Gestão de Turismo - IFSP Fundamentos do Turismo 1 Oferta turística

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Gestão de Turismo - IFSP Fundamentos do Turismo 1 Oferta turística FT1X1 – Aula 22 – Agenciamento e Transportes

INTRODUÇÃO Hoje falaremos de 02 dos aspectos mais relevantes para que o turismo aconteça. Os MEIOS DE TRANSPORTE como fator fundamental para o DESLOCAMENTO e ACESSO AOS ATRATIVOS. E o setor de AGENCIAMENTO, que faz a INTERMEDIAÇÃO entre o TURISTA e o ATRATIVO/DESTINAÇÃO visitada.

AGENCIAMENTO Baseia-se em 02 modalidades de venda: Indireta Direta Operadora Agência de viagens Consolidador Agências virtuais Direta Site da companhia aérea Telefone (central de reservas) Lojas próprias Totem de autoatendimento Estandes Celular e equipamentos com internet

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO CRS – Central Reservation System (Sistema Central de Reservas):  serve para gerir e armazenar as transações (ou reservas) relacionadas com viagens. Originalmente desenvolvidas e utilizadas pelas companhias aéreas, mais tarde foram adotadas pelas agências de viagens como principal meio de vendas. Os principais CRS são os GDS – Global Distribution System (Sistema de Distribuição Global): Os GDS são responsáveis por disponibilizar dados dos fornecedores de produtos e serviços turísticos tanto para outros fornecedores (agências de viagem) como para o consumidor final (de lazer ou de negócios). Essas informações, apresentadas por meio eletrônico, por exemplo, permitem a uma agência organizar seus produtos, torná-los acessíveis à venda, reduzir custos, aumentar o número de transações, simplificar e acelerar processos.  Os principais GDS são os sistemas Amadeus e Sabre.

Para conhecer melhor os serviços de agenciamento Agências receptivas Agências emissivas Agências de viagem Operadoras (Agências de viagem e turismo) Consolidadoras Representante

Exemplos

Para conhecer melhor os serviços de agenciamento Agências receptivas Especializadas na recepção de turistas nacionais e internacionais que visitam determinado destino. Responsável pela operação local dos programas. www.luckreceptivo.com.br www.urbenturismo.com.br www.martur.com.br

Para conhecer melhor os serviços de agenciamento Agências emissivas Vendem serviços para outros destinos. Agências de viagem: vendem produtos de terceiros www.amarilysturismo.com.br/ www.inovaideaviagens.com.br/ Operadoras: planeja, vende e executa os pacotes que podem ser comercializados por ela ou por uma agência www.cvc.com.br www.tamviagens.com.br www.marsans.com.br

Para conhecer melhor os serviços de agenciamento Consolidadoras: Venda de bilhetes aéreos para agências de menos porte ou operadoras. www.maringaturismo.com.br www.rextur.com.br Representantes: agente de viagens que se dedica a representar outros serviços, como hotéis e companhias aéreas. Normalmente, faz suas vendas por atacado. TT operadora – www.lufthansacc.com

Serviços e Equipamentos de Transporte Transportadoras turísticas Locadoras Táxis Outros

Modais de Transportes Dividem-se em 04 grandes grupos: Aéreo (Avião Comercial, Avião Particular, Helicóptero, Ultraleve, Balão, etc.) Hidroviário: pode ocorrer em 03 ambientes (Marítimo; Fluvial e Lacustre). Entre os principais meios de transporte neste modal estão: Navio, Lancha, Escuna, Barco a motor, Jangada, Jet-ski, Banana Boat, Canoa, Balsa, Pedalinho, etc.) Rodoviário: (Automóvel, Ônibus, Caminhão, Bicicleta, Moto). Ferroviário: (Trens de Alta Velocidade, Trens Urbanos, Trens Turísticos - ex. Maria Fumaça).

QUESTÕES PRINCIPAIS 1) QUAIS SÃO OS FATORES PRINCIPAIS PARA A ESCOLHA DO MODAL E MEIO DE TRANSPORTE? 2) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO SETOR DE TRANSPORTES TURÍSTICOS? 3) QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DO GOVERNO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE TRANSPORTES NO BRASIL?

RESPOSTAS 1) Segurança, Conforto, Preço, Velocidade, Acessibilidade. 2) Novas tecnologias, energia limpa, fusão entre empresas, segmentação de mercado, branding. 3) Logística de Transportes, Ampliação da Malha Aérea Nacional, Integração da América do Sul, Integração Modal das Regiões. http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/logistica_transportes/