Tópicos Avançados de Marketing Desenvolvimento de novos produtos

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Transcrição da apresentação:

Tópicos Avançados de Marketing Desenvolvimento de novos produtos AULA 6: Desenvolvimento de novos produtos

HOJE Criatividade Mídia é tudo, basta criatividade

Criatividade Propaganda inovadora gera mídia espontânea HOJE Criatividade Propaganda inovadora gera mídia espontânea A luta não é pela audiência, mas pela atenção

Relatório Gartner (www.gartner.com) HOJE Relatório Gartner (www.gartner.com) Onde estará o ouro até 2014: Sistemas móveis Código livre SaaS Hw como serviço TI verde Demandas do usuário Apple Impressoras 3D

NOVO: Pesquisa Gartner (ago/2010) HOJE NOVO: Pesquisa Gartner (ago/2010) Tendências no mercado de TI: Hiperdigitalização Internacionalização “Consumerismo” Computação nas nuvens Tecnologia da inteligência Fragmentação e mash up Hipercompetição Valor agregado Microverticalização

Criatividade e Inovação HOJE Criatividade e Inovação São o 1o. ponto de partida para o empreendedorismo Porém o ponto de partida deve ser: Oportunidade de mercado

O que é uma oportunidade de mercado? HOJE O que é uma oportunidade de mercado? “Uma necessidade não atendida com possibilidade de gerar lucro” (KOTLER, 2003) Só gera lucro se tiver um diferencial de mercado

O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços HOJE O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços Geração de novas idéias Seleção das melhores Teste de conceito Estratégia de marketing Analise do negócio Desenvolvimento Teste de mercado Comercialização Vamos analisar cada uma...

1. Geração de novas idéias HOJE 1. Geração de novas idéias A cultura da inovação Ouvir o mercado: clientes e líderes de opinião Equipes de vendas e canais Diretores bem informados Universidades e publicações Departamentos de P&D “Celeiro de idéias” Premiações Compra

1. Geração de novas idéias (Cooper, 1998) HOJE 1. Geração de novas idéias (Cooper, 1998) Pizzada + brainstorming “Ócio criativo” Projetos pessoais de funcionários (15min diários) Brainstorming nas visitas de clientes Pesquisas informais com clientes Grupos focais Publicações internacionais Feiras comerciais Visitas técnicas a fornecedores “Urna” de sugestões (real ou virtual)

2. Seleção de Idéias Estimar o porte do mercado HOJE 2. Seleção de Idéias Estimar o porte do mercado Prazo e custos do desenvolvimento Taxa de retorno

3. Desenvolvimento do conceito HOJE 3. Desenvolvimento do conceito Quem usará o produto? Qual o benefício que ele oferece? Como e quando ele será consumido? O que agrega valor para o consumidor? Conceito do produto Mapa de posicionamento do conceito

Mapa de Posicionamento do Conceito HOJE 3. Desenvolvimento do conceito Mapa de Posicionamento do Conceito MAIS CARO Leite de soja em pó Leite longa vida MENOS PRÁTICO MAIS PRÁTICO Leite em pó convencional Leite de saquinho MAIS BARATO

Mapa de Posicionamento do Conceito HOJE 3. Desenvolvimento do conceito Mapa de Posicionamento do Conceito MAIS CARO Marca B Marca A MAIS calórico Menos calórico Leite de soja em pó Marca C MAIS BARATO Ótimo para cair na prova!

4. Teste do Conceito Apresenta o conceito ao público: Pesquisa: HOJE 4. Teste do Conceito Apresenta o conceito ao público: Demonstração Prova virtual Apenas o conceito Pesquisa: Os benefícios estão claros e você acredita neles? Ele resolve um problema ou atende a uma necessidade? O preço é razoável em relação ao valor? Você compraria?

Outras variáveis: preço, nome, certificação, etc. HOJE 5. Análise Conjunta Cruza as variáveis que deseja testar e gera protótipos para avaliação do consumidor. Embalagem sache ou lata Light ou convencional Morango, natural ou chocolate X X Análise gráfica Outras variáveis: preço, nome, certificação, etc.

6. Estratégia de Marketing HOJE 6. Estratégia de Marketing Tamanho, estrutura e comportamento do mercado-alvo, posicionamento do produto, metas de vendas, market share e lucro Preço planejado, estratégia de distribuição e orçamento de marketing no 1o. Ano Metas de vendas e lucros de longo prazo e estratégia de marketing mix ao longo do tempo

7. Análise do negócio Estimativa de vendas totais HOJE 7. Análise do negócio Estimativa de vendas totais Compra única (ex: carro) Compra esporádica (ex: cinema) Compra freqüente (ex: sabonete) Estimativa de custos e lucros Ponto de equilíbrio Análise de riscos Otimista, Pessimista, Mais provável

8. Desenvolvimento do Produto HOJE 8. Desenvolvimento do Produto Produto vai para fabricação do protótipo: “Desdobramento da função de qualidade” Atributos do cliente -> atributos da engenharia Tangibilizar aspectos psicológicos Cores, tamanhos, embalagens

9. Teste de Mercado Testes Tipos de Pesquisa Alfa: teste interno HOJE 9. Teste de Mercado Testes Alfa: teste interno Beta: teste com o consumidor Tipos de Pesquisa Ondas de vendas: amostras-grátis e recompra Mercado teste simulado: grupo de clientes Mercado teste controlado: agência de pesquisa

9. Teste de Mercado O que testar? Localização geográfica HOJE 9. Teste de Mercado O que testar? Localização geográfica Uma cidade ou várias? Tempo de teste Dias, semanas, meses? Que informações obter? Volume do estoque, taxa de experimentação, recompra, etc. Que ações tomar? Medir o nível de satisfação do cliente Revisar o plano de marketing

10. Comercialização Quando lançar? Para quem lançar? Como lançar? HOJE 10. Comercialização Quando lançar? “O timing do business” Nas férias ou na volta às aulas? Entrar primeiro? Entrar junto com o concorrente? Entrar depois? Para quem lançar? Adotantes iniciais “Skimming” de mercado Como lançar? Eventos, teasers, sites

6. Desen- volvimento do produto CONCLUSÃO Conclusão: 1. Geração de idéias 2. Seleção de idéias 3. Teste de conceito 4. Estratégia de MKT Planos futuros 5. Análise do negócio 6. Desen- volvimento do produto 7. Testes de mercado 8. Comer- cializar Modifi-cações A B A N D O N A R

DÚVIDAS?

EXERCÍCIO EXERCÍCIO 1. Escolha um produto ou serviço inovador. 2. Indique seus dois principais atributos. 3. Desenhe e explique o mapa do conceito deste produto/ serviço.