ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA

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Transcrição da apresentação:

ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA Dermeval Saviani Prof. Livaldo Teixeira da Silva Pedagogo

Questões Problematizadoras: Quais as três teses que Saviani apresenta para justificar sua teoria? O que seria o homem livre para a Pedagogia da essência? Qual a mudança de interesse que acontece em relação ao ensino? Por que a Escola Nova não é democrática, segundo Saviani? Como Saviani explica a Escola Nova, enquanto recomposição da hegemonia da classe dominante? Qual deve ser a ação política do professor, seguindo uma pedagogia revolucionária? Explique de forma sucinta a Teoria da curvatura da vara.

Atividades meio (organização interna, papéis e funções); atividades-fim – objetivos da educação. O autor preferiu analisar a escola a partir das atividades-fim.

Três teses: a) Filosófico-histórica: Do caráter revolucionário da pedagogia da essência e do caráter reacionário da pedagogia da existência; b) Pedagógico-metodológica : Do caráter científico do método tradicional e do caráter pseudocientífico das métodos novos; c) Especificamente política: Quando mais se falou de democracia no interior da escola, menos democrática foi a escola e quando menos se falou de democracia mais a escola esteve articulada com a construção de uma ordem democrática.

Explicitação histórica destas teses:

O homem livre: Se nascemos iguais e tornamo-nos diferentes, a instrução é uma forma de igualar novamente as condições das pessoas nesta sociedade, garantindo a realização da essência humana para todos. (Pedagogia da Essência).

A mudança de interesses: A burguesia proclamou esta questão da essência; mas quando tornou-se classe hegemônica, passou então a propor a (pedagogia da existência), ou seja, os homens não são iguais, uns aprendem mais devagar, outros têm mais capacidade. A pedagogia da existência tem caráter reacionário porque contrapõe-se ao movimento de libertação da humanidade.

A falsa crença da Escola Nova: A Escola Tradicional estava pautada no método de Herbart que tinha cinco passos (preparação, apresentação, comparação / assimilação, generalização, aplicação), que estava pautado no método científico indutivo de Bacon (empirista) que tinha três passos (observação, generalização e confirmação).

Ensino não é pesquisa:

A Escola nova buscou articular o ensino com o processo de pesquisa, Assim seus passos são: ensino seria uma atividade que suscita determinado problema, que provoca levantamento de dados, a partir do qual são levantadas hipóteses, faz-se a experimentação para confirmar ou não as hipóteses;

A Escola Nova reforça os processos de obtenção do conhecimento e não o conhecimento em si; Desta forma, a escola nova empobrece o ensino e inviabiliza a pesquisa (pseudo-científico); A pesquisa deveria promover o confronto do conhecido e desconhecido. Não há, portanto pesquisa sem ensino, ou seja, ninguém chega a ser pesquisador se não conhece o que já foi produzido na área que pretende pesquisar.

A Escola Nova não é democrática Uma prova de não democracia é que este modelo de escola não era para todos, só para a elite..

Escola Nova: a hegemonia da classe dominante - 1920 (década de crise das oligarquias, decadência da política café com leite) entusiasmo pela educação (todos na escola); - 1924 é fundada a Associação Brasileira de Educação (ABE); - 1930: Movimento dos Pioneiros da Educação;

- 1930: Otimismo pedagógico (mudança nos métodos), ou seja, modernizar a escola para impor a hegemonia da classe dominante e não para atender aos interesses das classes operárias.

1932 Manifesto dos Pioneiros da Educação; movimento escolanovista no Brasil que teve seu auge nos anos 60 mas é substituída pelo tecnicismo; Movimentos anarquistas que propõem um outro modelo de escola se fortalecem;

1971 – Reforma 5.692/71 – terminalidade legal e real : para uns o conteúdo é dado em oito anos para outros em quatro (aligeiramento de ensino para as classes populares); - adoção da organização curricular em forma de atividades e áreas de estudo que de certa forma diluem o conteúdo;

O autor conclui estas questões dizendo que: seria preciso dar prioridade ao conteúdo, principalmente quando se trata de classes populares. O  acesso ao conhecimento poderia ser um dos instrumentos para a superação da sociedade de classes.

O dominado não se liberta se não vier a dominar aquilo que os dominantes dominam.

Ação política do professor Instrumentalizar as classes populares; sendo reacionários quando negamos isto; pois reforçamos a estrutura que já está posta; - Para transmitir os conteúdos a disciplina é importante.

Teoria da curvatura da vara Escola tradicional curvou para um lado, a escola nova para outro. Isto significa que nem uma nem outra faz com que a vara atinja o ponto certo, mas a pedagogia revolucionária que priorize a valorização dos conteúdos que sejam instrumentos para que as classes populares possam fazer parte, assim como a Escola, da construção de uma nova sociedade.

Bibliografia SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000.