Interação na EAD : 4 desafios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Padrões de competência em TIC para professores
TECNOLGIAS A DISPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Interação com os Alunos
O Cenário Virtual.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
Educação, Tecnologias e Comunicação na Era das Redes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
11 º Congresso Internacional ABED
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Formas de Interação.
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Conceitos e Gerações de EAD
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Introdução à Educação à distância
Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Interação na EAD : 4 desafios Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU

Desafio ZERO

li em algum lugar “ Se você pensa que a educação é cara, calcule então o custo da ignorância…”

Ghandi estava certo ? “ ... para chegar a lugares onde ainda não estivemos, será preciso passar por caminhos que ainda não trilhamos... “

Primeiro Desafio

Primeiro Desafio alcance / volume X interação

Primeiro Desafio Como equilibrar as demandas políticas e institucionais pela ampliação do acesso à educação com a demanda pedagógica por interação?

alcance / volume problema interatividade

alcance / volume desafio interatividade

mídias mídias de massa = menos interativas do que mídias digitais como o computador e/na internet ? escolha da(s) mídia(s) de suporte para EAD tem sido pautada por critérios mais quantitativos do que comunicativos...

Segundo Desafio

Segundo Desafio estímulos sensoriais X interação

Segundo Desafio Como equilibrar estímulos sensoriais e interatividade potencial nos meios de comunicação usados em EAD?

riqueza de estímulos sensoriais grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais + rico - interativo + rico + interativo + pobre - interativo + pobre + interativo grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais TV rádio grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais aula expositiva grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais telefone grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais videogame internet grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais conversa face a face grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais amamentação grau de interatividade

riqueza de estímulos sensoriais contatos humanos diretos mediados grau de interatividade

Terceiro Desafio

Terceiro Desafio interações significativas

Terceiro Desafio Como fomentar e mediar interações significativas em AVAs?

interação trocas simbólicas signficativas significados negociados e (re) construídos mediação é parte integrante

mediação… tecnológica comunicativa simbólica pedagógica

1 tecnológica

1 tecnológica A tecnologia é a fogueira em volta da qual hoje contamos as nossas histórias Laurie Anderson

2 comunicativa

2 comunicativa Pensem no computador não como uma ferramenta, mas como uma mídia. Brenda Laurel

3 simbólica

3 simbólica ...uma dupla articulação, onde a mensagem é uma articulação tanto como forma, quanto como significado Gunther Kress

4 pedagógica

4 pedagógica ... a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem, não uma ponte estática, mas uma ponte 'rolante’ M Masetto

mediação pedagógica não é somente escolher os meios ou preparar os materiais didáticos implica em decisões sobre as mídias os processos cognitivos as interações

o professor como... instrutor facilitador mediador catalizador invisível?

invisível facilitador mediador papel do professor catalizador aprendizagem colaborativa invisível processo facilitador problema mediador desafio catalizador questão papel do professor tarefa instrutor tranmissão

Quarto Desafio

Quarto Desafio fazer acontecer

Quarto Desafio Como aproximar o que dizemos do que de fato fazemos ?

a ponte entre o discurso e sua realização design a ponte entre o discurso e sua realização > semiótica social (G.Kress)

visualizar, antecipar planejar projetar imaginar acontecendo design conceber visualizar, antecipar planejar projetar imaginar acontecendo

design de atividades interações que acontecerão entre os agentes educacionais nos ambientes de aprendizagem

design de atividades está ao alcance dos professores e outros profissionais que preparam os cursos pode e deve ser objeto de um projeto (antecipação, visão, proposta, intenção) resultado depende das interações, mas o design inicial não

atividades estratégias técnicas recursos

estratégias globais 1. imitativa 2. heurística 3. criativa

ponto de partida ponto de chegada imitativa X X

ponto de partida ponto de chegada X heurística X X X

ponto de partida ponto de chegada criativa X

X X X X X X X imitativa heurística criativa ponto de partida ponto de chegada imitativa X X X heurística X X X criativa X

estratégias objetivos pensamento procedimentais cognitivos atitudinais operacional lógico sensível imitativa heurística criativa

como podemos enfrentar os 4 desafios ?

importante! diálogo de experiências entre as boas práticas pedagógicas presenciais + à distância

EAD efetiva diálogo aberto entre educadores, comunicadores, designers, gestores, informatas, alunos, especialistas … não basta juntar pedagogos e programadores > faltam outros olhares importantes

M. Proust : “ ... a verdadeira viagem de descoberta não está em sempre divisar novas terras, mas sim em olhar nossa própria terra com novos olhos... “

muito obrigado ! 4simao @ terra.com.br asimao @ ioe.ac.uk Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU