Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Advertisements

Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Estudo de coorte retrospectivo
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
Validade das medidas auto-referidas de peso e estatura para o diagnóstico do estado nutricional de adolescentes José Cazuza de Farias Júnior Revista Brasileira.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS
Mortalidade materna em adolescentes: epidemiologia e prevenção
Prevalência de dermatite atópica em adolescentes escolares do município de São José – SC, Alergologia e Imunologia Clínica. Tabalipa IO (PUIC), Clemente.
Asma Criança e Adulto Dra. Jussara Fiterman. Objetivos da apresentação 1.Abordagem dos fenótipos da asma 2.Exposição dos recentes dados dos maiores estudos.
MÉTODO :  Estudo transversal, de maio a julho 2009 em escolas municipais de Florianópolis;  Amostra aleatória de 420 professores do ensino fundamental,
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DOENÇA VASCULAR ENCEFÁLICA NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (HNSC) Mariana Cardoso de Lima (1), Amanda Conciani Corso (1),
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
Capacitação em Eventos
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Cobertura de competências da epidemiologia aplicada- em escolas de saúde pública selecionadas X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento.
Título do Trabalho: Prevalência de sintomas de asma em escolares e adolescentes do Colégio Dehon de Tubarão. (PUIC), Ciências Biológicas / Ciências Médicas.
Estratégias de Enfrentamento nos Distúrbios da Voz
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Análise crítica da terapia anti-IgE
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO DOS ATENDIMENTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC Renatha Christine Silva Veber; Msc. Ilse Lisiane.
Ciências Médicas e da Saúde.
Apoio Financeiro: Unisul
Orientadora: Alessandra de Oliveira
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
Principais tipos de estudo descritivos
Gerson Penna Vice-presidente
Diagnóstico Laboratorial em Doenças Alérgicas
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Lídia Andrade Lourinho
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
PROTOCOLO - CSE BUTATÃ.
Hipersensibilidade Tipo I
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Título do Trabalho:GRAU DE DEPENDÊNCIA FÍSICA À NICOTINA EM PARTICIPANTES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM SÃO JOSÉ- SC NO PERÍODO DE.
Análise de Dissertação: Fatores de risco associados à infecção pelo Schistosoma mansoni Dissertação de Wesley Rodrigues Pereira, orientado pelo Dr. Rodrigo.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
INTRODUÇÃO O aumento nas taxas de cesariana é um fenômeno internacional. Um grande número destas operações são realizadas desnecessariamente e esta tendência.
Secretaria de Estado da Saúde
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Avaliação de parasitoses intestinais em crianças de uma creche do sul do Brasil, Grande área: ciências da saúde; Área de conhecimento: Medicina. Fabiana.
Asma por cobalto em metalúrgicos fábrica de válvulas de motor de automóvel.
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Transcrição da apresentação:

Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e Imunologia Clínica Oliveira S.M. (PUIC), Clemente J.S., Tabalipa I.O. (PUIC), Theiss M.B., Bettiol J. Medicina – Pedra Branca Introdução A rinite alérgica é um complexo de sintomas caracterizado por ataques paroxísticos de espirro; prurido nos olhos, no nariz e no palato; rinorréia e obstrução nasal 1. Associada com a asma, apresenta-se como um problema de saúde pública em muitos países, levando à necessidade de monitoração contínua de suas tendências. O projeto International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) foi criado com o objetivo de avaliar a prevalência e evolução da asma e doenças alérgicas (rinoconjuntivite e dermatite atópica), através de um questionário escrito padronizado, traduzido e adaptado para os diversos idiomas, inclusive o português 2. Em Santa Catarina dois municípios, Itajaí e Criciúma, participaram do projeto ISAAC. Itajaí participou do estudo oficialmente e Criciúma utilizou o protocolo do projeto ISAAC para iniciação da pesquisa. Com este estudo, o município de São José poderá também colaborar com a investigação da prevalência e da severidade de sintomas da rinite, auxiliando no obtenção da epidemiologia da rinite no Estado, visto que até o presente momento não haviam dados sobre a prevalência de rinite. Objetivos Determinar a prevalência e severidade de rinite em adolescentes escolares do município de São José, através da análise das respostas do questionário padronizado escrito (QE) do modelo ISAAC. Metodologia Estudo epidemiológico transversal de prevalência; Participaram adolescentes em idade de 13 e 14 anos matriculados nas escolas das redes públicas e privada do município de São José – SC; Foi solicitado informações junto à Secretaria de Educação de São José e selecionadas aleatoriamente as escolas públicas e particulares, cujo os alunos seriam candidato a participar do estudo; Os alunos que aceitaram participar preencheram o QE, estruturado e auto-aplicável, o qual além de informação demográfica, inclui perguntas sobre a a presença passada (alguma vez) e passada recente (nos últimos 12 meses) de sintomas de rinite; Durante a aplicação do QE, os adolescentes eram supervisionados pelas investigadoras previamente treinadas, conforme recomendação contida no manual do ISAAC; As informações obtidas foram processadas em base de dados do software ® 3.1 e analisadas no Epi-Info 2000; Os resultados foram sumarizados como freqüências e proporções; A significância das diferenças entre as proporções foi testada pelo teste do qui- quadrado, sendo considerados significativos valores do p < 0,05. Resultados Responderam corretamente o QE 1.958 adolescentes dos 2.367 selecionados aleatoriamente em 21 escolas de São José. Dos questionários obtidos 409 foram excluídos, devido ao preenchimento incorreto, ilegível ou inconsistente, sendo então avaliados 1.958 questionários (82,73% do total). Conclusões A prevalência de sintomas de rinite em adolescentes do município de São José foi de 40.2% , a qual foi um pouco mais elevada do que à de outras cidades de Santa Catarina, apresentando diferença significativa entre os sexos (p<0,0001). Foram assinalados sintomas de rinite no último ano, indicando doença ativa, por 74,3% dos adolescentes. O conhecimento do termo “rinite” como seu problema de saúde foi demonstrado pelos entrevistados em 35,6%, sugerindo uma alta prevalência da doença com diagnóstico médico. A gravidade da rinite foi considerada leve para uma porcentagem considerável de adolescentes com sintomas da doença, concordando com dados de consensos nacionais e internacionais; entretanto a gravidade dessas doenças não deve ser negligenciada. Quanto às diferenças encontradas relativas ao gênero, as meninas apresentaram maior prevalência de sintomas de rinite como espirros e coriza, e de rinite ativa do que os meninos. Outra divergência o de diagnóstico médico de rinite mais freqüente nas meninas. Bibliografia 1. Goldman, L.; Ausiello, D. et al. Cecil, Tratado de Medicina Interna, 22 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 1871. 2. Sole D, Vanna T, Yamada E, Rizzo MC, Naspitz C. International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) written questionnaire. Validation of the asthma component among Brazilian children. J Investig Allergol Clin Immunol. 1998;8:376-82. 3. International Study of Asthma and Allergies in Childhood – ISAAC Manual. 2th ed. Auckland (NZ) / Münster (FRG); 1993. Apoio Financeiro: Unisul Questões contidas no QE Total (sim) IC 95% Meninos Meninas p 1. Alguma vez na vida você teve problema com espirros ou coriza (corrimento nasal), quando não estava resfriado ou gripado? 40,2% 38,1%-42,5% 35,1% 44,5% <0,0001 2. Nos últimos 12 (doze) meses, você teve algum problema com espirros, coriza (corrimento nasal) ou obstrução nasal quando não estava gripado ou resfriado? 74,3% 71,1%-77,2% 72,5% 77,4% NS 3. Nos últimos 12 (doze) meses esse problema nasal foi acompanhado de lacrimejamento ou coceira nos olhos? 52,1% 47,9%-56,2% 45,7% 56,2% <0,05 6. Alguma vez na vida você teve rinite? 35,6% 33,5%-37,8% 29,6% 40,5% <0,00001