Workshop com os Organismos de Certificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Sistemas de Gestão Integrada
Gerenciamento do escopo do projeto
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Instrutor: Objetivos:.
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
Auditoria e Certificação Ambiental
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade ENOAC
Acreditação de organismos de avaliação de conformidade
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
QUALIDADE EMPRESARIAL
Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade – ENOAC 08 de junho de 2009 NIE- CGCRE TRATAMENTO DE NÃO- CONFORMIDADES DETECTADAS DURANTE PROCESSOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
ESCOPO FLEXIVEL ABNT NBR ISO/IEC 17025
Aldoney Freire Costa Chefe da Dicor Conferência com os Organismos de Certificação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Uso do Símbolo da Acreditação (NIE-CGCRE-009 e NIT-DICLA-031)
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ACREDITAÇÃO - Cgcre
Sistema de Gestão da Qualidade
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Gestão Ambiental Privada: a ISO
Definir quais os funcionários que participarão do Comitê de Auditores Internos Para atender o item 4.14 da norma o Gerente da Qualidade:
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Garantia de resultados de ensaios de calibração de equipamentos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
ANATOMIA DA ISO 9000.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
10 a 12/11/15 LEMBRETES SOBRE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. (Oriundos da avaliação da Cgcre pela IAAC) Mauricio Araujo Soares Dicla/Cgcre/Inmetro.
Mário Henrique de Moura
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Workshop com os Organismos de Certificação Aldoney Freire Costa Chefe da Dicor

OBJETIVOS Apresentar a reestruturação do sistema de documentação da Dicor; e Informar aos Organismos de Certificação as principais mudanças.

MOTIVAÇÃO Concern # 3 da avaliação do IAF em 2008: Cgcre/Inmetro is encouraged to review the structure of their quality system documents in order to simplify the structure and assure there is no overlap between the documents.(ISO/IEC 17011, section 5.2.2) Adequação dos procedimentos devido à utilização do Sistema Orquestra; Reestruturação das atribuições da Dicor com a criação da Diois; Possuir estrutura enxuta que proporcione dinamismo ao processo de acreditação e permita a adaptação ágil do sistema de documentação a melhorias e inovações.

Estrutura Antiga Nova Estrutura 48 Normas 41 Formulários Requisitos repetidos em várias normas Requisitos com a mesma finalidade dispersos em várias normas Complexidade de manuseio e revisões 18 Normas – NIT-DICOR 06 Normas – NIE-CGCRE 02 Documentos Orientativos – DOQ-CGCRE 31 Formulários Requisitos agrupados em normas específicas Facilidade de manuseio e revisões

ORIENTAÇÕES PARA OS CLIENTES DOQ-CGCRE-012 - ORIENTAÇÕES PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO Fornece orientações gerais ao organismo de certificação solicitante da acreditação.

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO PROCEDIMENTO DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO NIT-DICOR-001 - PROCEDIMENTO PARA ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO Procedimento operacional da Dicor para realizar as atividades de acreditação, já adaptado ao sistema Orquestra

CRITÉRIOS PARA ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO E SEUS CRITÉRIOS ADICIONAIS

CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS NIT-DICOR-004 - CRITÉRIOS PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS. CRITÉRIOS PARA A ACREDITAÇÃO - ABNT NBR ISO/IEC 17024 ESCOPOS PARA A ACREDITAÇÃO – Anexo B TRANSFERÊNCIA DA CERTIFICAÇÃO

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS NIT-DICOR-024 - Critérios para a acreditação de organismo de certificação de produto e de verificação de desempenho de produto. CRITÉRIOS PARA A ACREDITAÇÃO - ABNT ISO/IEC Guia 65 ESCOPOS PARA A ACREDITAÇÃO – Anexo A UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ENSAIO TRANSFERÊNCIA DA CERTIFICAÇÃO REQUISITOS PARA A AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS POR ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS - Anexo B

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO NIT-DICOR-008 - CRITÉRIOS DE ACREDITAÇÃO PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO . CRITÉRIOS PARA A ACREDITAÇÃO - ABNT NBR ISO/IEC 17021 ESCOPOS PARA A ACREDITAÇÃO – Anexo A a F

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO CRITÉRIOS ADICIONAIS DE ACREDITAÇÃO PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO NIT-DICOR-007 - Critérios adicionais para a acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão da qualidade PBQP-H/SiAC; NIT-DICOR-053 - Critérios para acreditação de organismo de certificação do manejo florestal conforme NBR 14789 e/ou a NBR 15789; NIT-DICOR-060 - Critérios adicionais para o acreditação de organismos de certificação de sistema de gestão da qualidade NBR 15100; NIT-DICOR-066 - Critério para a acreditação de organismo de certificação do sistema de gestão da segurança de alimentos – OHC.

ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO NIT-DICOR-017 - ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO PARA ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO Anexo A – Documentação Requerida para Concessão de Acreditação Anexo B – Documentação Requerida para Extensão de Escopo de Acreditação Formulários que deverão ser preenchidos pelo solicitante indicando onde, em sua documentação, atende aos requisitos

REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO NIE-CGCRE-035 – REGULAMENTO PARA ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS Estabelece os direitos e deveres da Cgcre e dos organismos acreditados, bem como as condições necessárias para concessão, extensão, suspensão, redução e cancelamento da acreditação de organismos; Esta norma substitui a NIT-DICOR-016; Definição das principais Ações Passíveis de Sanções.

AUDITORIA TESTEMUNHA NIT-DICOR-026 – AUDITORIA-TESTEMUNHA PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO Estabelece o procedimento para a Dicor testemunhar o desempenho do OAC na execução de sua atividade de certificação; Relato do especialista (FOR-CGCRE-373) Anexo A - Documentação requerida para a realização de auditorias-testemunhas Anexo B - Diretriz para seleção de escopos para realização de auditoria-testemunha em organismos de certificação de sistemas de gestão Anexo C - Diretriz para seleção de ocupações para realização de auditoria-testemunha em organismos de certificação de pessoas Anexo D - Diretriz para seleção de escopos para realização de auditoria-testemunha em organismos de certificação de produtos e verificação de desempenho

SUGESTÕES DÚVIDAS, SUGESTÕES E CRÍTICAS AO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO DA DICOR PODEM SER ENCAMINHADAS PARA: Telma Nascimento: tlnascimento@inmetro.gov.br Alex Malaquias: amsilva@inmetro.gov.br