Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: Kátia Diehl Magali Rosane Beltrão Rosária
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Informática na Educação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS TICS E A ESCOLA.
Área do conhecimento: Biologia
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Contexto de Educação a Distância
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Produção do conhecimento em EAD
O uso da internet nas escolas
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
Professor ADEMIR BASILIO
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Aprendizagens em Arte Coordenadora
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
A PEDAGOGIA DA DÚVIDA NUMA SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Como elaborar um plano de aula
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Questionário do Estudante Enade
Projetos de Aprendizagem. O desafio: Como aplicar método interdisciplinar e tornar o estudo mais atraente? Matéria publicada na Zero Hora do dia 24/04/2012,
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Apresentação das Experiências do Processo de Pesquisa Grupo 2 : Cleziel, Eduardo Moura, Heraclito Questão de Investigação : “Quais são as fases/etapas/métodos/técnicas.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Formação em INFORMÁTICA Professores Ricardo Pires Marta Salvador Psicologia da Aprendizagem On-line FCSH – Universidade Nova de Lisboa Psicologia da Aprendizagem.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Transcrição da apresentação:

Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS

Tecnologia da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem Característica: Projeto de Aprendizagem Característica: Projeto de Aprendizagem Metodologia: Trabalho com as tecnologias de forma inovadora e qualitativa / INTERNT Metodologia: Trabalho com as tecnologias de forma inovadora e qualitativa / INTERNT

PROJETO DE APRENDIZAGEM O Projetos de Aprendizagem quebra com os paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, e passa a trabalhar a partir de projetos originados das curiosidades e indagações dos alunos. O Projetos de Aprendizagem quebra com os paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, e passa a trabalhar a partir de projetos originados das curiosidades e indagações dos alunos.

PROJETO DE APRENDIZAGEM Na proposta de aprendizagem por projetos os estudantes são livres para formular suas questões de investigação, trabalhando seus reais interesses. Na proposta de aprendizagem por projetos os estudantes são livres para formular suas questões de investigação, trabalhando seus reais interesses.

PROJETO DE APRENDIZAGEM Serão pessoas capacitadas a resolver problemas reais e principalmente aprenderão a fazer uma pesquisa científica, a buscar respostas às suas inquietações e principalmente aprenderão a aprender Serão pessoas capacitadas a resolver problemas reais e principalmente aprenderão a fazer uma pesquisa científica, a buscar respostas às suas inquietações e principalmente aprenderão a aprender

OS CONTEÚDOS Os temas e conteúdos cruzam-se nas diversas atividades construídas ou sugeridas para cada aluno e grupo de trabalho, onde em determinados tempo todos se encontram, seja de forma simultânea ou não. Os temas e conteúdos cruzam-se nas diversas atividades construídas ou sugeridas para cada aluno e grupo de trabalho, onde em determinados tempo todos se encontram, seja de forma simultânea ou não.

AVALIAÇÃO No Projeto de Aprendizagem a avaliação ocorre durante o processo. Com o uso da informática, tanto alunos quanto professores podem avaliar o processo desde o início(as primeiras dúvidas e certezas) até a sua reestruturação, pois o projeto de aprendizagem não tem fim. No Projeto de Aprendizagem a avaliação ocorre durante o processo. Com o uso da informática, tanto alunos quanto professores podem avaliar o processo desde o início(as primeiras dúvidas e certezas) até a sua reestruturação, pois o projeto de aprendizagem não tem fim. Somos eternos aprendizes.

Construção do Projeto de aprendizagem 1 - Questão de investigação (objeto de interesse do aluno) 1 - Questão de investigação (objeto de interesse do aluno) 2- Certezas Provisória(conhecimento prévio) 2- Certezas Provisória(conhecimento prévio)

Construção do Projeto de aprendizagem 3- Dúvidas Temporárias (indagações vindas do interesse do aluno) 3- Dúvidas Temporárias (indagações vindas do interesse do aluno) 4- Pesquisa (possibilita que o aluno utilize todas as ferramentas e mecanismos disponíveis para a realização da pesquisa, sejam bibliográficas: livros, revistas, artigos, Websites, correio eletrônico) etc. 4- Pesquisa (possibilita que o aluno utilize todas as ferramentas e mecanismos disponíveis para a realização da pesquisa, sejam bibliográficas: livros, revistas, artigos, Websites, correio eletrônico) etc.

Apresentação dos alunos