Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 03 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada
Advertisements

Ana Carolina M. Nogueira Bruno Anderson
Administração de Recursos Materiais Capítulo 8
Unidade 04 – Repensando a Logística
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma: 14 Grupo: 43 R06 – Oportunidades na logística de suprimentos e integração.
R07- ESTRATÉGIAS DE SUPRIMENTO
Administração de Recursos Materiais
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 6 de setembro de 2009 Subgrupo X : Adelson.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Brasília, 15 de novembro de 2009
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Anexo Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Alves
As tecnologias de informação na logística da organização
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 4 de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 1º de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
GRUPO 1997 Responsável: Fernanda Almeida R09 IGOR FERNANDES Y FERNANDA ALMEIDA X PEDRO CÉSAR X IRENE PROFIRIA Y ALEX BORGES Y RODRIGO ARANTES X.
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de novembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Tema:R02 Organização: AmBev
Conceitos do Projeto do Semestre
Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais – R05
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Apresentação do Projeto Final
Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição
Turma 14 GRUPO 43 Subgrupo X :Augusto Sardeiro-09/90051(responsável)
Estratégias de suprimentos
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Subgrupo X: Fernando Leon Filipe Tolentino (Resp.) Subgrupo Y: Rafael Braz Rodrigo Caseca Turma: 14 Grupo: 46 Atividade : R09.
Turma 14 GRUPO 43 Subgrupo X :Augusto Sardeiro-09/90051(responsável)
A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de setembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.
Conceitos do Projeto do Semestre
Turma 14 Grupo 43 - R10 Subgrupo X : Augusto Sardeiro 09/90051
Logística de Distribuição
Atividade 11: Logística de distribuição
GESTAO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGISTICA INTEGRADA
Características básicas de controle e a gestão de estoques
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA
Logística de Distribuição
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
Administração de Recursos Materiais
Contábeis 01 André Guilherme 09/38611 Ivan Teléscio 05/84568 Plínio Borges 06/23857 Tiago Lucas 05/94261 Verônica Paula 06/43904 GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA.
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Logística Empresarial Unidade 2
Responsável: Susy Sanders 09/15858 André Barros 09/40429 Grupo: Gabriel 09/09637 Vítor 09/49957 Thiago 09/55213 Jeudson 09/44785 Data: 17/05/2009.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 06- O mecanismo de pedir
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Logística Empresarial UNIDADE 6
T AREFA R09 T URMA :19 G RUPO 93. Em 1992 foi promovido o primeiro Lean Enterprise Benchmarking Project,cujo objetivo era comparar níves de produtividade.
ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 19 GRUPO 91 Subgrupo X: Rafael Freixo Gratão – 08/38845 Anderson Tiago do.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Gestão de Estoque versos Controle de Estoque
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Fluxo de materiais Logística de suprimento Estratégia de suprimento
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
Foco Atual da Logística Empresarial
Construindo Indicadores de Desempenho do processo de distribuição Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson Subgrupo y: Felipe, Daniel e Alex.
Construindo indicadores de desempenho no processo de distribuição
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS R09
Transcrição da apresentação:

Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Turma 14 Grupo 43 Subgrupo X : Augusto Sardeiro 09/90051 Gizelle Nóbrega 09/95509 Subgrupo Y : Guilherme Amaral 09/95720 Matheus Reis (responsável) 10/02422 Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição R09

Quais os critérios utilizados para qualificar as fábricas como de classe mundial no relatório? R: Alcançar resultados espetaculares em qualidade e produtividade. O Supply Chain Management possibilita esses resultados espetaculares. A produtividade é medida pela quantidade de unidades acabadas no ano dividida pelas horas de mão-de-obra anual. Qualidade pode ser representada pelo número de unidades defeituosas reclamadas pelas montadoras.

Quais são os pontos que caracterizam a produção enxuta? Fluxo integrado de produção com baixo inventário, pequenos lotes feitos em just in time Prevenção de defeitos em vez de correção Produção puxada pelo cliente (pull) e não empurrada para ele (push) Trabalho em equipe com operadores multifuncionais e flexíveis e com pouco staff indireto Preocupação constante com a eliminação de etapas do processo que não agregam valor Integração com todas as etapas do processo, desde fornecedores até cliente final

Quanto a qualidade dos materiais que entram, quais as vantagens obtidas pelas fábricas de classe mundial? R: Os materiais que entram são de alta qualidade, fazendo com que o produto acabado seja também de alta qualidade e isso acaba reduzindo o número de reclamações dos clientes a praticamente zero. A má qualidade dos materiais, por outro lado, tem um efeito prejudicial tanto na qualidade interna devido a níveis altos de refugo, como na produtividade devido a retrabalho e reparos.

O que caracteriza um Supply Chain de classe mundial, quanto ao tempo? R: Encurtamento dos horizontes de tempo e recebimentos e despachados realizados com mais frequência através da estreita coordenação, que possibilita produzir contra pedido em vez de produzir contra estoque.

Quais são as características das fábricas de qualidade mundial que as tornam superiores em relação à concorrência? R: Elas apresentam altos índices de produtividade, que é a relação de unidades produzidas por hora de trabalho, qualidade interna e externa, que analisa os produtos com defeitos, e boa utilização de espaços para a produção de unidades por metro quadrado. As fábricas que não são de classe mundial enfrentam o desafio de deixar de se concentrar naquilo que não apoia a melhoria de processo. Os maiores pré-requisitos para alcançar esse nível são: controle de processo e supply chain.

Quais são as características marcantes dessas fábricas? R: Elas produzem um volume maior de produtos acabados e beneficiam-se dessa vantagem de escala, tendo a proeza de operar próximo do limite da capacidade, mantendo alta  produtividade e altos níveis de qualidade. Mesmo com a alta produtividade, as fábricas de classe mundial mantém níveis mais baixos de matéria-prima, de estoque de produtos em processo e acabados. Na maioria dos casos, o giro de estoques dessas empresas é muito maior que nas outras.

Qual é o contexto de atuação dessas fábricas? R: Elas atuam por meio de processos controlados e integrados não apenas internamente, mas também externamente ao longo da cadeia de logística. Disciplina de processo e coordenação de suplly chain é demonstrado por essas fábricas em termos de qualidade, inventários, tempo e programação.

Como atingir a performance de classe mundial? R: Empresas de diferentes padrões de organização ao redor do mundo que são consideradas desta classe mostram que há mais de uma forma de atingir tal performance. Mas há fatores comuns a todos os casos: a disciplina e o controle de processo. Isso fica evidente em toda a extensão da cadeia logística e compreende qualidade, inventários, tempo e programação.

Bibliografia CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. GOOGLE Imagens. Disponível em: <http://images.google.com.br/>. Acesso em: 01 de nov. 2009.