Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Metodologia de trabalho EVT
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
Esta é a escola onde trabalho
Essa é minha escola.
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA Técnica de Segurança Rodoviária
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Percepção do Espaço Pela Criança
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento Psicomotor
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Referencias Curriculares Nacionais
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
O que é ensinar história?
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
O sujeito e suas singularidade
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Projetos Literários na
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
FABIANA DE PAULA PEREIRA
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Construção de um jogo de boliche
Apresentação Período: 04 a 09 de 2013;
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
Natureza e Sociedade Higiene no dia-a-dia
Coordenadora: Eliana Magalhães
Aprendizagem: Um olhar em movimento
“Um país se faz de homens e livros”
(enviado junto com o presente)
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA Expectativas Valorização pessoal e profissional; Colmatar lacunas na formação académica das docentes nas áreas.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico; Conhecimento Lógico-Matemático; Conhecimento de Ciências Naturais; Conhecimento de Modalidades Artísticas; Conhecimento Corporal; Religião;

Objetivo: A escola de EDUCAÇAO INFANTIL CLUBINHO DOS BAIXINHOS, dá grande ênfase na busca de alternativas que colaborem para a formação de um individuo capaz da construir sua história de acordo com as necessidades surgidas no decorrer de sua vida, sendo questionador, colaborador da sociedade em que vive. A Escola propõe assim, uma educação que parta da realidade do aluno, visando dignidade, idealização pessoal e uma consciência crítica e transformadora.

Conteúdos:

Conhecimentos Lingüísticos Identificação do nome e dos colegas; Compreensão e execução de ordens simples; Descrição de gravuras e objetos; Reprodução, narração e criação de histórias com seqüência lógicas; Compreensão de conceitos; Ampliação do vocabulário com pronuncia correta; Expressão de idéias através da linguagem,transmissão de recados,relato de experiências; Exploração, reconhecimento e reprodução de sons(vocais não –vocais, do próprio corpo, onomatopéias e instrumentais); Exploração, reconhecimento e reprodução de ritmos; Conhecimento e reprodução de canções folclóricas e populares;

Conhecimento Lógico -Matemático Noção de tamanho ( grande/ pequeno ); Noção de distancia ( longe/ perto ; Noção de posição ( dentro/ fora, embaixo/ em cima, frente/ trás ); Desenvolvimento do raciocínio lógico; Cores primarias ( agrupar, separar, enfileirar ); Formas geométricas; Números e quantidades; Classificação de acordo com a cor, forma,tamanho e espessura; Identificação no que falta no todo (conservação); Identificação do primeiro e do último (seriação); Compreenção das relações de espaço e tempo(posição, tamanho, direção, relação, seqüência e conservação na percepção ); Lateralidade elocalizaçao, espaço temporal parque o individuo se´prrcebainserido em seu mundo e seu tempo;

Conceitos de Ciências Naturais Homem como ser vivo e suas necessidades (água, sol, alimento, ar...); Localização, evocação e identificação das partes do corpo; Percepções sensoriais(visual, tátil, gustativa,olfativa e alditiva ); Hábitos de higiene pessoal, com seu material e da sala; Alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável; Animais e sua importância bem como nomes alimentação e utilidades; Vegetais comuns (nomes, cuidados e germinação); Preservação da natureza;

Conhecimentos de Ciências Sociais Componentes da família, nomes e grau de parentesco; Conhecimento do espaço físico da escola (nome, nome das coisas relativas a ela, dos colegas, professora,...); Meios de comunicação mais comuns; Meios de transporte; Leis de trânsito (placas mais utilizadas, semáforos e faixa de segurança ); Profissões (nome e função de cada uma); Identificação do dia e da noite e das estações do ano ( modificação da natureza e temperatura); Céu e suas maravilhas (sol, chuva, lua e estrelas) bem como fenômenos da chuva,arco-íres, relâmpagos, e etc...; Datas comemorativas; Conhecimento do caminho de casa até a escola; Reconhecimento da diversidade dos grupos sociais em relação a etnia e cuturas; Valorização da história da vida; Exploração do espaço da criança (vida cotidiana);

Conhecimento na Modalidade Artística: Exploração de diversos tipos de materiais; Recorte com tesoura utilizando materiais diversos (papel, revista, jornal...); Realização de atividadades como: pintar, modelar,rasgar,desenhar, amassar, dobrar, encaixar, abotoar, perfurar, alinhavar,etc...; Confecção de maquetes; Exploração do corpo, movimento, ritmos, dança; Confecção de dobraduras; Produção de desenhos; Representação através de mímica e dramatização;

Conhecimento corporal: Movimentação de todas as partes do corpo envolvendo os grandes músculos; Desenvolvimentos de atividades que envolvam a dinâmica geral; Permanência em pé com olhos abertos e pés juntos (equilíbrio); Permanência em pé só; Freio inibitório; Encaixe de figuras humanas; Psicomotricidade; Valencia físicas (coordenação, agilidade,flexibilidade e equilíbrio; Exploração do corpo usando movimentos,ritmos e danças; Noção de direita e esquerda

Religião: Conhecimentos Ecumênicos

Observação: Todos os conteúdos são desenvolvidos de acordo com a faixa etária.