PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
PLANO DE GESTÃO.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Ensino Fundamental 3º ao 5º ANO
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Passos para Revisão do PPP
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Projeto Político-Pedagógico
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Gestão Competente da Escola Pública
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Rotina na Alfabetização:
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO NA ESCOLA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
LEILÃO DE JARDIM.
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Planejamento e 7 de março de 2014.
Metodologia de Ensino e Extensão
A Função do Professor Articulador
Apresentação da Síntese do Trabalho
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Gestão da Escola
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
3º Momento Resultados Simare 2014
Professor Coordenador de Apoio
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Revisita ao PPP.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Organização e desenvolvimento do HTPC
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada 2º Encontro
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ...Que leve em conta a aprendizagem Projeto inicial Qual é a cara da nossa escola Projeto inicial ...participação de todos os setores. Democrático ...Que rumo vamos dar para nossa escola.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO “O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”: J. C. Libâneo

"Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será utilizada pelo grupo". Joan Subiratis: Construindo o Projeto Político Pedagógico

Meta 1 Implementar o trabalho com o ciclo através da conscientização e integração de professores, pais e alunos para alcançar a melhoria da qualidade de ensino. Prioridades: Curso de capacitação para professores e agentes escolares. Revisão de conteúdos e formas de avaliação, utilizando o horário coletivo e as reuniões pedagógicas. Integração das áreas do conhecimento de forma a garantir uma ação conjunta multidisciplinar. Avaliação do processo de trabalho e do desempenho escolar para acompanhamento da melhoria de acesso, da qualidade e da permanência do aluno no ciclo. Ações: Assessoria especializada agendada para os níveis I e II, nas modalidades Regular e Suplência. Trabalho coletivo voltado para o estudo do ciclo e seus princípios norteadores. Reunião de pais mais dinâmica, com palestras, vídeos e afins para esclarecer a proposta da escola e a questão do Ciclo. Entrega de boletins a fim de facilitar a comunicação Escola X Pais. Integração de sala de leitura, informática, SAP, e projetos de recuperação e reforço no Planejamento anual dos Ciclos. Promoção dos PEAs junto à comunidade escolar de modo a garantir o pleno desenvolvimento das potencialidades da escola. Interligar os conteúdos de cada termo do ciclo e seus respectivos componentes.

Meta 2 Promover a integração entre todos os segmentos escolares. Prioridades: . Incentivar a participação e atuação de todos os segmentos escolares nas Reuniões Pedagógicas, RPGs, no CE, na APM, Grêmio Estudantil e outras. . Promover palestras de capacitação e Auto-Estima para toda a comunidade escolar. .Buscar a auto-motivação. Promover a integração entre todos os segmentos escolares. Ações: Garantir a participação de todos os segmentos escolares nas RPs e demais, divulgando com organização e antecedência para toda a comunidade escolar. Envolver todos os funcionários nas palestras e capacitações. Promover a execução de palestras e outros eventos entre os integrantes do próprio grupo.

Meta 3 PRIORIDADES: Melhorar a limpeza e a conservação do patrimônio. Buscar um horário de intervalo menos agressivo e mais saudável. Diminuir as ocorrências disciplinares. Desenvolver um trabalho sistematizado com a disciplina para aplicar em sala de aula AÇÕES: Organizar os registros de ocorrências de forma a facilitar medidas preventivas. Utilizar jogos, brincadeiras e música no intervalo. Sistematizar medidas preventivas quanto à limpeza e a ordem escolar.

Grade curricular - Disciplinas Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Educação Física Artes Ensino Religioso Língua Estrangeira Moderna - Espanhol

Bibliografia http://sebastiaoindice.blogspot.com/2005/10/ppp.html este grupo de pessoas que lutam ... 400 x 300 - 43k - jpg www.facid.com.br www.Google.com imagem