Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Vídeo Educar – Rubem Alves
Programa aluno pesquisador
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
Tópicos de Educação Matemática A
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Simone Braz Ferreira Gontijo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Planejamento PNAIC 2014.
Percepção do Espaço Pela Criança
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PEAD REFLEXÃO-SÍNTESE
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática
Por Elizandro de Almeida Esquiam
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
O Chat Como Espaço de (Inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin Seminário de Educação a Distância 2010 NUTES/UFRJ.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Geometria com Origami Nesta oficina o nosso objetivo é estudar a matemática sob a perspectiva da modelagem, usando para tal a arte de dobrar papel – O.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
ESPAÇO PARA COLOCAR IMAGEM
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
Docente: Dr. Arthur Vianna
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A ANÁLISE CRÍTICA DA DISSERTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZANDO ORIGAMI E CALEIDOSCÓPIO Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A

Autora: Neirelise Buske; Instituição: Universidade Estadual Paulista; DADOS DA DISSERTAÇÃO Autora: Neirelise Buske; Instituição: Universidade Estadual Paulista; Orientador: Prof. Dr. Claudemir Murari; Dissertação defendida para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática.

Qual é o assunto da pesquisa? Se trata de uma investigação sobre as possibilidades sobre o uso do Origami e do Caleidoscópio no ensino e aprendizagem da Geometria.

Por que foi escolhido esse assunto? Atração pelo origami desde criança; Verificou que o origami despertava interesse nos alunos; Queria contribuir para o ensino e aprendizagem de Geometria; Junção com o trabalho do orientador sobre Caleidoscópios; Material de baixo custo e que chama a atenção; Material manipulável.

Que literatura existe sobre esse assunto? Sobre materiais manipuláveis para Geometria: Gazire, Moysés, Berman, Fiorentini e Miorim, Pais, nacarato e Passos; Sobre Origami (dificuldade): Huimiaki Huzita, Imenes, Franco, Mattos, Alperin e Kasahara. Sobre caleidoscópios: Ball e Coxeter, Murari, Batistela , Reis e O’Daffer e Clemens. Sobre a metodologia: Bogdan e Biklen, Goldemberg, Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Araujo e Borba e Romberg.

QUAL QUESTÃO REFERENTE A ESTE ASSUNTO A INSTIGOU? Como a dobradura pode auxiliar alunos de 2ª série do Ensino Médio num estudo de polígonos e poliedros, que envolve conceitos básicos da Geometria Euclidiana e algumas noções de Geometria Esférica?

Onde, com quem fará a pesquisa? Alunos da Licenciatura em Matemática da URI (Santo Ângelo/RS), numa turma de 23 graduandos do 2º semestre do curso.

Como obteve os dados? Os dados obtidos na pesquisa de campo são puramente descritivos, recolhidos por meio de questionários, observações, fotografias, gravações de áudio e anotações. O papel da pesquisadora foi observador participante assim, ela mesmo coletou os dados.

Quando e quanto tempo durará a pesquisa? A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2006, totalizando 26 horas/aula.

CONCLUSÕES “Dentre os benefícios que o trabalho com o origami pode trazer destacamos o desenvolvimento de atividades voltadas para: senso de localização espacial, leitura e interpretação de diagramas, exploração dos elementos de linguagem relativos à posição no espaço, como “cima”, “baixo”, “esquerda”, “direita”, etc., construção de conceitos e uso dos termos geométricos em um contexto.” (pág. 131)