RESPONSABILIDADE SOCIAL Um novo jeito de olhar
A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão REGIME DEMOCRÁTICO FRUIÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FORMAÇÃO DA CIDADANIA
A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão Cenário brasileiro vigente: Direitos dos cidadãos na prática Direitos dos cidadãos na teoria Divergência entre os direitos proclamados e desfrutados.
A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão Para modificar o cenário brasileiro atual é necessário observar: Se os indivíduos são capazes de exercer sua cidadania O nível de conhecimento relacionado aos direitos e deveres O nível de organização da sociedade A ação do plano individual A articulação coletiva
A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão A política atual: Incorpora o discurso democrático Favorece a democracia de baixa intensidade Permite a cidadania de baixa intensidade Exclui e compromete os direitos sociais conquistados Desvaloriza o profissional da educação
SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA INDUSTRIALIZAÇÃO E TECNOLOGIA DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL E SOCIAL
EXCLUSÃO SOCIAL Entende-se como excluídos: Pessoas desligadas dos processos sociais Seres humanos destituídos de terra e trabalho Indivíduos envolvidos no processo de migração Moradores de favelas e rua População com acesso aos bens mínimos Pessoas excluídas dos processos educacionais
EXCLUSÃO SOCIAL Indicadores sociais: Aumento do desemprego Índice de analfabetismo Déficit de moradias Sucateamento da saúde
PRIMEIRA FASE DA EXCLUSÃO SOCIAL Atribuída aos níveis de: Renda Escolaridade Raça
SEGUNDA FASE DA EXCLUSÃO SOCIAL Os novos excluídos: Jovens com elevada escolaridade Pessoas com mais de quarenta anos Homens não-negros Pessoas com maior escolaridade
Novas políticas públicas: EXCLUSÃO SOCIAL Novas políticas públicas: Bolsa trabalho Programa começar de novo
INCLUSÃO SOCIAL PERVERSA Ausência de qualidade: No trabalho Na formação Na assistência médica Segurança Consumo de bens materiais e serviços
Empresas desenvolvem projetos sociais por dois motivos: MARKETING SOCIAL Empresas desenvolvem projetos sociais por dois motivos: Exercer filantropia empresarial Desenvolver estratégias de marketing
Projetos de marketing social enfatizam: Melhoria da qualidade de vida Oferta de oportunidades de ascensão social Divulgação de benefícios para população Prevenção à marginalidade Desenvolvimento da comunidade
Nova ótica dos 5 P´s do marketing: MARKETING SOCIETÁRIO Nova ótica dos 5 P´s do marketing: Preço Produto Promoção Praça Pessoas
MARKETING SOCIETÁRIO Macromarketing: Analisa os impactos das interações entre sistemas de marketing e sistemas sociais.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Uma alternativa social para: Natureza Meio ambiente humano e político Mercado de trabalho Qualidade de Vida
Unidades organizacionais afetadas pela questão ambiental: GESTÃO AMBIENTAL Unidades organizacionais afetadas pela questão ambiental: Meio ambiente – política ambiental Produção – menos resíduos e economia de energia Marketing – produtos ambientalmente melhores Recursos Humanos – conscientização e treinamento Comunicação – reforço da imagem empresarial P e D – qualidade ambiental dos produtos
Padrões Normativos e Selos Ambientais: GESTÃO AMBIENTAL Padrões Normativos e Selos Ambientais: Instituto Ethos NBR 16001 ISO 14001 SA 8000 ISO 26001
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios Problemas globais Revolução nas comunicações Aumento da produtividade industrial e agrícola Urbanização Novos centros de poder econômico e político
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios Soluções Globais A capacidade de articulação dos agentes sociais de ser mais ampla O desenvolvimento dos aspectos sociais deve passar para o primeiro plano Os atores sociais devem formar multiplicadores O Estado não deve deixar de desenvolver ações sociais
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios Desafios das ONGs na década de 80 Índices cada vez mais altos de inflação Aumento da pobreza Crescimento do setor informal da economia Descrédito do Banco Mundial e Instituições Internacionais em determinado período.
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios Desafios das ONGs na década de 90 Sair do micro para o macro Ação participante Propor uma nova forma de produzir e distribuir bens e serviços Ampliar o diálogo com os setores governamental e empresarial Reestruturar o papel das empresas e do Estado perante à sociedade. Atrair investimentos para o Brasil
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios Gerenciamento de ONGs O trabalho é gerenciado por um ideal compartilhado pelos membros que as compõem O planejamento de suas atividades está sujeito às fontes de financiamento As ações, os objetivos, as metas e a avaliação dos resultados ainda não estão bem estruturados O interesse de cada membro e a disponibilidade de agenda permite o desenvolvimento e a inclusão de novos projetos sociais
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios Gerenciamento de ONGs Não há sistematização dos dados para efeito de avaliação de desempenho gerencial Não há normas e procedimentos escritos As funções e as responsabilidades de seu pessoal não são claramente definidas O marketing social não é utilizado de forma correta A ausência de divulgação do desenvolvimento e sucesso dos projetos sociais, deixa a produção das ONGs dependentes de doações
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Gestão de ONGs Resultados Esperados Trabalhar por meio de redes Identificar claramente produtos, áreas de atuação e os beneficiários Compartilhar mercados Controlar e avaliar o impacto das executadas Divulgar o produto ou serviço oferecido
RESPONSABILIDADE SOCIAL Balanço Social Valores e Transparência Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Consumidores / Clientes Comunidade Governo e Sociedade
PROJETO SOCIAL Metodologia utilizada para o desenvolvimento de um projeto social: Questionário Apresentação da empresa Identificação dos stakholders Indicadores da cidade-alvo Perfil do consumidor
RESPONSABILIDADE SOCIAL Causas que recomendam o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social: Conceitos desconhecidos Falta de motivação Colaboradores sentem-se máquinas Baixo nível de escolaridade Alto nível de rotatividade de colaboradores Carências na comunidade
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Foco da ação social da empresa: 1º ESTÁGIO – Gestão Social Interna 2º ESTÁGIO – Gestão Social Externa 3º ESTÁGIO – Gestão Social Cidadã
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Gerenciando a Responsabilidade Social Interna: Departamento Pessoal Gestão de Recursos Humanos Gestão do Capital Intelectual Gestão do Capital Social - Promotores de marketing social - Qualidade de vida - Promoção de saúde - Desenvolvimento sustentável