METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Pedagogia da pesquisa-ação
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Caso Homero: Metodologia da problematização
Plano de Trabalho Docente
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
“ O saber e o fazer docente”
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Introdução à Prática da Pesquisa I
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Orientação Educacional
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O aluno elaborando conceitos
ELIANE PEREIRA DE BRITO
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Disciplina: Práticas Educativas em Saúde
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Profª. Taís Linassi Ruwer
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O QUE É FILOSOFIA ?.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA E PROBLEMA.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Como elaborar um plano de aula
INTRODUÇÃO ..
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Metodologia da Problematização
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS Profa Angela e Profa Adriana

MET0DOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO MÉTODO DE ENSINO METODO DE ESTUDO ASSOCIADA AO CONCEITO DE PRÁXIS

Proposta de Maguerez Método do Arco Teorização Hipóteses de Solução Pontos Chaves Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE

METODOLOGIA REALIDADE SOCIAL: como ponto de partida e de chegada; processo criativo de ação-reflexão sobre um determinado aspecto extraído, observado ou vivido; este aspecto será traduzido em nova ação (mais elaborado); provocar intencionalmente alguma transformação;

RELEMBRANDO CADA ETAPA

OBSERVAÇÃO Observar algo relacionado à temática de estudo; Perceber o que é pertinente; O conhecimento permite ao aluno ver determinado aspecto como problema; Problematização: exercício intelectual e social

VÁRIOS PROBLEMAS Dadas as condições, analisar se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles; Para selecionar o problema (usar critérios);

PONTOS CHAVES Identificá-los no problema: Quais as suas possíveis causas Quais seus possíveis determinantes contextuais Quais seus componentes e seus desdobramentos

TEORIZAÇÃO Resposta das questões anteriores darão origem à uma lista de: preocupações; afirmações iniciais; novas perguntas; pressupostos orientadores de estudo; tópicos a serem explorados; diferentes formas de elaboração.

TEORIZAÇÃO Usar idéias e teorias já disponíveis sobre o problema; Se houver necessidade voltar à observação; Buscar sistematicamente informações técnicas, científicas, empíricas, oficiais, com auxílio de procedimentos de pesquisa;

DIFERENTES ÂNGULOS DO PROBLEMA SÃO ANALISADOS A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLHIDAS EM DIVERSAS FONTES.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO Momento de comparar crenças iniciais com as informações atuais; Pode-se reforçar posições anteriores, reformular posições iniciais; Aprendizagem efetiva vem da relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.

Encontrar alternativas; HIPÓTESES Encontrar alternativas; Elaborar propostas de superação do problema central em estudo;

Aplicação à realidade (prática) Ações sobre a realidade, que devem ser tomadas, executadas ou encaminhadas; Compromisso dos alunos com o seu meio;

Aplicação à realidade O que fazer Como fazer, em que condições Com que estratégias Com que recursos Para obter que efeitos Com que finalidade e para beneficiar a quem

CONDIÇÕES OBJETIVAS Nível de conhecimento Disponibilidades das pessoas envolvidas Autoridade; poder necessário para intervenção Uso das estratégias; momento oportuno Grau de comprometimento e consciência social

PRINCÍPIOS As pessoas que participaram, cedendo informações para a pesquisa, deverão receber o retorno de toda a elaboração feita por eles.

Aspectos da Transformação Do início ao final do processo de estudo, o que acontece com o pesquisador, em termos de mobilização intelectual, afetiva, política e social Em termos de método de estudo e de leitura sobre essa realidade, que conseqüências essa experiência poderá ter lhe proporcionado Que experiência de vida poderá representar a etapa final, da ação para a transformação, por mínima que seja, da realidade social a que pertence

Associação entre o conceito de práxis e conceito de metodologia da problematização

CONCEITO DE PRÁXIS E FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS (VASQUEZ, 1977) – consciência da práxis como atividade material do homem que transforma o mundo natural e social par fazer dele um mundo humano. - Adota concepção marxista; - Guia para interpretar e transformar o mundo; teoria:pratica

PRÁXIS É DIFERENTE DE PRÁTICA PRÁXIS: é atividade transformadora, consciente e intencionalmente realizada.

COMO SE CHEGA À CONSCIÊNCIA DA PRÁXIS Superar ponto de vista limitado da consciência idealista; Ir além da consciência comum; Superar consciência mistificada Ascender a um ponto de vista mais objetivo, científico Unir conscientemente pensamento e ação Partir da realidade cotidiana para a concepção filosófica; Ver-se como sujeito histórico;

CURSOS DE FORMAÇÃO HÁ UMA GRANDE LACUNA ENTRE O PENSAR E O AGIR PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO, EM TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.

Importância da consciência política A despolitização cria um vazio muito grande nas consciências, que pode ser facilmente preenchido por atos, preconceitos e hábitos, impingidos por forças interessadas.

QUE PAPEL SOCIAL VAI DESEMPENHAR Conservação-reprodução transformação ESCOLA QUE PAPEL SOCIAL VAI DESEMPENHAR Conservação-reprodução transformação

Concepção de práxis humana É à luz da categoria da práxis, que devem ser abordados, segundo a concepção histórico crítica de sociedade, os problemas do conhecimento, da história, da sociedade e do próprio ser.

Teoria-metodologia da problematização Não transformar todos os homens em filósofos, mas que a maior parte deles tenha uma consciência mais elevadas de si mesmo e do mundo em que vive.

Pela continuidade das experiências com a Metodologia da Problematização a escola pode participar da formação de cidadãos mais conscientes, críticos e criativos, para atuar numa sociedade ainda tão desumanizada, para transformá-la.

FONTE: BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.