APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

1º encontro de formação – 23/03/2010
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
TCC: Monografia e/ou Artigo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Sociologia da Educação
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
OFICINA DE PORTUGUÊS AVALIAÇÃO. ITEMNOTA 1.O conteúdo relaciona-se a situações cotidianas. 2. O conteúdo é suficientemente explorado. 3. O número de atividades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Sobre o conteudo apresentado. Conteudo suficiente.
Santiago Alves de Siqueira
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Avaliação de Projetos Sociais Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo – USP.
Pesquisa: Resultados do EMIEP
Simone Braz Ferreira Gontijo
Estudante, pesquisador, autor.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Missão da empresa Prover soluções diferenciadas que facilitem as relações pessoais e profissionais.
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Usuários da Informação
Oficina de Apropriação de Resultados
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Rafael Felipe Sawitzki
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
Identificação da atividade e do aluno
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Foco de estudo: Caderno 3.
Professor(es) Apresentador(es):
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Softwares Educacionais
Alguns pontos importantes do filme sobre Skinner Professora Luciana Campos.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos a prática de uma pesquisa, resolveu-se realizar uma rápida enquete sobre as percepções e avaliações da comunidade escolar sobre o ensino médio inovador, projeto adotado pela Escola Costa e Silva desde o ano de 2010. Para tanto, definiu-se um questionário estruturado com 15 perguntas que abordavam aspectos do processo de aprendizagem e comparação do projeto com o sistema denominado “regular” . Assim, os estudantes do 3º ano noturno saiu a campo para entrevistar colegas do 2º e 3º ano da tarde e noite, professores e pais de estudantes. Vale ressaltar, que diante da dificuldade de contatar os pais, os estudantes- pesquisadores entregaram os formulários aos colegas da tarde para que entregassem aos pais. Poucos devolveram. Mais assim, mesmo foi possível ter alguns indicadores. É importante destacar, o empenho, seriedade e compromisso de alguns estudantes em realizar o trabalho. Embora, tenha sido um exercício, mas os resultados apontam a necessidade de um trabalho mais aprofundado para dirimir as duvidas que ficaram com algumas respostas e, sobretudo para orientar os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Agradecemos a todas os estudantes, professores e pais que aceitaram colaborar com essa experiência, avaliada positivamente pelos estudantes-pesquisadores, que com certeza os ajudará quando estiverem na universidade.

Conteudo suficiente para a aprendizagem Em relação a esses dados, os estudantes da tarde ao serem inquiridos, em sua maioria afirmaram que o conteúdo não era suficiente ou ficavam na duvida. Os da estudantes da noite tenderam a avaliar em sua maioria que sim também seguido do “mais ou menos”. O que nos leva a refletir acerca dos parâmetros utilizados pelos dois grupos de estudantes.

Concentração das disciplinas por blocos facilitou a aprendizagem Esse dado surpreendeu- nos bastante. A maioria dos estudantes da noite, em especial os do 3º ano tenderam a avaliar positivamente a formação de blocos, justificando pelo pouco tempo que tem para estudar, uma vez que em sua maioria trabalham. Ao contrário dos estudantes da tarde, cujos percentuais de “não” e “mais ou menos” supera os percentuais dos da noite.

Compreensão conteudo apresentado Esse dados necessitam de um trabalho mais qualitativo, afim de averiguar as dificuldades sentidas pelos estudantes em relação a compreensão do conteúdo apresentado, principalmente se compararmos com os dados anteriores sobre a carga horária, cuja maioria dos entrevistados afirmaram ser suficiente!.

Carga horária suficiente

Metodologia apresentada facilitou sua aprendizagem?

Aumento do tempo dedicado aos estudos Curiosamente, houve empate entre os estudantes que afirmaram ter aumentado o tempo que dedicam aos estudos e os que negaram.

Melhoria do seu desempenho como estudante?

Satisfeito como as disciplinas foram agrupadas

Participação em Projetos do médio inovador

Satisfação em participar médio inovador Interessante que a maioria dos estudantes, apresentarem-se satisfeitos em participar do médio inovador, apesar das críticas. Curiosamente, essa satisfação é mais visível entre os estudantes da noite, cujos discursos reforçam a metodologia da divisão das disciplinas em blocos, favorecendo estudarem menos disciplinas por vez.

Aprendizagem igual aos dos estudantes do ensino regular

Estuda igual aos estudantes do ensino regular

Acredita que tem chances iguais que os estudantes do ensino regular em realizar ENEM, vestibular...

A escola deve continuar com o médio inovador