Profª Maria Cecilia Ziliotto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

1.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Caderno de Textos: Subsídios para debates
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ação das entidades que promovem integração ao mercado de trabalho
FEBRAEDA ENCONTRO NACIONAL PALESTRA
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
à Convivência Familiar e Comunitária
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
“Os Incríveis”.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sistema Único de Assistência Social
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Ir. Vicente Falqueto.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
A Politica de Assistência Social
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
I Seminário de Seguridade Social Assistência Social
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
SEGUNDA FASE DO PROCESSO SELETIVO DE CONSELHEIROS TUTELARES DE CAMPO GRANDE 24 a 28 de janeiro de 2011 Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Profª Maria Cecilia Ziliotto CAMARA FEDERAL Audiência Pública PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO ATRAVÉS DA SÓCIO – APRENDIZAGEM. Profª Maria Cecilia Ziliotto Março/2013

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO BASE LEGAL CONST. FEDERAL- Art 6º - Direitos Sociais-trabalho Art 203/204 – Assistência Social a quem necessitar- criança e ado- lescente- promoção integração MT. Art 227 – Direitos da Criança e do Adolescente. Papel da Familia/ Sociedade/ Estado

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO BASE LEGAL Legislação infra – constitucional ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR politica compensatória familia desestruturada penalização da pobreza

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Á DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL Criança e adolescente – ser em desenvolvimento e sujeito de direitos Corresponsabilidade da família, da sociedade e do Estado Hierarquização dos niveis de competência federativa- UNIÃO - ESTADOS - MUNICIPIOS

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO BASE LEGAL LEI ORGANICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Direito do Cidadão e dever do Estado -PRINCIPIOS Supremacia do atendimento sobre as exigências de rentabilidade economica Universalização dos direitos sociais – inclusão Respeito á dignidade do cidadão Igualdade de direitos no acesso Divulgação ampla dos serviços/ programas Diretrizes descentralização participação responsabilidade do Estado parceria da Sociedade Civil

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES ESTADO AUSENTE – pontual SOCIEDADE ATIVA – proteção / assistencialismo ESTADO AUTORITARIO – centralizador SOCIEDADE MOBILIZADORA – novas formas ESTADO DEMOCRATICO – conselhos SOCIEDADE PARTICIPATIVA – controle ENTIDADES – capilaridade no atendimento experiências inovadoras rede espontânea de solidariedade

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO ECA – Direito á profissionalização e ao trabalho. Do menor trabalhador ao sistema de proteção. Situação exploração do trabalho infanto - juvenil Irregular substituição trabalho / escola baixa renda familiar / valores culturais falta de proteção ao trabalho

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO ECA – assegurar erradicação do trabalho infantil regulamentação do trabalho educativo Proteção assegurar fiscalização do trabalho Integral implantação mecanismos de controle / autuação garantia de capacitação,qualificação e integração protegida

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Organização da Área de Assistência Social IMPLANTAÇÃO DA LOAS SUAS – Sistema descentralização e participativa NOB – Normas operacionais básicas Resoluções Normativas RES - 109/2009 – Serviço de proteção básica e especial RES – 27/ 2011 – Assessoramento e Garantia de Direito RES – 33/ 2011 – Promoção da integração ao Mercado de Trabalho

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Ação das Entidades que oferecem Sócio – Aprendizagem Resolução 109 /2009 1 -ATENDIMENTO – Serviço de Proteção Social Básica Convivência e Fortalecimento de Vinculos. Preparação para acesso ao Mercado de trabalho. Espaço de referência para o convivio grupal. Estimulo á participação cidadã Contribuição para permanencia na escola Ampliação do universo formacional

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO 2 – ATENDIMENTO – aquisição de habilidades,desenvolvimento de potencialidades,talentos para inserção social. propiciar vivências de alcance do protagonismo e autonomia. Fortalecimento dos vinculos familiares / comunitarios Reconhecimento do trabalho e educação como direito de desenvolvimento conhecimento e competência especifica.

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Ação das Entidades que oferecem Sócio – Aprendizagem Resolução 27/2011 ASSESSORAMENTO E GARANTIA DE DIREITOS Fortalecimento da cidadania dos usuarios Efetivação dos direitos e ampliação do acesso á proteção social Participação em redes sócio – assistenciais Incidencia na redução da pobreza, vulnerabilidade e riscos sociais Favorecer a inserção social no mercado do trabalho: identificação territorial, articulação com sistema publico de trabalho/ emprego e educação. Ação de parceria e trocas inter – institucionais “incompletude Institucional e Articulação”

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Ação das Entidades que oferecem Sócio – Aprendizagem Resolução 33/2011 PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO. Participação nas ações de proteção social que viabilizam o protagonismo, a participação cidadã, a mediação de acesso ao mundo do trabalho através do empoderamento, qualificação e preparação do adolescente/ jovem para ingressar no MT formal.

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Referenciamento á rede sócio- assistencial Articulação com as demais politica, principalmente Educação, Trabalho, Saúde, Cultura Metodologia de trabalho em grupos, vivencias e experiências que fortaleçam vinculos de convivência familiar e social. Promoção da autonomia cidadã, protagonismo,do desenvolvimento emocional, critico,cognitivo e de habilidades especificas.

PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Ação das Entidades que oferecem Sócio- aprendizagem Cumprimento dos seguintes requisitos: Prestação de serviços sócio- assistenciais de forma, continuada, permanente e planejada Segurança de oferta de serviços de forma a garantir direitos e autonomia aos usuários Garantia da gratuidade de todos os usuarios Garantia da existencia de processo participação dos usuários nas diferentes etapas do trabalho.