Interação na EAD : 4 desafios Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU
Desafio ZERO
li em algum lugar “ Se você pensa que a educação é cara, calcule então o custo da ignorância…”
Ghandi estava certo ? “ ... para chegar a lugares onde ainda não estivemos, será preciso passar por caminhos que ainda não trilhamos... “
Primeiro Desafio
Primeiro Desafio alcance / volume X interação
Primeiro Desafio Como equilibrar as demandas políticas e institucionais pela ampliação do acesso à educação com a demanda pedagógica por interação?
alcance / volume problema interatividade
alcance / volume desafio interatividade
mídias mídias de massa = menos interativas do que mídias digitais como o computador e/na internet ? escolha da(s) mídia(s) de suporte para EAD tem sido pautada por critérios mais quantitativos do que comunicativos...
Segundo Desafio
Segundo Desafio estímulos sensoriais X interação
Segundo Desafio Como equilibrar estímulos sensoriais e interatividade potencial nos meios de comunicação usados em EAD?
riqueza de estímulos sensoriais grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais + rico - interativo + rico + interativo + pobre - interativo + pobre + interativo grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais TV rádio grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais aula expositiva grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais telefone grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais videogame internet grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais conversa face a face grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais amamentação grau de interatividade
riqueza de estímulos sensoriais contatos humanos diretos mediados grau de interatividade
Terceiro Desafio
Terceiro Desafio interações significativas
Terceiro Desafio Como fomentar e mediar interações significativas em AVAs?
interação trocas simbólicas signficativas significados negociados e (re) construídos mediação é parte integrante
mediação… tecnológica comunicativa simbólica pedagógica
1 tecnológica
1 tecnológica A tecnologia é a fogueira em volta da qual hoje contamos as nossas histórias Laurie Anderson
2 comunicativa
2 comunicativa Pensem no computador não como uma ferramenta, mas como uma mídia. Brenda Laurel
3 simbólica
3 simbólica ...uma dupla articulação, onde a mensagem é uma articulação tanto como forma, quanto como significado Gunther Kress
4 pedagógica
4 pedagógica ... a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem, não uma ponte estática, mas uma ponte 'rolante’ M Masetto
mediação pedagógica não é somente escolher os meios ou preparar os materiais didáticos implica em decisões sobre as mídias os processos cognitivos as interações
o professor como... instrutor facilitador mediador catalizador invisível?
invisível facilitador mediador papel do professor catalizador aprendizagem colaborativa invisível processo facilitador problema mediador desafio catalizador questão papel do professor tarefa instrutor tranmissão
Quarto Desafio
Quarto Desafio fazer acontecer
Quarto Desafio Como aproximar o que dizemos do que de fato fazemos ?
a ponte entre o discurso e sua realização design a ponte entre o discurso e sua realização > semiótica social (G.Kress)
visualizar, antecipar planejar projetar imaginar acontecendo design conceber visualizar, antecipar planejar projetar imaginar acontecendo
design de atividades interações que acontecerão entre os agentes educacionais nos ambientes de aprendizagem
design de atividades está ao alcance dos professores e outros profissionais que preparam os cursos pode e deve ser objeto de um projeto (antecipação, visão, proposta, intenção) resultado depende das interações, mas o design inicial não
atividades estratégias técnicas recursos
estratégias globais 1. imitativa 2. heurística 3. criativa
ponto de partida ponto de chegada imitativa X X
ponto de partida ponto de chegada X heurística X X X
ponto de partida ponto de chegada criativa X
X X X X X X X imitativa heurística criativa ponto de partida ponto de chegada imitativa X X X heurística X X X criativa X
estratégias objetivos pensamento procedimentais cognitivos atitudinais operacional lógico sensível imitativa heurística criativa
como podemos enfrentar os 4 desafios ?
importante! diálogo de experiências entre as boas práticas pedagógicas presenciais + à distância
EAD efetiva diálogo aberto entre educadores, comunicadores, designers, gestores, informatas, alunos, especialistas … não basta juntar pedagogos e programadores > faltam outros olhares importantes
M. Proust : “ ... a verdadeira viagem de descoberta não está em sempre divisar novas terras, mas sim em olhar nossa própria terra com novos olhos... “
muito obrigado ! 4simao @ terra.com.br asimao @ ioe.ac.uk Antonio Simão Neto PUCPR CVA-RICESU