção Arquitetura de Informação Desenvolvimento da linha gráfica e telas tipo Desenvolvimento do estilo editorial – tom de voz Implementação Desenvolvimento de Conteúdo Diagramação + HTML Projeto de TI Integração e aceite Publicação Monitoração e-performance Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Abordagem Participativa Pesquisa de Foco Task Analysis Estudos Etongráficos Usabilidade Estratégia Valores / Negócio Modelagem Conceitual Modelo de negócios Integração Testes Aceite Piloto Publicação Operação e Manutenção Paper Prototype Usabilidade Implementação Arquitetura de Informação Conteúdo Look & Feel Arquitetura + Projeto de IT Back office infra-estrutura, parcerias,etc Gerenciamento de Projetos Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas Boas Práticas / Guideline

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Relembrando Usuário cria modelo mental do sistema baseado em suas interações Projetista idealiza modelo conceitual do sistema Designers concebem o sistema Golfo de execução Golfo de avaliação Imagem do Sistema Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Gaps mesmo com abordagem participativa Expectativa Usuários Modelagem Conceitual (sistema) Interface Modelo Mental (usuário) Usuário não sabe verbalizar suas necessidades Usuário não foi compreendido Custo, legado, políticas Tarefas/ contexto do usuário não forma entendidas Falhas de consistências (AI + L&F) Custo, legado,políticas Exercicio: quais os tipos de testes podem ser aplicados em cada uma das fases para Que se mantenham / diminuam os gaps acima. Proponha realimentações para Diminuição de gaps. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Inicio de tudo é uma idéia (uma percepção de necessidades de público exteriorizada ou não, forma de cumprir um objetivo) Documento que descreve conceitos, e fornece para as fases seguintes informações do mercado e do público. Este documento trará as diretrizes para a evolução do produto permitindo a coerência do todo Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Descrição Sucinta da Idéia e do Contexto Análise da Concorrência Público Alvo e suas Necessidades / Caracterísiticas Levantamento de Requisitos, Escopo, Limitações Metáforas (negócio) Visão Missão Modelo de Negócios (viabilidade) Parcerias Planejamento Necessidades Operacionais Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Descrição da Idéia e do Contexto Descrever o Contexto em que a iniciativa se insere (Estratégia maior, Visão, Missão e Objetivos) Descrever sucintamente a idéia, seus objetivos, necessidades que atende, e o público ao qual ela se destina, os possíveis competidores, e o alinhamento com o contexto maior na qual ela se insere Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Análise do mercado (benchmarks) Quem faz bem no mercado? O que deve ser analisado? (Montar uma tabela comparativa das várias análises feitas) Lista das coisas a serem seguidas e das coisas a serem evitadas Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Análise do Público Alvo (pesquisas de foco, task analysis e etnográficos) Quais as itenções e necessidades deste público Estratégias de busca e uso de informação Como a decisão é tomada? Quais os argumentos de convencimento? Que tipo de informação é necessária? Como a iniciativa atende a estas necessidades? Qual a reação do público a iniciativa? Como outros sites suprem esta necessidade? A experiência em outros sites é satisfatória? Há necessidade de segmentação (tabela publico x necessidades) Quais as sugestões, e principais apreensões Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Levantamento de Requisitos Com base em tudo que se levantou nos tópicos anteriores detalhar a solução listando requisitos necessários, limitações, o que será feito e o que esta fora do escopo Tente responder para cada objetivo/necessidade do cliente a ser atendida: O que (Detalhar o objetivo/ necessidade) Para quem (levar em conta a forma levantada de estratégia de busca de informação, quais info são necessárias para se tomar uma decisão) Como será feito (como a mídia em questão ajudará, como será implementado, o que será oferecido e de que forma, quais os argumentos de convencimento) Por que? (qual o valor que isto traz para o cliente e para o negócio, como fazer que isto seja percebido) Exercício: faça o exercício acima para pagamento de contas. Tente extrair do seu grupo as necessidades e responda as perguntas acima) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Levantamento de Requisitos Priorize a lista de requisitos (valor para o cliente e para o negócio) Crie uma estratégia para que a priorização seja percebida pelo usuário/cliente Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Metáforas Existe alguma forma de tangibilizar melhor a iniciativa utilizando metáforas que remetam a experiências já conhecidas pelos usuários Ex: carrinho de compras nos Shoppings virtuais Cuidado: não deixar se levar pelo banal ou pelo incompreensível Deve ser usada se o conceito em questão é difícil de ser entendido Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Visão É aonde se pretende chegar no longo prazo. É a maneira como desejamos que nossos clientes, o mercado nos enxerguem Exemplo Visão da Microsoft “Começamos com a visão de um computador em cada mesa de trabalho – Bill Gates Chairman and Chief Software Architect Exemplo British Royal Mail “Nossa Visão é sermos reconhecidos como a melhor organização do Mundona entrega de correspondências e pacptes” Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Dicas para escrever Visão Pense na iniciativa hoje Utilize sua intuição e conhecimentos para enxergar a iniciativa daqui a 5 anos. Como seria possível perceber a transformação? A visão deve ser um conceito claro e concreto de premissa de criação de valor da iniciativa Possua uma chance plausível de sucesso, no qual as pessoas acreditem Capture o espírito desejado da organização Seja fácil de ler e entender Seja forte para ser aplicada em processos decisórios Motive mesmo em tempos difíceis Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Missão É a forma de se chegar a Visão Deve descrever o negócio principal da iniciativa, o cliente e o valor que se gera para o mesmo. Missão da ECT: “Prestar serviços de correios convencionais e avançados, transporte de encomendas e atendimentos especiais de forma empresarial, com competitividade e lucratividade, de acordo com a qualidade exigida pelos diversos segmentos de mercado, bem como desenvolver e motivar pessoas para garantir a excelência desses serviço Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Parcerias Listar as parcerias necessárias para viabilização da iniciativa Ex: para um shopping virtual são necessárias parcerias com operadores logísticos, meios de pagamento, lojistas, etc. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Modelo de Negócios Estudo de viabiliade de negócio. Estima-se o investimento, as despesas com operação, as parcerias necessárias, marketing e a receita e o tempo para que ocorra o retorno do investimento (ROI). Através deste estudo decide-se ou não pela inciativa Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Planejamento Planeja-se como realizar o projeto, estabelece-se cronograma, orçamento, estrutura do projeto (“dono do projeto”, quem aprova, quem faz o que, etc) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Modelagem Conceitual Necessidades Operacionais Listar o que precisa ser feito no dia-a-dia para que o produto resultante do projeto sobreviva Ex: para um shopping Colocação de ofertas, marketing externo, garantia da qualidade, conquista de novos lojistas, controle financeiro, etc. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Projeto Hotsite* de um evento (da conceituação a implementação) contextualizado dentro de um site. Discussão de temas Exposição em um museu famoso Café Acadêmico na ECA Corrida de Fórmula 1 no Brasil * Hotsite: site que fica durante um tempo no ar, prestando-se a uma campanha que tem começo, meio e fim. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Projeto Gere um documento com todos os itens da modelagem conceitual para o dado evento Exceto modelo de negócios. Visão e Missão, devem estar alinhados com o contexto maior no qual o hotsite se insere Como você irá entender as necessidades de informação do usuário e seu processo decisário? Façã (no estudo de benchmarks) estudo de boas práticas Não pense na concepção ou implementação pense no conceito Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Para Aula que vem (veja também leitura sugerida) Dica: quais são as informações necessárias para que um usuário entenda e se convença através do hotsite a participar do evento em questão (é preciso que o site seja útil) Qual o público Como atrair o público para visitar o site O que precisa ser comunicado e o que é mais importante (assunto, local, como chegar, data, o que convenceria as pessoas a visitarem o evento, preço, como comprar, etc) Como será comunicado Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

Metodologia de Produção de Mídias Interativas Comunicações Ler para aula que vem: Capítulos Wurman – Ansiedade de Informação 2 Supporting customers´decicion making process (www.guuui.com/issues/02_03.asp) Do you want to inform or persuade? (www.clikz.com/sales/traffic/print.php/1474771) Recomendada: The processed book – Joseph J. Esposito 29.04 – Palestra Arquitetura de Informação – Guilhermo Reis (é parte do programa – não faltem) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas