Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A ANÁLISE CRÍTICA DA DISSERTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZANDO ORIGAMI E CALEIDOSCÓPIO Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A
Autora: Neirelise Buske; Instituição: Universidade Estadual Paulista; DADOS DA DISSERTAÇÃO Autora: Neirelise Buske; Instituição: Universidade Estadual Paulista; Orientador: Prof. Dr. Claudemir Murari; Dissertação defendida para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática.
Qual é o assunto da pesquisa? Se trata de uma investigação sobre as possibilidades sobre o uso do Origami e do Caleidoscópio no ensino e aprendizagem da Geometria.
Por que foi escolhido esse assunto? Atração pelo origami desde criança; Verificou que o origami despertava interesse nos alunos; Queria contribuir para o ensino e aprendizagem de Geometria; Junção com o trabalho do orientador sobre Caleidoscópios; Material de baixo custo e que chama a atenção; Material manipulável.
Que literatura existe sobre esse assunto? Sobre materiais manipuláveis para Geometria: Gazire, Moysés, Berman, Fiorentini e Miorim, Pais, nacarato e Passos; Sobre Origami (dificuldade): Huimiaki Huzita, Imenes, Franco, Mattos, Alperin e Kasahara. Sobre caleidoscópios: Ball e Coxeter, Murari, Batistela , Reis e O’Daffer e Clemens. Sobre a metodologia: Bogdan e Biklen, Goldemberg, Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Araujo e Borba e Romberg.
QUAL QUESTÃO REFERENTE A ESTE ASSUNTO A INSTIGOU? Como a dobradura pode auxiliar alunos de 2ª série do Ensino Médio num estudo de polígonos e poliedros, que envolve conceitos básicos da Geometria Euclidiana e algumas noções de Geometria Esférica?
Onde, com quem fará a pesquisa? Alunos da Licenciatura em Matemática da URI (Santo Ângelo/RS), numa turma de 23 graduandos do 2º semestre do curso.
Como obteve os dados? Os dados obtidos na pesquisa de campo são puramente descritivos, recolhidos por meio de questionários, observações, fotografias, gravações de áudio e anotações. O papel da pesquisadora foi observador participante assim, ela mesmo coletou os dados.
Quando e quanto tempo durará a pesquisa? A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2006, totalizando 26 horas/aula.
CONCLUSÕES “Dentre os benefícios que o trabalho com o origami pode trazer destacamos o desenvolvimento de atividades voltadas para: senso de localização espacial, leitura e interpretação de diagramas, exploração dos elementos de linguagem relativos à posição no espaço, como “cima”, “baixo”, “esquerda”, “direita”, etc., construção de conceitos e uso dos termos geométricos em um contexto.” (pág. 131)