Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008 Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008
Agenda: Inteligência Howard Gardner – Projeto Zero Tipos de inteligências As inteligências na educação
Inteligência Antes século XIX -> patologia clinica Sociologia e psicologia Classificação dos indivíduos (QI) - Binet
Poderes mentais Inteligência (Gardner, 1997) Potencial humano Psicologia Poderes mentais Racionalidade, inteligência, habilidade, desenvolvimento da mente, capacidade intelectual
Inteligência “um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura” (Gardner, 2000)
Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros. “ As inteligências vêm da combinação da herança genética do indivíduo com as condições de vida numa cultura e numa era dada.” (Gardner, 2000)
História: Pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituição holandesa - em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o potencial humano: deu-se início ao Projeto Zero. Howard Gardner, um dos responsáveis pelo projeto, utilizou seu conhecimento como psicólogo e estudou o desenvolvimento e as habilidades simbólicas dos indivíduos. Foi a primeira divulgação científica sobre a pluralização das inteligências.
Cinestésica-corporal Lingüística Musical Matemática-Lógica Cinestésica-corporal Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencial
Bases da teoria: Pluralidade (mais de 02 inteligências); A inteligência não pode ser medida. - Comprovação da teoria: Trabalho com pessoas portadoras de síndromes e lesões cerebrais. Autistas-> Comunicação - Lidar com números. S. Down -> Lidar com números - Comunicação.
Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque Inteligência verbal-lingüística: É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência.
Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inteligência musical: Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Inteligência percebida em crianças; Estudo com pessoas surdas.
Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Inteligência lógico-matemática:
Atletas, atores, mímicos. Inteligência corporal-cinestésica: Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos. “A persistência é o caminho do êxito” Charles Spencer Chaplin.
Inteligência espacial: É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.
Inteligência interpessoal: Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades.
Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Inteligência intrapessoal: É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle).
espiritualistas, artistas. Inteligência naturalista: Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.
A mais nova inteligência adicionada Inteligência espiritual: A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.
19
Inteligência Lingüística Vocabulário Linguagem 20
Lógico-Matemática Espacial - HD Musical 21
Naturalista – HD (presumi-se) Cinestésica corporal HE Pictórica - HD Intra e Interpessoal 22
Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)
Seven – escola de inglês Exemplos: Seven – escola de inglês 24
Ensino Superior: Preparar o profissional para um mercado de atuação em constante mutação. Mais do que uma boa formação técnica é necessário aprimoramento pessoal e profissional de uma forma diferenciada.
Engenharia – ênfase à inteligência lógico- matemática ??? Publicidade e Propaganda – ênfase à inteligência espacial ???
Esta vaga anunciada precisa de candidatos com urgência! · Benefícios: Tíquete Refeição · Regime de contratação: CLT (Efetivo) ou Prestador de serviços (PJ) · Horário: Sem horários definido. Esta vaga anunciada precisa de candidatos com urgência!
Competências X Inteligências Para Gardner competências são especificações da inteligência. Operacionalizações – inteligência em ação Inteligência: potencial biopsicológico – resolver problemas Competência – atributo adquirido – capacidade de usar as inteligências Celso Antunes 29
Competências X Inteligências Exemplo carro Habilidade – produto do treino e aprimoramento de nossa destreza Exemplo carro Celso Antunes 30
Inteligências Múltiplas no Adulto Até os 70/80 anos existe a possibilidade de desenvolver as inteligências salvo em pessoas com doenças degenerativas. Celso Antunes 31
Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional . A inteligência emocional nada mais é do que combinação das inteligências interpessoal e intrapessoal, expostas por Gardner.
“o teórico do desenvolvimento cognitivo” Piaget “o teórico do desenvolvimento cognitivo” O individuo está constantemente construindo hipóteses e por meio disso tentando gerar conhecimento
Conhece-te a ti mesmo“ (Sócrates) Todos os homens por natureza desejam o saber” (Aristóteles) “Penso , logo existo” (Descartes) “O primordial autor e motor do universo é a inteligência. Portanto, a causa final do universo deve ser o bem da inteligência e isto é verdade... De todas as buscas humanas, a busca da sabedoria é a mais perfeita, a mais sublime, a mais útil e a mais agradável.” (Gardner,1994 p.4)