Coordenador da Assessoria Jurídica da SES / RS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Advertisements

PLANO DE PRIORIZAÇÃO DO USO DO PREGÃO ELETRÔNICO
SIASG - Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SISTEMA AME Aline Dockhorn Farmacêutica.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
ÉTICA, SUS E JUDICIALIZAÇÃO
Aspectos clínicos: Registro : Dados médicos do paciente registrados de próprio punho, sem padronização ou mesmo, incompletos Acesso: Dificuldade em recuperação.
RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES
A (DES)JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA
WORKSHOP DA SAÚDE FORUM NACIONAL DO JUDICIARIO PARA A SAUDE
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
SIM - Sistema de Informações de Marketing
O PASSADO Lei do Mercado restrições de cobertura seletividade de usuários ruptura unilateral do contrato falta de garantias de atendimento na vigência.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Panorama da Saúde no Brasil
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Transparência no Direito à Saúde
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Redução de Danos como Política de cuidado
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
CNJ José Luiz Toro da Silva UNIDAS. Recomendação n. 31, de 30 de março de 2010 “evitem autorizar o fornecimento de medicamentos ainda não registrados.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Saúde Mental Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
DEMANDAS JUDICIAIS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FACE DO SUS ENSP/FIOCRUZ RIO DE JANEIRO MARÇO/2012.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
Sistema Informatizado OuvidorSUS
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
AUDIÊNCIA PÚBLICA Gestão do SUS – Legislação do SUS e Universalidade do Sistema A questão da alimentação especial no SUS Brasília, 29 abril de 2009.
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
3.º CONGRESSO BRASILEIRO MÉDICO E JURÍDICO
MODALIDADES DE AUDITORIA
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
4. FIRS 4. Forum Internacional de Resíduos Sólidos PAINEL Aspectos Jurídicos da aplicação da Lei /10.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Linha de Informações do Governo: análise da reestruturação da Central de Atendimento Fernanda Girão I Encontro Portal Minas / LIG-Minas.
Os desafios dos Novos Prefeitos: A Judicialização da Saúde
Transcrição da apresentação:

Coordenador da Assessoria Jurídica da SES / RS. Enfrentamento das Demandas Judiciais na Assistência Farmacêutica - a experiência do Estado do Rio Grande do Sul Bruno Naundorf Especialista em Direito de Estado pela UFRGS e Especialista em Direito Sanitário pela UNISINOS. Coordenador da Assessoria Jurídica da SES / RS.

Tópicos a Serem Abordados Números e Características das Ações Judiciais Histórico da Forma de Cumprimento Estratégias intra e extra setoriais implementadas para a redução da demanda judicial. E para melhoria da AF? Dificuldades e Obstáculos. Avanços Obtidos e Projetos em Desenvolvimento. Aspectos da Demanda Judicial que podem auxiliar na tomada de decisão da gestão da AF. Sistema informatizado de controle da demanda judicial.

Evolução da Demanda Evolução do Número de Novas Ações Judiciais entre 2004 e 2008 I I I I I I I 1.846 3.851 4.101 5.366 6.409 7.970 4.550 (junho)

Evolução da Demanda Dados de 2008 (até junho) 18.191 Pacientes em Tratamento (Ativos) 42.537 Tratamentos Cadastrados (Medicamentos) 11.843 Tratamentos de Medicamentos Excepcionais 3.034 Apresentações

Evolução do Sistema de Cumprimento das Decisões Judiciais 2001 2005 Compras avulsas ou coletivas baseadas em dispensa de licitação por Emergência.

Evolução do Sistema de Cumprimento das Decisões Judiciais Junho de 2005 Implantação do Sistema AME Hoje possibilita controle completo de toda a demanda, integrando a gestão dos pacientes e dos tratamentos, a previsão de compras, o controle de estoque, as dispensações pelo próprio sistema com geração automatizada de APACs. Estamos trabalhando na revisão dos cadastros, na automatização das compras e previsão de custos.

EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE CUMPRIMENTO DE DETERMINAÇÕES JUDICIAIS Fim de 2004 e Início de 2005 Licitação para Contratação de Distribuidora para Atendimento da Demanda Judicial (Lista de A a Z da Revista ABCFarma). Contratação efetivada em Agosto.

EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE CUMPRIMENTO DE DETERMINAÇÕES JUDICIAIS 2006 2007 Sistemática Utilizada no período: Medicamentos Comprados Através da Distribuidora Licitada Compras individualizadas (cadastro da demanda no AME e realização da primeira compra no nível Central) Continuidade das compras descentralizada (instruída pelas CRS conforme demanda).

EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE CUMPRIMENTO DE DETERMINAÇÕES JUDICIAIS 2006 2008 Sistemática atualmente utilizada para atendimento de medicamentos não Abrangidos pelo Contrato com a Distribuidora de Medicamentos: Medicamentos Importados Medicamentos Sem Registro na ANVISA Licitação internacional e/ou depósito judicial Dietas, leites, insumos e medicamentos fora da ABCFarma. Registro de Preços

SITUAÇÃO ATUAL Cumprimento das Decisões Judiciais por: - Distribuidora Licitada (Lista de A a Z da ABCFarma) - Atendimentos por Registro de Preços - Depósitos Judiciais - Bloqueios / Seqüestros (desorganiza e onera)

SITUAÇÃO ATUAL Criação do Estoque Judicial (Estoque Seletivo no AME e AES) Gerenciamento do estoque de medicamentos judiciais pelo Sistema AME; Centralização das compras; Compras coletivas por órgão dispensador (84%); Possibilidade de Cumprimento imediato das liminares.

Ações Setoriais para Controle da Demanda Grupo PGE-SAÚDE (2006) AJURIS (2007) Ministério Público (2005) Corregedoria-Geral de Justiça (2007) FAMURS (2008)

Avanços Obtidos / Projetos em Desenvolvimento Aviso Eletrônico Sistema integrado / Saúde para MP/PGE/Judiciário Resposta e Cumprimento Imediato Possíveis Enfrentamento dos Casos Oncológicos

Resultados Positivos na AF (???) Inclusão de novas drogas na Política de Saúde. Todavia, ela fere os princípios que norteiam o SUS, privilegiando quem tem acesso à Justiça e gerando privilégio ao direito individual em detrimento do direito social (coletivo). Solução: Regulamentação e divulgação da AF, pois esta inclusão, hoje, é ineficiente e gera a demanda. Hoje, ao invés de incluir, a judicialização EXCLUI, pois deixa de fora aqueles pacientes que necessitam de medicação e se enquadram na política vigente, pois os recursos, em todos os níveis de Governo, são restritos e estão sendo “desviados” para o cumprimento de ordens judiciais.

Contatos: bruno-naundorf@saude.rs.gov.br