Núcleo Regional de Educação de Toledo

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Transcrição da apresentação:

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Para iniciar a conversa... Realidades superpostas: o aumento da exclusão social, violências... a expansão acelerada das tecnologias digitais, que vem disponibilizando inúmeros recursos e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida.

Perguntas... Como educadores, ou mesmo como usuários, não estamos acostumados a trabalhar e a compreender o funcionamento de um mundo em rede, de trabalhar coletivamente. Como sobreviver a tudo isto? Como aprender a dar conta de todos esses processos?

No meio de tudo isto está a escola, com os seus alunos e professores, tentando entender esses processos.

Demandas... A presença de novas necessidades: curriculares; administrativas; pedagógicas.

Projeto Político Pedagógico O Colégio tem como “filosofia a formação integral do educando como ser humano consciente, crítico, livre para o exercício da cidadania, para o fortalecimento da democracia nas relações humanas, sociais e, conseqüentemente, a conquista de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”.

Proposta Pedagógica Curricular Ementa A disciplina de matemática para o Ensino Fundamental contempla os Conteúdos Estruturantes: números, operações e álgebra; medidas geometria tratamento da informação

Objetivos Gerais Oferecer condições para que os estudantes se apropriem da matemática como um conjunto de resultados, métodos, procedimentos e que ele construa por intermédio do conhecimento matemático, valores e atitudes, visando sua formação integral como cidadão.

Reconhecer a matemática como uma ciência que está sendo construída de acordo com as necessidades humanas, portanto histórica. Proporcionar ao estudante o desenvolvimento de seu raciocínio lógico, compreendendo, interpretando e construindo seus próprios instrumentos para resolver problemas do cotidiano, permitindo assim uma melhor compreensão do meio onde vive, podendo nele participar e ser um agente para sua transformação.

Metodologia(s) Indicadas na DCE Matemática Resolução de problemas Modelagem Matemática Etnomatemática Utilização de Mídias Tecnológicas Investigações Matemáticas

Conteúdos na PPC 8ª série Números, operações e álgebra Conjunto dos números reais. Estudo dos radicais (operações, propriedades da radiciação e potenciação,racionalização). Equação do segundo grau (resolução através da fatoração e fórmula de Bháscara). Equações biquadradas,irracionais e sistema de equações do segundo grau. Funções Função afim. Função quadrática

Avaliação A avaliação deve ser vista como parte integrante em todo o processo de ensino e de aprendizagem. Ela deve ocorrer numa variedade de situações. A avaliação deve ser contínua, diagnóstica e cumulativa e nesses processos avaliativos poderão ser observados a produção escrita,a expressão oral na apresentação de argumentos.

Plano de Trabalho Docente Disciplina: Matemática Série: Oitava série do Ensino Fundamental Ano letivo: 2008. Conteúdo Estruturante: Funções. Conteúdo Específico: Função afim e quadrática

Encaminhamentos Metodológicos Objetivos Construir a noção intuitiva de função, diferenciando função afim de quadrática. Encaminhamentos Metodológicos Situações-problema que permitam a análise e aplicação das funções.

Atividades para os educandos Resolução das situações-problema Realização de pesquisas Recursos Didáticos Recursos tecnológicos Softwares outros

Avaliação Avaliação contínua. Observação. Apresentação de trabalho pelas equipes.

Voltando... “[...] consciente, crítico, livre para o exercício da cidadania [...] fortalecimento da democracia nas relações humanas”(PPP) “[...] compreendendo, interpretando e construindo seus próprios instrumentos para resolver problemas do cotidiano”.(PPC)

E as perguntas...? Trabalhar coletivamente... Superar paradigmas... Educação para a democracia... Exclusão social…

Obrigado pela Atenção!!!