09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.

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UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
Transcrição da apresentação:

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2007 Apresentador: Prof. Ari João Aiolfi (DepMat/CCNE) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  O corpo docente está adequadamente distribuídos pelas áreas de concentração (conta com 14 DP e 3 DC);  O Programa possui a infra-estrutura mínima adequada para atender o programa no seu estado atual  Docentes do programa fazendo estágios de pós-doutorado ou se programando para tal;  Os projetos de pesquisa estão bem distribuídos dentre as áreas de concentração e linhas de pesquisas e refletem os objetivos de cada linha;  Boa relação ingressantes/titulados e fluxo discente adequado

UFSM Pontos fortes do Programa  Não há concentração de orientações em poucos docentes;  Aumento no número de bolsas tem propiciado um aumento do número de alunos qualificados interessados no programa;  O programa proporciona formação básica adequada para os alunos seguirem no doutorado em suas respectivas áreas de concentração;  Boa inserção regional no que tange a divulgação do programa (ativo na organização de eventos: 2 eventos internacionais e 1 regional, com bons resultados para o programa no sentido de atrair alunos qualificados);  Boas parcerias com professores de outras instituições, especialmente com o Instituto de Matemática da UFRGS.

UFSM Pontos fracos do Programa  Baixa produção científica qualificada por docente;  Produção ainda não consolidada em extratos superiores do Qualis;  Docentes permanentes do programa não têm bolsa de produtividade CNPq;  A maioria absoluta dos docentes começou no programa como jovem doutor e há falta de pesquisadores-líder (destacados como pesquisador em sua linha de pesquisa, ao menos em nível nacional);  Poucos projetos multidisciplinares;

UFSM Pontos fracos do Programa  O número de alunos é ainda pequeno, considerando-se o número de orientadores disponíveis;  O programa tem problemas na sua grade curricular.  Espaço físico limitado se projetado um aumento do número de alunos para os próximos semestres;  Biblioteca de Matemática não tem um número razoável de títulos;  Poucas parcerias com professores do centro do país e exterior;  Não possui convênios firmados (oficiais) com outras instituições para o desenvolvimento de pesquisa;

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Consolidar as linhas de pesquisas atuais do programa - Estágios pós- doutorado; - jovens doutores contratados (6) com potencial para a PG. Baixa produção científica qualificada em algumas linhas de pesquisa; Aumento de carga horária (Reuni) Política de contratação 1 Reestruturar algumas linhas de pesquisas visando a multidisciplinaridade Professores conscientes ∄ Falta de conhecimento dos outros PPG sobre o PPGMAT 2

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Atingir: (alunos titulados ano)/(professor permanente) = 1 - Aumento do número de bolsas nos últimos anos; - Aumento da demanda qualificada nos últimos processos de seleção - Espaço físico (futuro) - Captação de alunos qualificados; 3 Enviar proposta para ter ao menos um professor visitante Editais ∄ Dificuldade de encontrar professores que se disponham a vir para SM 1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Ter no mínimo um docente por ano em estágio de pós- doutorado Docentes do programa estão ampliando contatos com potenciais orientadores. Muitos docentes ainda se sentem inseguros Existem docentes em estágio probatório Liberação pelo DepMat (Reuni) 1 Aumentar em 20% ao ano a produção científica média dos docentes, para os próximos 3 anos Professores do programa estão focando mais nas atividade de PG; Muitos docentes jovens doutores,; Pouca interação com outros Programas Aumento de carga horária (Reuni) 1 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Ter no mínimo 25% dos docentes com bolsas produtividade Pós- doutorado A maioria dos docentes ainda com baixa produção científica qualificada Poucas bolsas de produtividade na área 2

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar o número de projetos multidisciplinar, especialmente para a área de Matemática Aplicada. Corpo docente com potencial para tal Pouco entrosamento dos docentes com outros programas de pós-graduação da UFSM; Falta de uma cultura de atuação multidisciplinar. Falta de conhecimento dos outros Programas de PG da UFSM sobre o PPGMAT; Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Ter no mínimo 50% dos projetos dos docentes com algum tipo de financiamento Mais recursos financeiros (CNPq) Desestímulos dos docentes: baixa aprovação ocorrida nos últimos encaminhamento Editais da UFSM prejudicam a área de Matemática (não consideram a relação artigo/profess or para cada área) 3

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar significativamente a produção intelectual: 20% ao ano nos próximos 3 anos; Estágio de pós- doutorado; Aumento do intercâmbio científico Jovens doutores, ainda com dificuldades para acelerar o ritmo de publicações; Aumento da carga horária de ensino Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano 0413 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Reavaliação do elenco de disciplinas Já em andamento ∄ Burocracia1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar o número de novas matrículas: AM/DP=1 Forma de ingresso Maior número de bolsas; Programa PICME/CNPq Professores para lecionar cursos de verão; Cursos de verão (extensão) nos moldes atuais não conta carga horária para o professor; Ingresso só com graduação 3

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Cada docente permanente com no mínimo uma orientação concluída no triênio Acordo entre os professores para não concentrar orientações; Seminários de divulgação das linhas ∄∄ 4

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestres Total de egressos8 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 2/8 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG Demais destinos relevantes dos egressos5 doutorado 1 Col. Mil.

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Pontos Fortes:  Bom ambiente de estudo;  Mudança de percepção em relação a certas áreas da Matemática;  Formação básica suficiente para seguir para o doutorado;  Boa disponibilidade dos professores para atender os alunos;  Recursos suficientes para alunos participarem de congressos;  Secretaria funcional e operante; Pontos Fracos  Falta de títulos essenciais na biblioteca;  Falta de divulgação das normas técnicas de dissertação (arquivo tex);

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do espaço físico destinado às atividades do programa Projetos CT-Infra em conjunto com outros PPGs ∄ Política do governo continuará? 3 Ampliar o número de títulos de Matemática na biblioteca Orientar os docentes a solicitarem os títulos à biblioteca; Usar recursos da PG e de projetos de pesquisa. ∄∄ 2

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Formalizar convênios com outras instituições Bom relacioname nto com PPGs em Mat/Mat Ap. de outras instituições ∄ Burocracia Programa é novo 1 Aumentar as parcerias dos docentes do programa com professores do centro do país O programa prioriza seus recursos para tal Poucos recursos (tanto do programa, quanto de projetos) para financiar viagens dos seus docentes; ∄ 1

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS 1. Aumentar em 20% ao ano nos próximos 3 anos a produção científica qualificada; 2. Formalizar convênios com outras instituições; 3. Ter no mínimo 1 docente por ano em estágio de pós- doutorado; 4. Aumentar a submissão de projetos de pesquisa para financiamento; 5. Atingir o quociente (alunos titulados ano/professores orientadores) = 1; 6. Aumento da estrutura física para o programa; PRINCIPAIS METAS

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