BRINCADEIRAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Betina Stampe Denise Busanello Leonice Rossato Vera Boeira
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Plano de Ação Pedagógica
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Formação de Equipe e Comunicação
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
Currículo oficial de São Paulo
O pensamento inter-ativo O sujeito que age, passa a ser parte do maquinário, e nisso se constitui sua parte ativa O antigo tamagochi como exemplo das primeiras.
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
Professora Suraia Rahmé
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Modelo de Excelência em Gestão
O Desenvolvimento Psicomotor
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
PEAD Ludicidade e Educação
Características da criança: perspectivas teóricas
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Metodologia do Ensino de Arte
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
A importância do vínculo afetivo na construção de limites
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
PEI – Programa Educacional Individualizado
Construção de um ambiente virtual tridimensional habitado por personagens virtuais com ALICE 3.0 Andréa Zotovici e Luciene Cristina Alves Rinaldi.
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Entrevista Motivacional
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

BRINCADEIRAS

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.” Vygotsky

Favorece a capacidade de antecipação do bebê Estabelece vínculos afetivos Estimula a localização de sons e pessoas Aprimora a percepção visual do bebê

“ Na brincadeira a criança atualiza e amplia seu conhecimento prévio, transformando –os por meio da criação de uma situação imaginária.”

A ausência só nos causa dor e sofrimento, mas quando aprendida pela brincadeira ameniza a espera de termos novamente o encontro com o outro. Ivanilde

“A motivação da brincadeira é sempre individual e depende dos recursos emocionais de cada criança que são compartilhados em situação de interação social.”

Estimula a percepção espacial do bebê

“É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos.”

“A criança em idade pré-escolar envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo”. Vygotsky

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.”

Somente a confiança e a certeza do carinho permite a criança lançar –se no vazio para o encontro com o outro.

“ A criança quer e realiza seus desejos, permitindo que as categorias básicas da realidade passem através de sua experiência. Ao pensar ela age.”

Jogo da memória

“ Aprendizado não é desenvolvimento, entretanto, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer.”

Sons de pássaros, ventos, cachoeira No momento do sono... Música Ninar Clássica Instrumental Sons de pássaros, ventos, cachoeira