Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Administração Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Matriz BCG A empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
O Planejamento Estratégico e O Processo de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Administração Estratégica
Marketing Estratégico
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Análise do Meio Ambiente
Etapas do Planejamento Estratégico
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
DISCIPLINA: Gestão em Marketing
Planejamento Estratégico de Marketing Orientado para o Mercado
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Glossário de Marketing
Planejamento estratégico
MATRIZ BCG.
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
Administração Contemporânea
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Administração Contemporânea
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Análise SWOT Matriz BCG
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Diagnóstico organizacional
PE – Aula 8: Matriz BCG e Matriz GE
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Administração de Marketing II
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Planejamento e estratégia
O PLANEJAMENTO E O MARKETING.
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico
Estratégia Organizacional
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Planejamento de Marketing
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Planejamento e Estratégia
Marketing Carlos Freire –
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Disciplina: Direção Estratégica
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Modelos de Estratégias de Crescimento
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado Administração de Marketing Décima Edição Philip Kotler

Objetivos O planejamento estratégico corporativo em nível de divisão O planejamento estratégico de negócios O processo de marketing O planejamento de produto O plano de marketing

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado Objetivos Recursos Habilidades Oportunidades

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado Objetivos Recursos Lucro e Crescimento Habilidades Oportunidades

Planejamento Estratégico Corporativo Definição da missão corporativa Estabelecimento das unidades estratégicas de negócios (UENs) Alocação de recursos a cada UEN Planejamento de novos negócios e a redução de negócios superados

Processo de Planejamento Estratégico, sua Implementação e Controle corporativo de divisão de negócios de produtos Organização Implementação Mensuração dos resultados Diagnóstico Adoção de ações corretivas

Boas Declarações de Missão Número limitado de metas Enfatizam as principais políticas e valores Definem os escopos competitivos

Matriz de Crescimento/Participação do Boston Consulting Group 20%- 18%- 16%- 14%- 12%- 10%- 8%- 6%- 4%- 2%- Taxa de crescimento do mercado Estrelas 5 4 3 ? Pontos de interrogação 2 1 Vaca leiteira 6 Animais de estimação 8 7 10x 4x 2x 1.5x 1x Participação de mercado relativa .5x .4x .3x .2x .1x

ATRATIVIDADE DO MERCADO Atratividade de Mercado: Classificação e Estratégia de Carteiras de Negócios (Portfólios) Forte Média Fraca FORÇA DO NEGÓCIO 1.00 2.33 3.67 5.00 ATRATIVIDADE DO MERCADO 5.00 3.67 2.33 1.00 Baixa Média Alta Embreagens Bombas hidráulicas Juntas Diafragmas flexíveis Bombas de combustível Acessórios para a indústria aeroespacial Válvulas de escape Investir/crescer Seletividade/ganhos Colher/abandonar

Lacuna de Planejamento Estratégico Vendas 10 5 Tempo (anos) Vendas desejadas Lacunas de planejamento estratégico Crescimento por diversificação Crescimento integrativo Crescimento intensivo Carteira atual

Três Estratégias de Crescimento Intensivo: a Grade de Expansão de Produto/Mercado da Ansoff 1. Estratégia de penetração no mercado Mercados atuais Produtos 3. Estratégia de desenvolvimento de produtos Novos produtos 2. Estratégia de desenvolvimento de mercados Novos mercados (Estratégia de diversificação)

Matriz de Oportunidades Probabilidade de Sucesso Oportunidades Alta Baixa 1. A empresa desenvolve um sistema de iluminação mais poderoso 2. A empresa desenvolve um dispositivo para medir a eficiência energética de qualquer sistema de iluminação 3. A empresa desenvolve um dispositivo para medir níveis de iluminação 4. A empresa desenvolve um software para ensinar fundamentos de iluminação para o pessoal dos estúdios de televisão 1 2 Alta Atratividade 3 4 Baixa

Probabilidade de ocorrência Matriz de Ameaças Ameaças Probabilidade de ocorrência Alta Baixa 1. Um concorrente desenvolve um sistema de iluminação superior 2. Depressão econômica forte e prolongada 3. Altos custos 4. Legislação reduz o número de licenças para estúdios de televisão 1 2 Alta Gravidade 3 4 Baixa

A Estrutura da McKinsey Estratégia Estrutura Sistemas Habilidades Valores compartilhados Equipe Estilo

Processo de Entrega de Valor (a) Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Vender o produto Suprir Projetar o produto Fabricar Determinar o preço Vender Anunciar/ Promover Distribuir Prestar assistência (b) Seqüência de criação e entrega de valor Selecionar o valor Fornecer o valor Comunicar o valor Marketing estratégico Marketing tático

O Plano de Marketing Resumo executivo e sumário Situação atual de marketing Análise de oportunidades de questões Objetivos Estratégia de marketing Programas de ação Demonstrativos de resultados projetados Controles

Fatores que Influenciam a Estratégia de Marketing da Empresa Concorrentes Intermediários de marketing Públicos Fornecedores Sistema de informações de marketing planejamento controle de marketing Sistema de organização e implementação de Marketing Ambiente demográfico/ econômico sociocultural Ambiente físico/ tecnológico político/legal Produto Promoção Praça Preço Clientes- alvo

Revisão O planejamento estratégico corporativo em nível de divisão O planejamento estratégico de negócios O processo de marketing O planejamento de produto O plano de marketing