Planejamento Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
43ª Reunião do Fórum Nacional de QPC 38ª Reunião do ConPI/MBC Seminário em Busca da Excelência/ FNQ 19 e 20 de agosto de 2008 Campo Grande / MS.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006 Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
APRESENTAÇÃO apresentação.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Fórum QPC 29 de março de de março de 2006.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano de Comunicação e Marketing
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico 2007 – 2008 Objetivo Estratégico: Estimular criação / desenvolvimento e fortalecimento de programas estaduais e setoriais. Quatro.
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
Estratégias de atuação da FNQ
Planejamento Estratégico do PGQP
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Sessão Fechada para Comitês 4 de abril de PE-06/2004 Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento.
1 Processo de gestão estratégica no MBC
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Movimento Brasil Competitivo
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
Planejamento Estratégico 2007 – 2008 Objetivo Estratégico: Estimular criação / desenvolvimento e fortalecimento de programas estaduais e setoriais. Quatro.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico
Cartilhas para Comitês
Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Missão.
Qualidade de Vida da População
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
O Brasil é um País de grandes potencialidades
AGENDA Processo de Implantação Garantias para Sucesso do Projeto
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Planejamento Estratégico
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Responsabilidade do projeto: Marilda Brendler Objetivo: Gerar cartilha para embasar a criação do plano de comunicação e marketing de cada programa Estadual\Setorial.
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Atuação dos agentes de Controle Social
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Programa Soluções Tecnológicas
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Introdução Workshop Belo Horizonte - 09/08/2006. Agenda  Apresentação do programa  Ferramentas  Conceito da capacitação piloto  Cronograma.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Acompanhamento dos projetos estratégicos da Rede de Prêmios MPE. Nome do Projeto: PORTAL MPE BRASIL Início do projeto: OUT/07 Fim do projeto: OUT/08 JUN/2008.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Fórum QPC 05 de julho de 2006

Planejamento e Gestão da Estratégia – Próximos Passos CA FOCO DE HOJE Tradução da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompa-nhamento e Controle

Agenda O plano Execução Próximos Passos

Agenda O Plano Execução Próximos Passos

Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Crescimento / Consolidação Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Sistematizar processos internos Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Crescimento / Consolidação Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Sistematizar processos internos Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

Macro-plano inicial

Agenda O Plano Execução Próximos Passos

Macro-plano Em andamento / Replanejado Em andamento Em andamento Não iniciado Iniciado / Atrasado Encaminhado Encaminhado Encaminhado Não iniciado

Macro-plano

Presença média nos fóruns NOME DO PROJETO REALIZAÇÃO DOS FÓRUM QPC 01 EQUIPE: Helder, Bergamini, Gustavo, Salete, Marcel, Maria Elisa, Afonso, Alvaro, Pierry, Abasolo OBJETIVO: PADRINHO: Criar condições para a expansão da participação dos Estados/Setores e Movimentos da qualidade nacional no Fórum QPC, objetivando aumentar a representatividade do Fórum, fortalecendo a troca das experiências e aproximação entre os diversos Programas instalados no Brasil Indicador Presença média nos fóruns Prazo 2 trimestres AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Definição da agenda de encontros do Fórum QPC para 2006 (data e local) Mapeamento dos movimentos participantes (atuais e desejados) Entendimento / levantamento das principais barreiras à participação de todos Planejamento de ações para sobrepor as barreiras mapeadas Executar e acompanhar os planos (exemplo o caso do patrocínio das passagens). Agenda definida. Mapeamento realizado (pendente identificar os movimentos setoriais). Identificação do custo como a principal barreira para a participação de todos. Plano de conseguir o patrocínio junto às cias. aéreas não teve sucesso. Próximos passos: Ficou decidido a busca por novos parceiros. O projeto foi estendido em 1 trimestre e pode ser alavancado pelo Plano de Marketing DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Realização dos 05 Fóruns QPC programados para 2006, com no mínimo 15 Programas representados em cada encontro.

Macro-plano

02 Quantidade de cursos realizados EQUIPE: MBC NOME DO PROJETO CURSOS – CAPACITAÇÃO DOS GESTORES DOS PESQPC 02 EQUIPE: MBC Noé(PR), Álvaro (BA),Gazzaneo (FIESP), Luciana (SC), Abasolo (SP) OBJETIVO: PADRINHO: Eventos que objetivam disseminar uma metodologia junto aos dirigentes e técnicos voltados à questão da qualidade, com um conteúdo programático focado em alinhar conceitos de gestão de negócios e o gerenciamento para a qualidade, com base nos critérios do PNQ. Indicador Quantidade de cursos realizados Prazo 1 trimestre AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Definir conteúdo programático a ser divulgado; Montar cronograma do curso e definir os focos para mobilização e adesão; Desenvolver fornecedores / parceiros para a realização dos cursos; Desenvolver roteiro / manual para a realização dos cursos; Acompanhar a realização dos cursos e avaliar os seus resultados. Coordenação junto ao MBC; As atividades estão em andamento de acordo com o planejado. Previsão de implementação para Agosto DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Realização dos 5 cursos programados 200 pessoas treinadas

Macro-plano

NOME DO PROJETO CRIAÇÃO DE UMA REDE DE CONEXÃO DOS PROGRAMAS ESTADUAIS E SETSETORIAIS DE QPC 03 EQUIPE: MBC + Noé(PR), Álvaro (BA), Gazzaneo (FIESP), Luciana (SC), Abasolo (SP) OBJETIVO: PADRINHO: Implementar uma ferramenta via web, que facilite o desenvolvimento, a troca de experiência entre os PES, dê visibilidade aos PES e suas práticas, servindo de uso da sociedade como forma de se aproximar dos PES, conhecer e trocar conhecimentos, em especial no meio acadêmico. Na implementação desse recurso, o MBC apoiará os PES com sua infra-estrutura. Indicador Cronograma de implementação Prazo 4 trimestres AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Definição do escopo do modelo do web site a ser implantado Desenvolvimento do web site Implementação de conteúdo do web site Treinamento dos PES no uso da ferramenta Apoio na atualização e manutenção da ferramenta (constante) Alocação de recursos técnicos aos PES (computador) Coordenação junto ao MBC; Os itens de 1 a 3 estão em andamento de acordo com o planejado; Previsão de implementação para Agosto. DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Implantação do web site com conteúdo de pelo menos 20 PES Alocação de recurso técnico (computador) em pelo menos 20 PES

Macro-plano

04 EQUIPE: DESENVOLVER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING PADRINHO: NOME DO PROJETO DESENVOLVER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 04 EQUIPE: OBJETIVO: PADRINHO: Desenvolver um plano de comunicação e marketing que possa alavancar os programas, assim como os prêmios, nacional, estadual e setorialmente. Indicadores Número de aparições dos programas na mídia Prazo 2 trimestres AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Definir os objetivos e estratégias, nacional,estadual e setorial para balizar a elaboração do plano de comunicação e marketing; Desenvolver / planejar as principais linhas de ação para do plano de Comunicação e Marketing; Negociar com os possíveis fornecedores (criar rede de Assessorias de Imprensa aos Programas); Consolidar e validar o plano de comunicação e marketing. Projeto ainda não iniciado; Necessidade de identificação de um parceiro para apoiar na execução das atividades aqui relacionadas. DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Apresentação do plano de Comunicação e Marketing e responsáveis pela execução

Macro-plano

05 EQUIPE: ESTIMULAR INTERCÂMBIO / PARCERIA ENTRE OS NOME DO PROJETO ESTIMULAR INTERCÂMBIO / PARCERIA ENTRE OS EXAMINADORES DE DIFERENTES ESTADOS E SETORES 05 EQUIPE: OBJETIVO: PADRINHO: Desenvolver estratégia para promover o intercâmbio de examinadores entre os Estados e Setores. Indicador Número de examinadores participantes do processo Prazo 1 trimestre AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Mapear as demandas e restrições dos estados; Mapear oportunidades de intercâmbio de examinadores; Analisar os desafios / barreiras / custos para a realização destas ações; Desenvolver planos para a execução dessas ações; Analisar o conjunto e priorizar; Construir / consolidar um plano de ações. Atividades já iniciada e sendo executadas em parceria com o FNQ; Necessidade de buscar maior articulação; Previsão de atraso de 1 trimestre. DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Apresentação do plano de intercâmbio

Macro-plano

07 EQUIPE: PESQUISA DO GRAU DE MATURIDADE DOS PESQPC NOME DO PROJETO PESQUISA DO GRAU DE MATURIDADE DOS PESQPC 07 EQUIPE: MBC + FNQ + Luciana (SC) e Abasolo (SP) OBJETIVO: Fazer uma avaliação do conjunto de Programas e Movimentos da qualidade existentes no Brasil, estabelecendo-se os seus níveis de maturidade enquanto resultados, grau de evolução e metas atingidas, visando conceituá-las para uma ação de reconhecimento. PADRINHO: Indicadores Número de PESQPC avaliados Prazo 2 trimestres AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Montar o modelo de avaliação da maturidade dos PES Aplicar a avaliação nos PES existentes Reunir e analisar as avaliações recebidas Realizar visita a pelo menos 10 Estados para sanar dúvidas e buscar evidências de informações não precisas na avaliação Definir a maturidade dos PES que responderam ao levantamento das informações Divulgar resultados Foram realizadas duas atividades (em parceria com o MBC e GerAção, que serão apresentadas em detalhe mais adiante, que são preparatórias à este projeto: Levantamento de Informações; Levantamento de ativos. Os levantamentos 1 e 2 serão base para definir o instrumento de avaliação DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Realizar a avaliação em pelo menos 20 PESQPC.

Macro-plano

08 EQUIPE: PLANO DE FORTALECIMENTO E CRIAÇÃO DE NOVOS PESQPC NOME DO PROJETO PLANO DE FORTALECIMENTO E CRIAÇÃO DE NOVOS PESQPC 08 EQUIPE: Marcel, Maria Elisa e Afonso OBJETIVO: Consolidação dos programas estaduais e desenvolvimento dos programas setoriais PADRINHO: Indicadores Número de programas estabelecidos Prazo 4 trimestres AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Analisar o status de cada um dos programas; Preparar manuais, cartilhas e roteiros para a implementação e desenvolvimento regional/setorial dos programas; Planejar a ação necessária em cada um dos programas; Validar o planejamento com os respectivos líderes; Acompanhar a execução. Foram realizadas duas atividades (em parceria com o MBC e GerAção, que serão apresentadas em detalhe mais adiante, que são preparatórias à este projeto: Levantamento de Informações; Levantamento de ativos. Termo de referência sendo gerado com o auxílio do MBC DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Manual / cartilha produzida; Plano de consolidação / desenvolvimento entregue

Macro-plano

09 EQUIPE: PALESTRAS COM LIDERANÇAS DE ESTADOS ESCOLHIDOS PADRINHO: NOME DO PROJETO PALESTRAS COM LIDERANÇAS DE ESTADOS ESCOLHIDOS 09 EQUIPE: OBJETIVO: PADRINHO: Eventos que objetivam disseminar uma metodologia junto aos dirigentes e técnicos voltados à questão da qualidade, com um conteúdo programático focado em alinhar conceitos de gestão de negócios e o gerenciamento para a qualidade, com base nos critérios do PNQ. Indicador Número médio de participantes por palestras Prazo 1 trimestre AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Analisar a demanda de cada uma das regiões e definir estratégias/foco/objetivos específicos com cada um dos líderes; Montar cronograma de palestras e definir os focos para mobilização e adesão; Desenvolver o conteúdo das palestras; Desenvolver os fornecedores / palestrantes; Realizar uma palestra; Desenvolver manual de realização de palestras. Projeto já encaminhado; Planejamento e reestruturação das atividades do Presidente para que consiga dedicar mais tempo em visitas aos estados com a realização de reuniões técnicas. DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Realização das 5 palestras programadas 200 lideranças participantes

Macro-plano

11 EQUIPE: SISTEMATIZAR OS PROCESSOS DO FÓRUM PADRINHO: NOME DO PROJETO SISTEMATIZAR OS PROCESSOS DO FÓRUM 11 EQUIPE: OBJETIVO: PADRINHO: Mapear e documentar os processos que dão apoio à estrutura do fórum de forma a buscar uma otimização (oportunidades de melhoria) dos mesmos, assim como perenizá-los, dando maior sustentabilidade para o movimento Indicadores processos documentados Prazo 1 trimestre AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: STATUS DAS EXECUÇÕES Mapear / documentar os processos existentes; Analisar oportunidades de melhoria; Validar as melhorias; Desenvolver plano de implementação; Ajustar o mapeamento dos processos; Documentar e disseminar. Postergado em 1 Trimestre DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO tbd INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: Processos documentados

Agenda O Plano Execução Próximos Passos

Planejamento e Gestão da Estratégia – Próximos Passos CA FOCO DE HOJE Tradução da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompa-nhamento e Controle