David A. Korver, MSc, MBA 22-10-2009.  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Ministério da Fazenda - MF
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Ciclo de vida e organização do projeto
Apresentando.
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Rational Unified Process
Práticas de Apoio à Gestão
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
LEARNING ORGANIZATION
Gestão do Conhecimento
A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA
GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital
Gerenciando Conhecimento SBGC
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Gestão de Informação.
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Gestão do Conhecimento com WINISIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
METODOLOGIA DE ENSINO-PRENDIZAGEM
WEBCAST GESTÃO DE VENDAS
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia e Educação.
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Tecnologia da informação
Profissional de GC / Função de GC
Gestão por Competências
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
CRM Sistema de Apoio a Grupos.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Aula 5 Aplicação das pessoas.
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.

CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e estratégia
Dados, informação, e conhecimento
1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Gestão do Conhecimento SUMA Entreprises secretariado e trabalho administrativo Trabalho elaborado por: Fátima 1.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Gestão do Conhecimento
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
Tecnologia da Informação
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
HOLDERBANK Holderbank é uma empresa produtora de cimento, fundada em1912,na Suíça Atua em mais de 60 países, com mais de 100 fábricas de cimento Em 1997.
Gestão do conhecimento e KCS Introdução Estes slides são uma sugestão de conteúdo a ser apresentado como evento de sensibilização inicial e introdução.
AULA 2. Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Transcrição da apresentação:

David A. Korver, MSc, MBA

 Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC

 A Organização esta pronta para dar este passo?  Liderança  Recursos (tempo e dinheiro)  Integração

 Gestão de Conhecimentos – Knowledge Management  Desenvolvimento/ Geração de Conhecimentos – Knowledge Development  Action Learning (Plan-Act-Reflect-Learn)

 Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;  Permitir a identificação e mapeamento dos activos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);  Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.  Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando- os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.  Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.  Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.  O conhecimento pode ser implícito (tácito) ou explícito.  A unidade de análise do conhecimento não deve ser a organização, nem o indivíduo, mas sim grupos com contextos comuns

 Conhecimentos podem ser capturados em 3 alturas: antes, durante e depois de actividades.  Varias organizações tentam implementar incentivos, incluindo obrigar a submissão de conteúdo ou criar incentivos incorporados na gestão de recursos humanos (desempenho). Existem diferentes opiniões sobre se isto funciona ou não.  Push - Gestão Activa  Pull – Indivíduos fazem pedidos a especialistas ad-hoc.  Factor Humano e Cultura Organizacional são os factores mais importantes: As pessoas e organização querem GC, sentem e/ou entendem os beneficios, estão dispostos a investir o tempo necessario?

 Outras estratégias incluem:  Incentivos  Contar de histórias  Aprendizagem entre projectos  Reflexão depois de uma acção  Mapeamento do Conhecimento– criar um mapa de quem sabe o que e/ou onde se pode encontrar certos conhecimentos  Comunidades de Pratica (communities of practice, fóruns temáticos)  Transferência de boas praticas  Gestão de competências  Proximidade física e arquitectura  Relações de mestre-aprendiz  Tecnologias corroborativas (TI com groupware, etc)  Depósitos de conhecimentos (bases de dados, bibliotecas, etc.)  Medições e relatórios  Atribuição de papeis específicos (knowledge brokers)  Software social (wiki, outros sites na internet)

 Definem uma linguagem comum, uma maneira de nos entendermos  Representação Simplificada da Realidade  Baseado em Princípios, Valores, Conceitos  Nasce da reflexão sobre a realidade (dialogo entre pratica e teoria)  Devem ser flexíveis (adaptáveis) por um lado e rígidos por outro (existem passos, princípios que devem ser seguidos)

 Descrevem os passos a ser dados.  Descrevem as funções, departamentos, organizações envolvidas e seu papel.

 A Gestão de Conhecimentos só funciona havendo:  Integração com a Estratégia da organização  Integração com a Gestão de Recursos Humanos  Integração com o Sistema de Monitoria e Avaliação  Integração com Sistemas de Informática (Intranet e Internet)  Liderança que dá o bom exemplo

 Relatórios  Avaliações  Estudos de Caso  Modelos Conceptuais  Descrição de Processos  Ferramentas  Produção de Conhecimento  Certificação (Gestão de RH)

 Simples  Fácil Acesso  Rápido  Flexível  Deve ser gerido  De pasta partilhada para sistema a sério