ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO

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ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO Cida Carvalho SORRI-BRASIL

FATOR HUMANO X INCLUSÃO SOCIAL Sociedade inclusiva - uma sociedade que reconhece, respeita e responde às necessidades de todos os seus cidadãos. Desenvolvimento inclusivo - as questões relacionadas à deficiência devem ser inseridas transversalmente em todos os programas, serviços e produtos.    

VALOR DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA Reconhecer as diferenças: étnicas, religiosas, culturais e sociais, físicas e sensoriais, de gênero, entre outras. Base do conceito de diversidade.   Igualdade na diferença: direitos humanos. Diferença na igualdade: valorizar as características e as peculiaridades de cada um. Diversidade Humana

PARADIGMA DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Idéias Práticas Produto Social Institucionalização Serviço Suporte Emancipação Vontade de Deus Proteção da sociedade Direito à convivência Princípio da normalização Acesso imediato ao espaço comum Princípio da igualdade Diversidade Autonomia Direção dos seus processos decisórios Institucionalização total Segregação e exclusão Prestação de serviços especializados Construção de contextos sociais inclusivos Gerência da própria vida Cidadania Exclusão familiar Integração social após habilitação e reabilitação Espaços segregados Acesso pleno e imediato Ações afirmativas Políticas de desenvolvimento inclusivo Desenvolvimento de competências de gestão da própria vida Autonomia e independência Marginalização Integração Social Inclusão Social Autonomia

UM NOVO OLHAR Pessoas com necessidades especiais especias das pessoas INTEGRAÇÃO SOCIAL INCLUSÃO SOCIAL Pessoas com necessidades especiais Necessidades especias das pessoas Processo de mudança do sujeito para adaptação aos espaços sociais Processo de mudança dos espaços sociais para atender todas as pessoas

Construção social da deficiência NOVOS CONCEITOS Construção social da deficiência Deficiência é o resultado da interação entre o indivíduo e o ambiente Limitação funcional 0 X limitação do ambiente 0 = 0 ausência de deficiência. Limitação funcional 5 X limitação do ambiente 0 = 0 ausência de deficiência. Limitação funcional 5 X limitação do ambiente 5 = 25 presença de deficiência.

DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE Acessibilidade atitudinal Determinante do grau de acessibilidade em uma sociedade Arquitetônica Comunicacional Metodológica Instrumental Programática A acessibilidade tecnológica permeia todas as dimensões da acessibilidade

AJUDAS TÉCNICAS E DESENHO UNIVERSAL TECNOLOGIAS DE BAIXO E ALTO CUSTO Equipamentos, produtos e sistemas desenhados para dar suporte às pessoas com necessidades especiais   DESENHO UNIVERSAL Arquitetura, produtos, equipamentos e serviços desenhados para dar suporte às necessidades especiais das pessoas

GESTÃO DA DIVERSIDADE Paradigma Nível 1. Assimilação Nível 2. Diversificação Nível 3. Inclusão social Paradigma Promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas Reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas Aprender com as diferenças e crescer em função delas Conceito Justiça social e exigências legais Acesso, legitimidade e negócios Aprendizagem e efetividade Perspectiva

OS IMPACTOS DA DIVERSIDADE lideranças e da sociedade. As transformações desejadas requerem uma mudança fundamental na atitude e no comportamento das organizações, das lideranças e da sociedade.   Diversidade deve ser entendida como uma variedade de perspectivas e abordagens trazidas pelos diferentes grupos sociais para o crescimento das organizações, dos negócios e da sociedade em geral.

CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE A convivência e a compreensão ampla da diversidade favorecem a habilidade das empresas em ajustar-se rapidamente e com sucesso às mudanças do mercado, indo além das medidas econômicas. Elas trazem aprendizagem, criatividade, flexibilidade e crescimento individual e organizacional.

E o governo, no relacionamento com os cidadãos? E AGORA? Estamos construindo uma sociedade brasileira inclusiva, onde todas as pessoas têm todos os seus direitos respeitados. Um desafio  Qual o paradigma de gestão da diversidade que a sua empresa escolherá para usar nas estratégias de marketing de relacionamento com seus clientes? E o governo, no relacionamento com os cidadãos?

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