Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. DECRETO Nº 6.249, DE 20 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre a criação.
SEMINÁRIO CERTIFICAÇÃO REBRATES
Boas Práticas Contábeis no Terceiro Setor
SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Auditoria nos Conselhos de Assistência Social
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
FILANTROPIA.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS.
REGULATÓRIO CERTIFICAÇÕES E ISENÇÕES
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
“Entidades e organizações de assistência social”
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
ESTRUTURA CONSEAS - Vinculado ao Poder Executivo - SEADS
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Proteção Social Básica
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Encaminhamento aos poderes constituídos em Mato Grosso para que as crianças e adolescentes sejam tratadas como prioridade absoluta, de acordo com a Constituição.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
O SUAS e a rede socioassistencial privada. Dados Gerais Censo SUAS Rede Privada 2011: aproximadamente entidades solicitaram senha. Destas,
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Como solicitar a certificação
Seminário da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador A Trajetória da Saúde do Trabalhador no Município CarlosNeder Carlos Neder A Política de Saúde.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #3
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILAa nova NTROPIA Legislação de Assistência Social – Impacto nas entidades 23 de outubro.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Entidade Sem Fins Lucrativos
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Transcrição da apresentação:

Associação Brasileira das Universidades Comunitárias JORNADA NACIONAL LEI 12.101/09 Análise jurídica, contábil, das áreas de atuação – assistência social, educação e saúde – e de incidência política, sobre a Lei 12.101/09. José Carlos Aguilera Secretário Executivo da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - ABRUC

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes As Entidades Beneficentes de Assistência Social, podem ser estritamente de assistência social e/ou mista, atuando em outras áreas, por exemplo, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, conforme expresso em seu Estatuto; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes As Entidades Beneficentes constituem uma rede de prestação de serviços, assessoria e defesa de direitos capilarizada em todo o território nacional, atuando com populações as mais diversas, socialmente desfavorecidas e nas mais remotas regiões do país: fronteiriça, ribeirinha, sertaneja, urbana e do/no campo; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes As Entidades Beneficentes constituem o patrimônio moral e social do Brasil, como rede complementar e suplementar ao estado brasileiro, muitas com história de utilidade pública e relevância social com mais de cem anos de experiência; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes A segurança institucional e jurídica das Entidades é fragilizada sistematicamente pela predominância do econômico e tributário sobre as seguranças sociais; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes Discutimos a prevalência de aspectos tributários e arrecadatórios sobre a prática de beneficência e filantropia (enquanto direito social), orientada pelas políticas públicas de assistência social, saúde e educação, conjugada e articulada com políticas setoriais ao social; (Re)escrevemos o processo histórico de uma ausência de transição do CNSS para o CNAS; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes A LEI 12.101/09 Dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social; regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social; altera a Lei 8.742/93; revoga dispositivos das Leis 8.212/91, 9.429/96, 9.732/98, 10.684/03, e da MP 2.187-1301; e dá outras providências. Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes ATENÇÃO Regulamentação da Lei 12.101/09, por Decreto Presidencial: Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Saúde e Fazenda; Portarias Ministeriais (cotidiano dos Ministérios); Prazos vencendo (180 dias): artigos 35 (MDS), 40 (MDS, MEC e Saúde); Transição do modelo anterior para o atual: adequação e (re)organização dos Ministérios; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes ATENÇÃO Normas infralegais: segurança jurídica; Certidões emitidas pelo CNAS; Participação da sociedade civil em grau de recurso: comitês, comissões, colegiados; 2010: ano de eleições Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes DESAFIOS Articulação e trabalho conjunto da rede de proteção social que envolve a assistência social, a educação e saúde; Perspectiva de concepção de seguridade social para além do tradicionalmente concebido na CF88; Revitalizar e revigorar os espaços colegiados dos Conselhos, especialmente os municipais e do DF; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes DESAFIOS Socializar as reuniões ocorridas com os Ministérios e Casa Civil, e articular a sociedade civil organizada para que a Lei 12.101/09, que alcança toda a rede beneficente de proteção social que envolve a assistência social, a educação e saúde, estejam preparadas e capacitadas na sua aplicação, especialmente na tipificação do serviços; Orientar os Conselhos Municipais e do DF no âmbito de suas competências e responsabilidades, para a devida e tranquila adequação normativa; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes DESAFIOS A sobreposição de controles burocráticos que Certificam, Atestam e/ou Declaram as Entidades Beneficentes e Filantrópicas poderiam ser articulados, uniformizados e eletrônicos, na medida em que o envio de Relatórios e Prestação de Contas endereçadas anualmente ao Ministério da Justiça, Receita Federal do Brasil, Ministério Público (Fundações) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, em geral, sofrem pequenas variações na forma; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias

Lei 12.101/09 Certificação das Entidades Beneficentes DESAFIOS A ADIN 2028 em debate no STF, em defesa da imunidade tributária das entidades filantrópicas, continua objeto de nossa atenção; Acompanhar, influir e posicionar-se em relação às Leis que guardam o direito à isenção tributária, é imperativo político de nossas entidades; Associação Brasileira das Universidades Comunitárias