Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL
Advertisements

Impacto Ambiental Contextualização e conceituação
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
AS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CIA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 09/06/10.
Belo Horizonte – Maio 2008 José Cláudio Junqueira Ribeiro A GOVERNANÇA E O ENCERRAMENTO DE MINA.
Curso Seqüencial de Gestão Ambiental
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Política Nacional de Meio Ambiente
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA
Gestão do Meio Ambiente
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Gestão Socioambiental no Brasil
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
Estrutura de um Processo de Licenciamento
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
\.
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Profa: Márcia Ribeiro Estagiários-docentes: Augusto de Souza Marcondes Loureiro UFCG.
LICENCIAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Instrumentos da PNMA. EIA/RIMA
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Conceituação
Razões para se licenciar
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA QUAL É O PAPEL DA AIA? “QUALQUER ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO MEIO AMBIENTE, CAUSADA.
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
PMI-2023 Economia e Política Mineral I
Direito Ambiental e Direito Urbanístico em Gestão Municipal
SHEYLA MARTINS RODRIGUES ADVOGADA OAB/SP N. ° 193
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Política Nacional do Meio Ambiente Profa. Ângela Issa Haonat
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
SEGURANÇA DO TRABALHO MÓDULO III SEGURANÇA AMBIENTAL PROF. PATRICIA BIANCA CAP. 3 – IMPACTO AMBIENTAL.
IMPACTO AMBIENTAL Ou, ainda,
Sistema Nacional do Meio Ambiente
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Aula 5 Licenciamento Ambiental EIA/RIMA Auditoria Ambiental
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Moara.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Especialização Em Engenharia De Segurança Do Trabalho n Proteção do Meio Ambiente n Prof. Francisco Rodrigues da Cunha Neto n Prof. José Carlos de Campos.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
PROGRAMA DE LEITURA DA PETROBRAS LEIA BRASIL – ONG DE PROMOÇÃO DA LEITURA ENCONTRO DE LEITORES DINAMIZAÇÃO DA REVISTA LEITURAS COMPARTILHADAS Gestão e.
Transcrição da apresentação:

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Prof. Marlon A Santos

IMPACTO AMBIENTAL O estudo dos impactos constitui um instrumento da gestão ambiental sem o qual não seria possível promover a melhoria dos sistemas produtivos em matéria ambiental.

ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL O estudo de impacto ambiental, o que foi fortalecido pela CF/88, que dispõe no art. 225, § 1º, que é poder – dever do Poder Público, exigi-lo; O zoneamento ambiental; O licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL O art. 10, da Lei Federal nº 6.938/81, trata do licenciamento ambiental, definindo as atividades e os empreendimentos, que dependerão de prévio licenciamento.

EMPREENDIMENTOS SUJEITOS AO LINCENCIAMENTO AMBIENTAL Extração e Tratamento de Minerais Indústria de Produtos Minerais não Metálicos Indústria Metalúrgica Indústria Mecânica Indústria de Papel e Celulose Outros

LICENCIAMENTO AMBIENTAL “Art. 10: A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento de órgão estadual competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente -SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, em caráter supletivo, sem prejuízo de outras licenças exigíveis”.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

LICENÇA AMBIENTAL Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

ESTUDOS AMBIENTAIS São todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação da área degradada e análise preliminar de risco.

IMPACTO AMBIENTAL É todo e qualquer impacto que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados. Fonte: CONAMA A identificação dos aspectos ambientais deve ser feita mediante um processo contínuo que determine os impactos, positivos e negativos, passados, presentes e potenciais das atividades da organização sobre o meio ambiente.

ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AMBIENTAL Identificar e avaliar os prováveis impactos de uma atividade ou empreendimento com elevado potencial de degradação ambiental durante a fase de projeto.

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL- EIA Considera como impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.