Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.

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Transcrição da apresentação:

Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo

Através das obras de Jean Piaget, o construtivismo se destacou no Brasil; Sua psicologia poderia ser mais aproveitada pelos pedagogos, mas eles estavam comprometidos com a escola nova.

Piaget reforça a frase aprender - a – aprender e propõe aos professores que sejam pesquisadores.

Construtivismo: parte da tentativa de superação das teorias Empiristas e Inatismo, onde é enfatizado pela interação Sujeito com o Objeto para construção do conhecimento

Sócio – Interacionista: Parte da interação com o meio (o social com o individuo)

Para Vygotsky questão central é aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio; Acredita que o professor deva partir do que os alunos já compreendem para melhorar competência e o conhecimento.

Vygotsky: Buscando resposta para psicologia, elaborou teoria de desenvolvimento intelectual com resultado do processo sócio-histórico que enfatiza papel da linguagem e aprendizagem.

Postura do professor construtivista em relação a Macedo: Professor tem possuir espírito de novidade, criatividade. Aprofundar mais seus conhecimentos, mudando forma de ensinar.

Ambiente construtivista em relação a Vieira: Deve permitir interação do objeto de estudo à realidade do sujeito; Estimular e desafiar permitindo seu desenvolvimento

Construtivismo: cabe ao professor favorecer atividades desafiadoras aos alunos, objetivo de promover a descoberta e a construção do conhecimento.

O professor cria situações para que os alunos aprenda, mas jamais saberá o que os alunos construíram em sua mente. Autora: Marilda Gonçalves ( Valorização ou Esvaziamento do Professor)

Conceito Duarte: É mais importante para o aluno desenvolver seu próprio método para a construção do conhecimento do que aprender os conhecimentos elaborados por outras pessoas

O mais importante para o professor construtivista em relação a seu trabalho: É sua capacidade de aceitar que não é mais o centro do ensino e da aprendizagem

Piaget ( ) Nasceu na Suíça; Embora não fosse pedagogo, influenciou pedagogia do século XX; Descreve a construção do real na criança com os processos desenvolvimento mental pelos estágios.

Sensório – motor ( anos) Limita-se aos exercícios inatos; Quatros estágios. Primeiros hábitos motores; Prática anterior a linguagem.

Pré – Operatório ( Intuitivo) 2-7 anos Entendendo a realidade;

Operações Concretas (7-12 anos) Começo da lógica; Operações intelectuais e mental

Operações Formais ou Abstratas (12 anos em diante) Formação da personalidade; Adolescência.

Contribuição Piaget para Pedagogia: até hoje é inestimável, pois suas indicações sobre os estágios serve para ensinar determinados conteúdos as crianças sem desrespeitar suas reais possibilidades.

Emilia Ferreiro: Argentina; Estudou na suíça com Piaget; Procura evitar o adultocentrismo.

Muitos educadores explicam o insucessos na alfabetização pelas insuficiência dos mestres, dos métodos e materiais didáticos;

Emilia Ferreiro: Identificou antes da criança iniciar ensino formal, elas constroem interpretações que não dependem da interferência de um adulto e não deve ser entendidas como confusões.

Garatujas: Não são simples rabiscos Professor deve observar o que o aluno já sabe e estar atento para identificar como o aluno interpreta seus sinais, e não o que escola pense sobre ele.

Garatujas

Emília Ferreiro diz: É necessário imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variáveis de interagir com a linguagem escrita. É necessário formação pedagógica para compreender as respostas e as perguntas das crianças. É necessário entender a aprendizagem da linguagem escrita é muito mais que a aprendizagem de um código de transcrição: é a construção de um sistema de representação.

Vygotsky ( ): Nasceu na Rússia; Critico das tendências naturalista e Principalmente Behaviorismo.

Ao analisar os fenômenos da linguagem e do pensamento busca compreendê-los dentro do processo sócio –histórico como internalização.

Apartir da Internalização chama-se atenção para o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.

Segundo Vygotsky para atingir o nível superior da reflexão e do conhecimento o homem começa com as interações sociais cotidianas desde as atividades práticas da criança até formulação de conceitos.

Além dos teóricos analisados, desta-se a contribuição do medico neurologista e psicólogo francês Henri Wallon.

Vantagens da Teoria Construtivista é que o Individuo e a Sociedade tem maior chance de superar as teorias inatismo e empirismo e as teorias tradicionais.

Concepção de uma Inteligência Dinâmica não se separa da Afetividade que corresponde melhor a um tipo de aprendizagem.

Com a rapidez das mudanças tecnologia o trabalho manual exige que o trabalhador possua um comportamento baseado nas atividades intelectuais.