O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Bem-vindos!.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Programa de Educação Tutorial do Bacharelado em Ciência da Computação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Programa Especial de Treinamento
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Estrutura Comissões Importância e contribuição do Interpet-Ceará Participação dos Petianos.
SINAES: Concepções e Diretrizes
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
O PERFIL DO TUTOR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PETIANOS FERREIRA, M. V. B.¹; SILVA F. B¹.; AMARAL, G. M. S.¹; PAULA, J. N.¹; REZENDE, M. B.² ¹ Acadêmicas.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PREG –
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Empresa Junior.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
1.Discussão sobre o Papel do CLA  Melhoria no direcionamento das atividades dos Grupos PET e GET  Cadastramento das atividades desenvolvidas dentro.
Lei de setembro de História do PET fundado por Cláudio de Moura e Castro em 1979, pela CAPES.
O que é o Programa de Educação Tutorial? O Programa consiste em unir três elementos: Ensino Pesquisa Extensão.
Universidade Federal de Itajubá
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
INTRODUÇÃO Reconhecendo a relevância de atividades práticas para uma melhor aprendizagem de conteúdo, principalmente referente ao ensino de ciências, o.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, que desenvolve atividades baseadas em um tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Nessas atividades, os integrantes dos diversos grupos PET espalhados pelo Brasil têm a oportunidade de desenvolver o espírito crítico, de ampliar a visão da atividade profissional e de ter um contato mais intenso com o processo de formação do acadêmico. O programa foi criado em 1979, e aperfeiçoado e ampliado durante 20 anos sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Ensino Superior- SESu/MEC, sob a tutela do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM.

Quais são seus objetivos? Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa; Estimular a melhoria do ensino de graduação; Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante Quantos grupos existem? Atualmente, existem no Brasil, aproximadamente 330 grupos PET espalhados em IES de 24 estados e do Distrito Federal.

O primeiro grupo PET na UFRGS iniciou suas atividades no ano de 1988 O primeiro grupo PET na UFRGS iniciou suas atividades no ano de 1988. Atualmente, a instituição conta com sete grupos em atuação: PET Computação – 1988 PET Psicologia – 1989 PET Educação Física – 1991 PET Engenharia Civil – 1992 PET Geografia – 1992 PET Odontologia – 1992 PET Ciências Sociais - 2006

Bolsistas: 76; Interlocutor do PET na UFRGS: Professora Susana Werner Samuel. Eventos de participação conjunta entre os grupos: Interpet SulPET ENAPET Presença de CLA – Comitê Local de Acompanhamento.

Periodicidade: mensal; Quem participa: petianos e tutores dos grupos da UFRGS. Nestes encontros, são debatidos os mais variados temas pertinentes ao programa, além de ser um momento de grande importância pela troca de experiências e fortalecimento dos laços que unem os grupos da instituição.

Periodicidade: anual; Quem participa: petianos e tutores dos grupos PET do sul do Brasil. O Sulpet é o encontro regional dos grupos PET, englobando os estados da região Sul (RS, SC e PR). Troca de experiências e discussão de diretrizes do programa são o foco do evento. Costuma ocorrer no primeiro semestre e os temas discutidos nesse evento poderão ser debatidos posteriormente no ENAPET que ocorre no meio do ano. SulPET 2006: Londrina - PR SulPET 2007: Santa Maria - RS

Delegação PET – UFRGS presente no SulPET 2006 e Assembléia Final – SulPET 2006

Periodicidade: anual; Quem participa: petianos e tutores dos grupos PET de todo o Brasil. Considerado o encontro máximo do programa, o ENAPET permite nacionalizar os debates resultantes dos encontros regionais, propicia uma importante troca de experiências entre petianos de todo o país, além de ser palco para excelentes reflexões sobre o PET e a Educação Superior como um todo. ENAPET 2006: Florianópolis - SC ENAPET 2007: Belém - PA

Assembléia Final do ENAPET - 2006

Petianos da UFRGS no ENAPET 2006 e Atividade do ENAPET 2006

O Comitê Local de Acompanhamento (CLA) é formado por 2/3 dos membros indicados pelos integrantes do Programa e 1/3 indicados pela Pró-Reitoria de Graduação, a qual é responsável pelo Programa.

Atividades desenvolvidas pelo CLA: Acompanhamento e orientação dos grupos da UFRGS nos mais variados aspectos das áreas de conhecimento e do PET; Coordena e participa ativamente do processo de acompanhamento dos grupos; Elabora o relatório consolidado da instituição e encaminha-o para a SESu com a aprovação da PROGRAD; Assesora os grupos sob sua coordenação visando uma melhoria qualitativa em suas atividades. O CLA- UFRGS caracteriza-se por sua eficiência, reconhecida por todos os grupos da instituição.

A participação dos graduandos no programa PET significa um inevitável aprimoramento de suas respectivas carreiras acadêmicas, fato que se reflete no grande número de petianos que ingressam nos programas de pós-graduação. Tambem revela-se um caminho adequado de utilização do conhecimento adquirido na universidade para o bem da sociedade, refletido na idéia da extensão. Complementando o “tripé” no qual o PET sustenta-se, a produção científica verificada nos grupos – especificamente na UFRGS – revela a importância designada a pesquisa nas mais vastas áreas do conhecimento. O PET consolida-se a cada dia como uma referência no âmbito da graduação, reflexo da seriedade e da relevância do trabalho desenvolvido em conjunto pelos tutores e bolsistas, bem como do respaldo concedido pela Universidade e pelo MEC.

Comissão dos grupos PET para o Salão de Graduação: Felipe Flores – PET Computação Luciano D’Auria – PET Ciências Sociais Júlia Oliveira – PET Educação Física Daniel Haddad – PET Odontologia Samuel Artus – PET Psicologia Daniel Vallerius – PET Geografia Paula Silveira – PET Odontologia Marina Teixeira – PET Engenharia Civil Raquel Reck – PET Engenharia Civil

MUITO OBRIGADO!!