INTEGRANDO MÍDIAS NO INCENTIVO À LEITURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
Thaís Soares Fabretti Bozzetto Professora de História
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
PROJETO Oficina de Expressão
Área do conhecimento: Biologia
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Produção de historias em quadrinho e textos.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
TEMA: colonização de SC
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.




ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Edna Maria Barbosa Arrebola
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
CLIP DE HISTÓRIA: AS TÉCNOLOGIAS E AS GUERRAS
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Sensibilização no IF-SC
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Blog na Escola Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE RIO BRANCO-AC, AGOSTO/2008.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Roteiro básico para Plano de Aula
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
O computador como Meio e como Fim...
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Transcrição da apresentação:

INTEGRANDO MÍDIAS NO INCENTIVO À LEITURA Cursista: Ângela Maria Santin Santos Tutora: Juliana Votto Cruz

Justificativa A Escola Básica Municipal Professor Laury Luiz Deon, de Abelardo Luz, SC, atende cerca de 280 alunos na faixa etária de 10 a 17 anos regularmente matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries). No geral, são alunos que não gostam muito de ler, preferindo jogos de computador, rpgs, celulares, mp3, entre outras tecnologias atuais.

Estimular a leitura dos estudantes é uma missão que requer criatividade e entretenimento por parte dos professores. Atualmente, com o mundo das tecnologias e principalmente o uso contínuo da internet, a missão do professor torna-se ainda mais árdua e exige que o educador esteja sempre atualizado e com idéias capazes de estimular ainda mais a leitura dentro da sala de aula. http://jornalcidade.uol.com.br/paginas.php?id=23228 Sexta, 14 de março de 2008 - Atualizada as 05:34 h

“experiências recentes comprovam esta afirmação mostrando que nem 3% das pessoas adquirem o gosto pela leitura depois dos quatorze anos”. (DINORAH, 2002, p. 12). É preciso conquistar estes leitores, atacando com ferramentas tecnológicas modernas também.

Mídias e tecnologias integradas Televisão e vídeo; como recurso para assistir ao filme “A Moreninha” e como mídia para produzir filmagem de clips; Informática; como recurso para pesquisa dos vídeos de modelos de livroclips; como mídia para postagem dos vídeos produzidos; Impressa; como recurso com o livro lido (A Moreninha) e como mídia na produção de HQ’s com enfoque diferenciador de linguagem arcaica e moderna que serão transformadas em fichas de leitura; Rádio, como recurso de pesquisa dos fundo-musicais;

Objetivos OBJETIVO GERAL Oportunizar ao aluno situações que contribuam para a formação do gosto pela leitura, conhecimento da literatura clássica nacional e desenvolvimento da expressão oral, escrita e audiovisual;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Produzir textos audiovisuais, a partir do clássico da literatura nacional “A Moreninha” com fins de despertar o gosto pela leitura em outros adolescentes; Construir HQ a partir do audiovisual, enfocando as variações lingüísticas em detrimento das diferentes épocas; Criar roteiro para vídeo clip do livro “A Moreninha”, envolvendo musica, filmagem e trechos escritos; Postar o clip montado na web; Divulgar as HQ’s como ficha de leitura na biblioteca para o aprimoramento do gosto pela leitura;

CONTEÚDOS ENVOLVIDOS Língua portuguesa Leitura de texto áudio-visual e de mundo, dramatizadora; Interpretação por questionário, por comentário, por imagens (verbal - oral, escrita e não-verbal –visual) Oralidade conversas, comentários, troca de idéias, representação dramática; Produção textual de HQ’s, roteiro para audiovisual e audiovisual; Análise lingüística: gêneros de discurso, variedades lingüísticas, linguagem coloquial e culta, antiga e moderna, ortografia, acentuação, pontuação, caracterização de personagens e uso de balões. Artes História em quadrinhos; Dramatização; Delimitação de cenários e figurinos adequados à época do texto representado; Produção de roteiro para filmagem;

ATIVIDADES PROGRAMADAS 1ª semana - 27 a 31 de outubro de 2008 Assistir ao filme “A Moreninha”; Interpretação escrita; para enfatizar as diferenças de época no sentido social e de fala, bem como para se perceber o porquê do modo de construção do filme; Produção de História em Quadrinhos; (ARTES) 2ª semana - 03 a 07 de novembro de 2008 3ª semana - 10 a 14 de novembro de 2008 Montagem de grupos para filmagem; Estudo da estrutura dos roteiros; Escolha, pelos grupos, de pequenos trechos do livro para encenar e filmar; Cada grupo elabora um roteiro para sua filmagem; Escolha da trilha sonora; 4ª semana - 17 a 21 de novembro de 2008 Construção de cenários e figurinos; (ARTES) Filmagem; 5ª semana - 24 a 28 de novembro de 2008 Edição das imagens; Avaliação do projeto pelos alunos; Postagem na internet;

Recursos RECURSOS HUMANOS Professora de língua Portuguesa e Artes; Alunos da 8ª série vespertino; Auxílio na edição das imagens Jean Paulo Pereira dos Santos (meu cônjuge) RECURSOS MATERIAIS Televisão e vídeo; Material impresso – atividades; Material didático; Roupas e maquiagem; Cartazes e cenários; Computador com gravador de dvd; Softwares específicos para edição de imagens; Filmadora e máquina fotográfica digital; Rádio e cd’s; RECURSOS DE SOFTWARE Programa de auxilio para baixar os vídeos do you tube para dvd: VDwnloader Programa para edição final dos vídeos: Windows Movie Maker

Resultados O projeto foi feito com a turma da 8ª série vespertina, em cinco semanas, ou seja, foram disponibilizadas cerca de 20 aulas de Língua Portuguesa e 10 de Artes. Por ser algo muito diferente do normal, os alunos expressaram sua insegurança, segundo eles, não é difícil, mas a timidez e a vergonha eram grandes. A partir das filmagens foram configurados os clips e avaliado o projeto pelos alunos, discutindo com eles a viabilidade de se produzir material deste estilo para a escola. Concomitantemente a isto, plastificaram-se as HQ’s para deixá-las na biblioteca para consulta. Por tudo isso, compreende-se que este projeto foi de muita importância, tanto como bagagem de conhecimento para profissionalização, como uma forma de fazer algo realmente necessário à escola, não só pelo fato de utilizar mídias, mas pela auto-estima proporcionada aos alunos-atores e ainda, pelo fato de proporcionar grande realização profissional, pois quando o aluno gosta de ler, ele realmente aprende mais fácil.

Referencial teórico AMARAL, Mara Cristina. A arte de contar histórias. Revista do professor. Porto Alegre: RS. (jan/mar) 1994 . BELLENGER, L. Os métodos de leitura. R.J.:Zahar Editores 1978. Tradução de Dora Flaksman. CAGLIARI, Luis Carlos Alfabetização e lingüística . São Paulo : Scipione , 1990. DINORAH, Maria. O livro na sala de aula. Porto Alegre: L&PM, 2002. FREIRE , Paulo . A importância do ato de ler . São Paulo :Cortez, 1993 . PLATÃO, Francisco Savioli & FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1997 SAVIANI, Dermeval. O Trabalho como Princípio Educativo Frente às Novas Tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al (Org.) Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

linguagem coloquial atual – Mateus da Silva

linguagem culta – Aline Martins

roteiro

Avaliação dos alunos