Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
PARECER CEE Nº 1132 DE 12 DE NOVEMBRO DE 1997
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
Núcleo Regional de Educação
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Avaliação Educacional
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Prefeitura municipal de Imperatriz
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
AVALIAÇÃO Docente: Sandra Terezinha Bizusco Lima Chefe da Divisão Educacional do CEP Curitiba, abr /2007.
Progressão Continuada
Conselho de Classe Intermediário
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Avaliação Educacional
Avaliação Educacional
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Avaliação da Aprendizagem em Processo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
PROJETO SALA DE PROFESSOR
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Atividade complementar 03
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Didática da alfabetização
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Núcleo Pedagógico - Norte 2
Acompanhando e avaliando
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Lei de Diretrizes e Bases
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Organização e desenvolvimento do HTPC
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Transcrição da apresentação:

Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas REUNIÃO PEDAGÓGICA Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas

VIDEO INICIAL Vídeo de motivação (01) Eu vou Seguir

ESTUDOS A IMPORTÂNCIA DE SE PLANEJAR; Planejamento Quinzenal

QUE É AVALIAR? Vídeo: Avaliação: Prêmio ou Punição?

Planejar: trabalhar com escolhas prévias Na escola sempre ouvimos falar de planejamento. Temos a semana de planejamento, data de entrega de planejamento, revisão do planejamento, atualização do planejamento. No entanto, na maioria das vezes em que somos lembrados ou cobrados do planejamento, ele vem acompanhado de tarefas que julgamos burocráticas e para as quais não vemos utilidade ou sentido na rotina escolar. Propomos neste encontro fazer uma reflexão sobre o que vem a ser planejamento. Não o burocrático e sem sentido que muitas vezes nos vemos solicitados(as) a fazer, mas um planejamento que possa contribuir para a realização de um trabalho intencional e também para nossa tarefa de formar alunos com maior domínio dos conhecimentos que a escola deve trabalhar.

Tomemos o planejamento como uma ferramenta que possa contribuir de fato com as escolhas e com os trabalhos, os quais nós professores e professoras somos chamados(as) a fazer nas escolas brasileiras — escolas que, ao longo da sua história, nunca tiveram um número tão grande e tão diversificado de alunos.

Segundo a LDB o professor tem como incumbência não só ministrar os dias letivos e horas aulas estabelecidas, mas também participar de forma integral dos períodos dedicados ao planejamento, além de participar, também, da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino a qual ele pertença. Segundo inciso II da artigo 13 da LDB, determina que cada docente deva elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

A importância do Plano de Aula Segundo definição do dicionário Houaiss, planejamento é o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; um conjunto de procedimentos, de ações visando à realização de determinado projeto.

Há uma perspectiva de ensino que acredita em um planejamento flexível e capaz de considerar a realidade da criança. Defende a necessidade de voltar-se diariamente para o já feito e de reorganizar a rotina, de modo a adequá-la a cada realidade educacional. O convite que fazemos, então, é para tomarmos o planejamento como possibilidade de fazer da rotina escolar um momento de escolha e decisão. Aquele professor ou professora que analisa sua classe, aprende a conhecer seus alunos, enxerga suas necessidades, busca atividades, ações, interferências para que os alunos avancem na qualidade do domínio do conhecimento escolar.

o planejamento define-se como instrumento didático necessário, flexível e inacabado. O planejamento possibilita uma avaliação e revisão freqüentes do nosso trabalho e dos avanços dos alunos. Por exemplo, ao analisar uma semana de aula, visualizamos quantas atividades de leitura e de escrita fizemos e o que ficou faltando.

O planejamento visa a organização do nosso tempo pedagógico dentro da nossa rotina. Assim, devemos nos voltar para aquilo que fazemos na escola, descrever o que ali acontece, procurar compreender como a escola funciona e como nosso trabalho funciona dentro dela: por que fazemos o que fazemos do jeito que o fazemos (análise) e também considerar como podemos modificar nosso modo de trabalhar e o modo de funcionamento da escola... mesmo que seja um pouquinho (intervenção). E esse pouquinho pode fazer toda a diferença...

QUE É AVALIAR? VÍDEO: Avaliação: prêmio ou punição? (02)

O QUE DIZ A LDB SOBRE AVALIAÇÃO De acordo com a LDB 9394/96, artigo 24, inciso V. a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito; e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

Slides do Curso sobre Avaliação (01) Vídeo Final: Evoluindo (03) FONTE: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica: Pro – Letramento/2007; Orientações da SED/MS-2011

PROFESSORA COORDENADORA [cinthyamariastaut@hotmail.com]