Atractividade de Portugal Ver relatório do estudo da Ernst & Young
Estágios de desenvolvimento económico
Os dez maiores PIBs do mundo em 2000 (em milhões)
Estágios de desenvolvimento económico
A localização da população País Pop. (2000) PIB % do Globo (milhares) per capita PIB China 1.268.121 930 3,9 Índia 1.015.287 424 1,4 EUA 275.746 29.953 27,3 Indonésia 210.785 1,176 0,7 Brasil 170.661 5,535 2,8
A localização da população
Avaliação dos recursos Organizacionais Capítulo 6 Avaliação dos recursos Organizacionais
Fig. 6.5: Activos de Marketing Customer-Based Assets Relationships with customers Company name and reputation Brands Country of origin Market domination Superior products and services Internal, Support Assets Cost advantages Information systems Technical skills, Production expertise Copyrights and patents Franchises and licences Partnerships Supply Chain Assets Distribution network and relationships Distribution control Pockets of strength Distribution uniqueness Security of supply Supplier network and relationships Marketing Assets Alliance-Based Assets Access to markets Access to management skills Shared technology Exclusivity
Aprofundado nas disciplinas de métodos de investigação e Capítulo 7 Análise do cliente Aprofundado nas disciplinas de métodos de investigação e pesquisa de marketing
Em relação à publicidade Estímulos do Produto/marca Marketing mix Estímulos sociais Grupos de referência Normas morais Cultura Processamento da informação (black box) Atitudes Em relação à publicidade Em relação à marca Variáveis demográficas Variáveis psicográficas Variáveis sociológicas Necessidades e motivações Objectivos e estilos de compra Estruturas psicológicas: personalidade e auto-conceito Crenças, conhecimento prévio, incerteza, risco e familiaridade Memória implícita e explícita Associações e saliência da marca Notoriedade e imagem da marca Resposta cognitiva Resposta afectiva e emocional Elaboração cognitiva Intenção de compra Conjunto de alternativas Situação de compra Comportamento de compra Satisfação pós venda
Análise da Concorrência Capítulo 8 Análise da Concorrência
10 conceitos fundamentais Análise da concorrência: Modelo de Porter
Definir posicionamento
Fig. 5.2: Mapa de grupos estratégicos no mercado automóvel USA The Big Three GM, Ford, Chrysler The Faded Champions VW Audi, Rover Group Broad line The Samurai Toyota, Nissan, Honda, Mazda Grau de Especialização Luxury cars Mercedes, BMW, Volvo*, Saab* Jaguar* Specialists Rolls-Royce*, Ferrari*, Aston Martin*, Lamborghini*, Lotus*, Morgan, McLaren Narrow line High Low Conteúdo Local (*brands now owned by large-scale American or European manufacturers)
Perceptual Map of Beer Market (both products & attributes) Heavy Popular with Men Heavy Full Bodied Old Milwaukee Budweiser Beck’s Meister Brau Special Occasions Heineken Miller Blue Collar Dining Out Premium Good Value Coors Budget Stroh’s Premium Michelob Coors Light Popular with Women Miller Lite Pale Color On a Budget Old Milwaukee Light Light Light Less Filling 17
Marcas da Unicer Cervejas: Super Bock, Super Bock Stout, Super Bock Green, Super Bock Sem Álcool, Super Bock Abadia, Super Bock Tango, Cheers Branca, Cheers Preta, Carlsberg, Cristal, Cristal Preta, Tuborg Royal Danish e Tetley’s Bitter. Sidras: DECIDER. Águas: Vitalis, Vitalis Sabores, Caramulo, 7Fontes, Pedras Salgadas, Pedras Salgadas Levíssima, Pedras Sabores, Vidago, Vidago Sabores e Melgaço. Sumos e Refrigerantes: Frutis Natura, Frutis, Frutea Ice Tea, Frisumo, Guaraná Brasil, Snappy. Vinhos: Quinta da Pedra, Quinta da Pedra Aguardente Velha, Senhoria, Quinta do Minho, Campo da Vinha, Porta Nova, Vinha das Garças, Vinha de Mazouco, Vinha de Mazouco Reserva, Planura, Planura Reserva, Planura Syrah, Monte Sacro e Vini. Cafés: Bogani e A Caféeira. as nossas marcas
2.3- A segmentação de mercado para os mercados de turismo