CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

DESAFIOS DO CONTROLE INTERNO E DA GESTÃO Secretário-Executivo
Missão: Zelar pela boa e regular aplicação dos recursos
Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas
Controle Externo e Interno da Administração Pública
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria Federal de Controle Interno XV REUNIÃO ORDINÁRIA do Fórum Nacional dos Diretores de.
Avaliação da Gestão dos Administradores Públicos
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal ESTRUTURA DO CONTROLE.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Controladoria-Geral da União
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
CONTROLE INTERNO –CGU BRASIL
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
TCEMG - Curso de Pós-Graduação em
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Controladoria-Geral da União.
Controle Interno no Brasil
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
ESTRUTURA DO CONTROLE INTERNO FEDERAL
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Controladoria-Geral da União Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Controles Internos Primários
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Palestra Institucional CGU-PR
CGU Controle, Transparência, Participação: o Controle como Apoio à Gestão e Instrumento Anticorrupção.
O Controle Interno do Poder Executivo Federal
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O Controle Interno em parceria com o Controle Externo Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Federação Nacional das Entidades dos Servidores.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO NO RIO GRANDE DO SUL III Seminário da Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre Cláudio.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Controladoria-Geral da União-CGU XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Plenária Simultânea: Os órgãos de.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Programa de Formação de Gestores Públicos Municipais Apresentação Institucional CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO 1994 – Secretaria Federal de Controle 2000 – Reestruturação da SFC/MF 2001 – Corregedoria-Geral da União-PR 2002 – Transferência da SFC para PR 2003 – Controladoria-Geral da União-PR

1. A filosofia da Controladoria assenta-se nos seguintes pontos: Compromisso com a ética e a total transparência nos gastos públicos Combate à corrupção e à promiscuidade público-privado Combinação de controles institucionais e controle social / contribuição à efetiva participação cidadã Articulação entre as instituições relacionadas ao controle e ao enfrentamento da corrupção

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Lei 10.180 - O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, e a apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

CGU ART. 74 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Avaliação dos Programas Governamentais Avaliação da Gestão Pública Federal CF Avaliação da Execução do Orçamento

42

ORGANOGRAMA SIMPLIFICADO - CGU Ministro de Estado do Controle e da Transparência Ministro de Estado do Controle e da Transparência Secretaria Executiva Secretaria Executiva Secretaria Federal de Controle Interno Secretaria de Prevenção da Corrupção e de Informações Estratégicas Corregedoria- Geral da União Ouvidoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Secretaria de Prevenção da Corrupção e de Informações Estratégicas Corregedoria- Geral da União Ouvidoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União Contr. Regional da União nos Estados

Institucionalização da CGU Prevenção Controle Correição Ouvidoria

Técnicas para realização das ações do Sistema de Controle Interno - IN SFC 01/01 AUDITORIA -Avalia a gestão pública pelos processos e resultados gerenciais e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado FISCALIZAÇÃO -Verificar se o objeto existe, corresponde às especificações, atende às necessidades, guarda coerência e se tem mecanismos de controle

ATIVIDADES DE CONTROLE Auditorias regulares; Programa de fiscalização por sorteio público (Estados e Municípios); Auditoria de Tomada de Contas Especiais, Auditorias Especiais em projetos financiados com recursos externos e Acordos de Cooperação Técnica com Organismos Internacionais; Elaboração do BGU; Operações Especiais - pedidos de informações, apurações de denúncias etc.

ATIVIDADES DE CONTROLE Auditorias Anuais de avaliação da gestão - comprovar a legalidade e avaliar os resultados; Acompanhamento Sistemático da Execução das Ações Governamentais; Análise de processos de pessoal - atos de admissão, desligamento, aposentadoria, reforma, pensão e exame de consistência da folha de pagamento;

ATIVIDADES DE CONTROLE Auditorias regulares (2003 a 2005) 8.691 auditorias em órgãos e entidades federais Exame de mais de 5.500 Tomadas de Contas Especiais

ATIVIDADES DE CONTROLE Sorteios Públicos (2003 a 2005) Municípios 19 sorteios realizados 981 municípios fiscalizados (17,64% do universo) 219 ações de governo fiscalizadas Estados 4 sorteios realizados 142 ações de governo fiscalizadas Próximo sorteio: 02.06.2006 Trabalho de Campo: 19 a 23.06.2006

PARCERIAS Tribunal de Contas da União Ministério Público Federal e Estadual Ministério da Justiça (SNJ/DRCI) Departamento da Polícia Federal – convênio firmado Ministério da Fazenda (SRF, Banco Central, COAF) Advocacia-Geral da União Ministério da Saúde (DENASUS)

EXEMPLOS DE IMPROPRIEDADES / IRREGULARIDADES ENCONTRADAS 1) Pagamentos realizados (e prestações de contas aprovadas) com objeto inexistente ou parcial 2) Ausência de Licitações/ Licitações fraudulentas 3) Preços acima do mercado 4) Superfaturamento 5) Inclusão de documentação inidônea nas prestações de contas (notas frias, etc) 6) Desatendimento – Inadequação das especificações 7) Armazenamento/ Controle de estoques inexistentes/ insatisfatórios, com danos/ameaça aos bens 8) Não atendimento/Inadequação de cronogramas 9) Não utilização do bem/serviço custeado com recursos públicos

DESAFIOS PARA ATUAÇÃO DA CGU Combinação equilibrada das Abordagens Punitiva e Pedagógica do Controle; Estímulo à Participação da População no Controle Social; Adequada combinação entre Controle de Legalidade e Controle de Resultados; Atuação na educação básica para a cidadania plena;

AMPLIAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA . Lançamento do Portal da Transparência;

Rua Barão de Aracati, 909 – 8º andar CGU: Setor de Autarquias Sul, Quadra 01, Bloco A, 8º andar Edifício Darcy Ribeiro CEP: 70070-905 CGU/CE: Rua Barão de Aracati, 909 – 8º andar CEP: 60115-080 Telefone: 3466-2800 Email: cguce@cgu.gov.br http://www.cgu.gov.br