EDUCAÇÃO e seus sentidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Estruturalismo e Funcionalismo
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Psicologia da Educação
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Identidade sacerdotal e santificação do ministério I
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
A CONDIÇÃO HUMANA.
Construtivismo em Sala de Aula
Teoria Psicogenética de Piaget
Conceitos de aprendizagem
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
John Dewey ( ).
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
Max Weber e as ações sociais
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A educação como processo social
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
O desenvolvimento do adulto
Teorias Educacionais.
Psicologia da Educação
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Somos todos seres sociais
Matriz de avaliação processual
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO e seus sentidos DIDÁTICA FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO e seus sentidos

educação Fenômeno Realidade mutável

Quem é educador? Significados de educação: elementos ideológicos, legais, culturais, religiosos, dominantes no ambiente sociocultural. Qual a conseqüência dessa visão distinta?

Algumas definições

Concepções naturalistas ( inatistas) Ênfase nos fatores biológicos do desenvolvimento. A educação e o ensino devem adaptar-se à natureza biológica e psicológica da criança e às tendências de seu desenvolvimento que estavam basicamente prontas desde o nascimento. Finalidade: Tirar para fora o que já existe dentro do indivíduo.

Concepções pragmáticas Educação é um processo imanente ao desenvolvimento humano cujo resultado é a adaptação do indivíduo ao meio social. É pela experiência que o indivíduo desenvolve suas funções cognitivas. Finalidade: se confunde com o processo de desenvolvimento. Jonh Dewey – a criança é o ponto de partida , o centro e o fim; seu desenvolvimento e seu crescimento – o ideal.

Concepções espiritualistas Educação é um processo interior mediante o qual cada pessoa vai se aperfeiçoando. Busca o fim último da vida que é regenerar o homem corrompido pelo pecado original, preparando-o para a vida eterna. Deve-se cultivar as faculdades mentais para atingir o ideal de perfeição cujo modelo é Cristo.

Concepções culturalistas Atividade cultural dirigida à formação dos indivíduos mediante a transmissão de bens culturais que se transformam em forças espirituais internas no educando. Para formar sua vida interior e sua personalidade o indivíduo se apropria dos valores culturais e com isso pode criar mais cultura.

Concepções ambientalistas 1 Jogam no ambiente externo toda a força de atuação sobre o indivíduo para configurar sua conduta às exigências da sociedade. Durkheim – é a sociedade que propicia valores, idéias, regras, às quais o espírito do educando deve submeter-se. É uma imposição ao educando de maneiras de ver, de sentir e de agir em consonância com os valores sociais.

Concepções Ambientalistas 2: Behavioristas O homem é um ser moldável e suas características se desenvolvem mediante a ação do ambiente externo. A educação é a organização de situações estimuladoras pelas quais se controla o comportamento das pessoas sem considerar seu raciocínio, desejos, fantasias e sentimentos.

Concepções interacionistas O ser humano se desenvolve biológica e psicologicamente na interação com o ambiente, implicando a interação entre o sujeito e o meio. A aprendizagem é um processo interativo em que os sujeitos constroem seus conhecimentos através da sua interação com o meio numa inter-relação constante entre fatores internos e externos.

Concepção histórico-social O processo educativo é um fenômeno social enraizado nas contradições, nas lutas sociais de modo que é nos embates da práxis social que vai se configurando o ideal de formação humana. A educação é uma atividade intencionalizada – uma prática social cunhada como influência do meio social sobre o desenvolvimento dos indivíduos na sua relação ativa com o meio natural e social, tendo em vista potencializar essa atividade humana para torná-la mais rica, mais produtiva, mais eficaz diante das tarefas da práxis social postas num dado sistema de relações sociais.

Formação humana – dimensões - homem integral ( omnilateral) Intelectual ou cognitiva Social Afetiva Física Estética Ética Espiritual

SISTEMA Conjunto articulado e coordenado de princípios, instituições, estruturas, processos, para atingir determinados objetivos.

Sistema educacional Compreende ações educativas de caráter formal e não-formal que guardam o caráter de intencionalidade e institucionalidade.