Desvios Administrativos

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Transcrição da apresentação:

Desvios Administrativos GAPER Desvios Administrativos Bernardo Leite Moreira bernardo@rhestrategia.com.br

? 40 COMPETITIVIDADE 1950 Definição: 50% 50% 1990 4.000 A C 5.950 RÍTMO DA MUDANÇA TEM PERFIL GEOMÉTRICO bernardo@rhestrategia.com.br

PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? - O fenômeno da Participação / grupos / etc. - A democratização do Conhecimento! - Todo treinamento começa quando termina! - As decisões administrativas fazem a diferença. - A técnica precisa envolver a ação administrativa - SABER X SABER FAZER X FAZER FAZER bernardo@rhestrategia.com.br

TESTE “ fazer certo as coisas certas” - Peter Drucker A- O sucesso organizacional depende principalmente daqueles que decidem. De nada adianta decidir bem se a execução é falha. B- O sucesso organizacional depende principalmente daqueles que executam as decisões que são tomadas nos níveis superiores. C- O sucesso organizacional depende tanto dos que decidem quanto dos que executam. Decisão e execução tem igual importância para o sucesso organizacional. NOVO TESTE - ESCOLHER O PIOR! A- executar deficientemente uma decisão inadequada, B- executar deficientemente uma decisão adequada, C- executar eficientemente uma decisão inadequada. “ fazer certo as coisas certas” - Peter Drucker bernardo@rhestrategia.com.br

EFICIÊNCIA X EFICÁCIA as coisas certas meio atividades Missão fazer certo meio objetivos atividades Missão Pessoas Aptas! Qual a missão de Treinamento? Outro exemplo: Qual a missão de Manutenção de Ar condicionado? AR CONDICIONADO FUNCIONANDO! bernardo@rhestrategia.com.br

bernardo@rhestrategia.com.br

DEMONSTRAÇÃO DA LEI DE PARETO Exemplo na administração do tempo utilizado pelos executivos.(pesquisa) A- Importantíssimo para a Missão / objetivo Categoria de assuntos B- Rotina / urgência C- Atendimento de necessidade de importância discutível atenção ao assunto resultados A= 20% A= 80% B C = 80% B / C = 20% bernardo@rhestrategia.com.br

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA Globais e Estratégicas Diretoria Globais e Estratégicas Gerência/ Supervisão Habilidades comportamentais Habilidades técnicas Nível técnico bernardo@rhestrategia.com.br

ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS TODO RESULTADO OCORRE FORA DE NOSSA ÁREA DE AÇÃO, E DEVE SER DIRIGIDO PARA A UTILIZAÇÃO DE ALGUÉM! NÃO VENDEMOS PRODUTOS P r o c e s s o Insumos/ Informações Resultado bernardo@rhestrategia.com.br

AGREGAÇÃO DE VALOR ORGANIZAÇÃO CONTRIBUIR, NO PROCESSO, COM O RESULTADO DA ORGANIZAÇÃO SEU SETOR VOCÊ FORNECEDOR SEU CLIENTE - Agrega valor - Contribui Entrega para seu setor Ele é um bom fornecedor? Ele está satisfeito? Você pode ajudá-lo? Ele acha que Você pode melhorar? bernardo@rhestrategia.com.br

A FELICIDADE NÃO É A AUSÊNCIA DE DIFICULDADES! bernardo@rhestrategia.com.br

COMUNICAÇÃO Isto é: TORNAR COMUM Significando que a mensagem dever ser COMUM aos dois: Emissor e Receptor. FLUXO DA COMUNICAÇÃO mensagem código Emissor Receptor “feed back” Quem deve ter a iniciativa na solicitação do “feed back”? bernardo@rhestrategia.com.br

1/2 Solução 1/2 Solução Saber qual é o problema j á nos d á os contornos gerais da solu çã o a ser procurada. A imagina çã o pode, assim, funcionar para completar os detalhes. "Use a Cabeça" - Aaron Levenstein bernardo@rhestrategia.com.br

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HABILIDADE DE OUVIR Falamos 125 palavras por minuto (média) A velocidade do pensamento atinge cerca de 500 palavras. (o que costumamos pensar enquanto os outros estão falando?) Quais são as barreiras para ouvir? 1- Audição seletiva: freqüentemente “selecionamos” o que nos interessa da mensagem. 2- Falta de interesse: fatores dos mais diversos possíveis nos tira a “concentração” do ato de ouvir. 3- Crenças e sentimentos: opiniões e “ressalvas” a determinados assuntos e enfoques. Por exemplo reações à pessoas: “aquilo que você é soa tão alto em meus ouvidos que mal posso ouvir o que você diz” - Emerson. bernardo@rhestrategia.com.br

A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO NÃO VERBAL “O rosto é o espelho da alma” UMA SIMULAÇÃO Sente-se a frente de um(a) parceiro(a). Durante alguns minutos fale sobre seu sentimento em estar neste grupo(aviso quando interromper). Feche os olhos e mantenha-os fechado durante a conversa (os dois fecham os olhos ). Ao final vamos comentar a experiência. bernardo@rhestrategia.com.br

VAMOS USAR ALGUMAS HABILIDADES! HABILIDADE DE PERCEPÇÃO - percebendo fatos que outros não percebem - procurando ver novas oportunidades FLEXIBILIDADE - ajustando-nos ás novas situações - revendo e, algumas vezes, abandonando conceitos antigos AUTO DESENVOLVIMENTO - procurando, sempre, a possibilidade de melhorar - tentar fazer o melhor, em qualquer situação ACEITANDO DESAFIOS - treinar a vontade de aprender - tentar descobrir a razão dos fatos - explorar incansavelmente! TENTAR / MANTER A INICIATIVA, SEMPRE! - “Você erra 100% dos chutes que não dá” bernardo@rhestrategia.com.br

bernardo@rhestrategia.com.br "Nós não agimos certo porque temos virtudes ou excelência mas, preferencialmente as temos porque agimos certo" Nós somos o que fazemos, repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito! Aristóteles bernardo@rhestrategia.com.br

Um exemplo de trabalho em equipe bernardo@rhestrategia.com.br

TABELA DE EXPECTATIVAS (análise de causa e efeitos) Como tenho agido? (último ano) Como gostaria de estar? Como estou hoje? bernardo@rhestrategia.com.br

TEMOS INTELIGÊNCIA? AGIR, O ÊXITO ESTÁ EM TER ÊXITO! EIS A INTELIGÊNCIA VERDADEIRA. SEREI O QUE QUISER, MAS TENHO QUE QUERER O QUE FOR. O ÊXITO ESTÁ EM TER ÊXITO! CONDIÇÕES DE PALÁCIO, QUALQUER TERRA LARGA TEM, MAS..., ONDE ESTARÁ O PALÁCIO, SE NÃO O FIZEREM ALI! FERNANDO PESSOA bernardo@rhestrategia.com.br