A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

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Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES deboravaz@uol.com.br

Algumas Mudanças Importantes: A provisoriedade e a rapidez da produção e da divulgação do conhecimento Em 2011, os jornais alardearam que a quantidade de informação hoje acumulada no mundo seria de 295 trilhões de megabytes. Se essa informação fosse gravada em CD-Roms de 730 megabytes cada, seriam necessários 404 bilhões de discos. Os quais, uns sobre os outros, com 1,2 mm de espessura cada, formariam uma pilha que iria da Terra à Lua.

A interação das crianças e adolescentes com as novas tecnologias

A democratização e acesso dos brasileiros à escola, ampliando a rede de atendimento tanto do ponto de vista quantitativo nas séries iniciais do EF, quanto no acesso em segmentos como a Educação Infantil, o Ensino Médio e Superior

O avanço da pesquisa nas didáticas das várias áreas e disciplinas do conhecimento

“A menina do chapéu verde” Transcrição de texto “A menina do chapéu verde” Era um dia uma menina que só vivia de verde. Ela adorava o verde, a cor verde. Ela foi para uma praça que tinha um bocado de árvores e arrancou umas folhas das árvores lindas. E uma folha “tava” machucada e ela rasgou. A folha chorou. A menina do chapéu verde teve pena da coitada da plantinha. Então veio uma ambulância de folhas e levou a folhinha para o hospital e curou-la. E a menina foi embora, viu a cor verde mas não arrancou. E a menina ficou muito feliz só que só gostava de verde. A menina do chapéu verde. Fabiana, 6 anos e 1 mês

“Os gatinhos” O gato é fofinho O gato é macio O gato é gordinho O gato é faminto O gato é fêmea O gato é macho O gato é esta na casa dele. O gato é um amimal. Edimar, 7 anos

“A menina do chapéu verde” (escrita feita pela criança)

O que essas escritas revelam? Que o nosso maior problema não é a alfabetização propriamente dita, mas sobretudo qual o uso que os alunos farão das práticas sociais da leitura e da escrita; Que as práticas de alfabetização devem “conter” dois objetivos: que os alunos compreendam o funcionamento da base de nosso sistema enquanto se constituem leitores e escritores; Que é possível “estar alfabetizado” e não saber usar a linguagem que se usa para escrever e o contrário também se observa; Que as crianças produzem hipóteses inteligentes sobre o sistema de escrita que não podem ser desconsideradas ou tratadas como se revelassem problemas. Revelam inteligência.

Mais um exemplo: Já está mais do que comprovado que os alunos são levados desnecessariamente a copiar muita coisa por muitas horas. Ao pesquisar o motivo que fazia os estudantes cubanos terem desempenho melhor do que os de outros países latino-americanos, o economista americano Martin Carnoy comparou 36 escolas de Cuba, Chile e Brasil. Entre várias descobertas, ele verificou que o tempo usado para copiar em território brasileiro é três vezes maior do que o registrado nas salas de aula cubanas.

O termo didática foi instituído por Comenius em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “Arte de ensinar”. Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo compreendida somente por “como” ensinar. Popularmente, desenvolve-se também a ideia de que a didática seria uma forma de simplificar ou reduzir um determinado conteúdo para se fazer compreender.

A didática deve desenvolver a capacidade dos professores para que possam analisar de forma crítica e reflexiva a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar, “o que” ensinar e o “por que” ensinar. A didática deveria investigar as intervenções de ensino voltadas para a aprendizagem do pensar e do aprender (se é esse nosso desejo, se é essa nossa intenção)

Se considerarmos os diversos contextos de Ensino (e, portanto, de aprendizagem), a Didática deveria investigar “as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre docência e aprendizagem” (Libâneo, 1990)

Para se iniciar um estudo e/ou formação com os professores Realizar a devida distinção entre modismo e transformação da(s) prática(s), considerando os aspectos históricos, sociais, culturais e econômicos; Propiciar um ambiente de estudo e reflexão sobre a consciência de que a educação também é objeto da Ciência; Realizar investigações didáticas que permitam estudar e validar as situações de aprendizagem propostas – tematizar a prática; Promover o trabalho em equipe – compartilhar os saberes e as dúvidas que a sala de aula apresenta e as possíveis soluções pensadas; E?