Interdisciplinaridade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEF – Cursos de Educação e Formação
Advertisements

Oferta Formativa para Ano lectivo 2009/2010
Programa Ler e Escrever Matemática
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Acompanhamento Local de Matemática
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Intervenção Social nos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Didáctica da Matemática
Sítio dos miúdos
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
EPBJC EPBJC - DCCC Lisboa–DCOET Informática Gestão Referênciais Alunos
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Avaliar Competências: Uma Medida Possível?
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Dez novas competências para Ensinar
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Interdisciplinaridade Objectivo? Favorecer/facilitar a interdisciplinaridade melhorar a articulação pedagógica Disciplinas? Em todas as disciplinas será possível articular matérias objectivos conteúdos De que forma? Informar/integrar - Post´s semanais no fórum reuniões! Como? Mensagens simples e curtas – Havendo possibilidade de articulação – ocorrerá naturalmente. Ex.: coloquei uma actividade sobre sistemas de custeio que exige aos alunos uma reflexão sobre um conjunto de textos e uma síntese

Interdisciplinaridade Qualquer trabalho de avaliação desenvolvido pelos alunos em outras disciplinas poderá ser articulado com a disciplina de Português: correcção de trabalhos, construção de relatórios, etc.

Interdisciplinaridade … o programa visa favorecer o desenvolvimento de competências que proporcionem uma socialização laboral na qual as tecnologias, o trabalho em equipa, a decisão participada e o empreendedorismo individual assumem importância decisiva

Interdisciplinaridade Introdução à Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho II Prevenção de riscos profissionais III Como aplicar no ambiente escola? …e no ambiente escola em articulação com a situação Profissional??

Interdisciplinaridade Probabilidade - Modelos de Probabilidade. Funções de Crescimento - Modelos contínuos não lineares: exponencial, logarítmico e logístico. Optimização- Problemas de optimização.Aplicações das Taxas de Variação. Programação Linear como ferramenta de planeamento e gestão. Novas tecnologias aplicadas à matemática - Uso de software informático para tratamento de dados estatístico, leitura e interpretação de gráficos, construção de gráficos de funções e resolução de problemas de programação linear. Articular também com recurso a aplicações informáticas!!!

Interdisciplinaridade Mercados e Preços Aspectos do Funcionamento da Actividade Económica A Regulação da Actividade Económica – o Papel do Estado A Economia Portuguesa no Contexto Internacional Sendo possível articular com disciplinas da componente tecnológica, por exemplo:

Interdisciplinaridade Matérias do mesmo grupo disciplinar, sempre que possível cruzar informação

Interdisciplinaridade Módulo de âmbito global, poder-se-á aplicar nas mais variadas situações, a escola poderá ser um exemplo para os alunos. Qualquer um dos módulos do âmbito de contabilidade, ou outro, poderão dar um contributo para a consolidação de conhecimentos deste módulo.

Interdisciplinaridade Fiscalidade, importante a articulação entre teoria e prática, e a articulação entre colegas das matérias/conteúdos a leccionar

Interdisciplinaridade Cruzar as matérias conteúdos com as matérias do estudo das contas do POC Consolidar conhecimentos teóricos com conhecimentos práticos – ex.: consolidar princípios contabilísticos com prática contabilística Cruzar o estudo da contabilidade com a necessidade de elaboração dos diferentes mapas contabilísticos, e consequente informação económico/financeira

Interdisciplinaridade Aplicações informáticas Comerciais Servem de Suporte para as aplicações informáticas Contabilidade Com uma maior articulação e cruzamento de matérias de contabilidade é desejável que se antecipe o estudo das aplicações informáticas Os alunos já deverão de conhecer a aplicação – consolidar-se-ão conhecimentos e aprofundar-se-á a análise da informação

Interdisciplinaridade Conclusão Com estas possibilidades de interacção disciplinar, sugiro que cada um de nós passe a colocar um post (no fórum reuniões): - com alguma experiência de formação que esteja a praticar; - alguma necessidade de reforço de aprendizagens que encontre com os alunos; - sugestões dos alunos; - as vossas/nossas sugestões; - o que for será certamente enriquecedor!